sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Planetas x Dias da Semana

DIAS  DA  SEMANA  E  OS  PLANETAS:

Domingo – Sol

O domingo pertence ao Sol e ao elemento Fogo. A energia do Sol é adequada para os rituais de cura e para acertar tudo que se refere à amizade. Também é favorável para encantamentos que aumentem a sua força pessoal e espiritual, para pedir proteção e para entrar em contato com a espiritualidade.



Segunda-feira – Lua

Este é o dia do signo da Lua e, por isso, pertence ao elemento Água. Este diuatem relação com tudo o que se refere ao lar e aos assuntos familiares. Tudo o que apóia e constrói combina com ele, assim como tudo o que faz bem aos outros. Na segunda-feira você pode preparar um bolo para alguém ou, se está curtindo uma dor-de-cotovelo, aproveitar para fazer um ritual de despedida. A energia da Lua favorece a paz, o sono, a cura, a compaixão, os amigos, a capacidade psíquica, a purificação e a fertilidade.

Terça-feira – Marte

A terça-feira corresponde ao planeta Marte e pertence à energia do Fogo. É ótima para tudo o que diz respeito a disputas, literalmente, desde uma competição esportiva até uma troca de socos. Quem precisa de muita coragem para fazer alguma coisa, deve tratar de reforça-la numa terça-feira. A coragem de resolver pacificamente uma briga e dar o primeiro passo também pertence a Marte, assim como a raiva que leva À agressão. Se você estiver procurando um modo de absorver a energia de Marte no seu dia, ande com algo vermelho. Também os rituais relacionados às atividades tradicionalmente masculinas correspondem a Marte, que representa o elemento masculino. A energia de Marte favorece a paixão, o sexo, a coragem, o ataque e a proteção.

Quarta-feira – Mercúrio

A quarta-feira pertence ao planeta Mercúrio. O planeta dos ladrões e da conciliação combina com tudo o que tem a ver com negócios, tanto quando se trata de uma mesada como quando se trata de uma questão envolvendo muito dinheiro. À primeira vista, a energia de Mercúrio pode parecer confusa, pois muda constantemente. Sendo o planeta do movimento, em geral ele aparece fugazmente para logo desaparecer. Mesmo o tratamento “ele” é impróprio, pois Mercúrio (ou Hermes, para os gregos) não tem aparência claramente masculina. A energia de está voltada para atroca e a negociação. Mercúrio é extremamente útil nos rituais, pois ele ajuda a tornar mágicos os pensamentos e os objetos mais corriqueiros. A energia de Mercúrio favorece a mente consciente, os estudos, as viagens, a adivinhação e a sabedoria.

Quinta-feira – Júpiter

Este é o dia do maior dos planetas, Júpiter. O deus-pai dos romanos representa o poder e a força, a prosperidade e a propriedade. Se a questão for ter mais dinheiro e você não estiver com vontade de negociar isso, trate de fazer um feitiço monetário na quinta-feira. A energia de Júpiter favorece a expansão, o dinheiro, a prosperidade e a generosidade.

Sexta-feira – Vênus

A sexta-feira é dedicada a Vênus. Aqui, tudo o que tem relação com o amor está em casa. A energia de Vênus favorece o amor, a amizade, a reconciliação e a beleza.


Sábado – Saturno

A energia de Saturno favorece a longevidade, os exorcismos, os términos, o ambiente doméstico e as residências em geral.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Glúten x Alergia x Doença Celíaca

DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE DOENÇA CELÍACA

O que é a Doença Celíaca?
É uma doença causada pela intolerância ao glúten, de origem imunológica e genética que acomete a mucosa do intestino delgado causando a sua atrofia e, por conseqüência, dificultando a absorção de nutrientes. É uma doença permanente (para toda a vida).

Acabei de ser diagnosticado como  Celíaco. O que fazer?
Passado o choque inicial e a angústia causada pela avalanche de dúvidas quanto ao futuro, deve-se adotar uma atitude positiva e encontrar a melhor maneira de conviver com a doença. Vai haver uma mudança na sua rotina e aparecerão vários desafios, mas não  é o fim do mundo. O conhecimento da DC vem aumentando  rapidamente nos últimos anos, o que torna o convívio com ela mais fácil. Além disso, cada dia, mais e mais pessoas descobrem que são celíacas. O controle da doença vai depender exclusivamente de você.

O que é o glúten e onde ele  está presente?
O glúten é a proteína do trigo que se divide em gliadina e glutenina. A gliadina é a fração envolvida na DC. Há outras proteínas quimicamente semelhantes à gliadina que são a hordeína (cevada) e a secalina (centeio) que não são exatamente glúten, mas são consideradas como tal porque são tóxicas para as pessoas com DC.

Em que faixa etária ela surge?
A Doença Celíaca acomete indivíduos de qualquer idade e de ambos os sexos, com predomínio do feminino(3:1). A prevalência na população geral é em torno de 1/400 pessoas.

Por que algumas pessoas manifestam a doença na infância e outras na idade adulta?
A pessoa já nasce com a predisposição genética para desenvolver a doença, porém não se sabe em que momento irá manifestá-la. Não há, até o momento, medidas conhecidas que evitem ou retardem os sintomas.

Qual o tempo necessário para recuperação da mucosa após iniciar dieta sem glúten?
Após suspensão do glúten da dieta, a recuperação da mucosa inicia-se imediatamente, mas o tempo para o total restabelecimento anatômico da mucosa leva vários meses (1 a 2 anos em média).

Qual segmento do intestino é mais atingido na Doença Celíaca?
A parte mais afetada pela doença é a porção inicial do intestino delgado (jejuno),  mas ela pode se estender distalmente . Quanto maior o segmento afetado, maior será o distúrbio de absorção.

Qual é a origem da anemia e da osteoporose na DC?
A anemia decorre da absorção insuficiente de ferro e ácido fólico (componentes da hemoglobina, que forma o glóbulo vermelho) e a osteoporose resulta da má-absorção de cálcio (elemento que dá consistência ao osso).

Quais são os sintomas mais comuns?
A Doença Celíaca não tem sintomas específicos e muitas vezes tem sintomas muito discretos.Os mais freqüentes são crises de diarréia, excesso de gases intestinais, desconforto abdominal, fadiga, dor de cabeça, etc. Nas mulheres  pode haver irregularidades menstruais.

O paciente celíaco tem maior probabilidade de desenvolver alguma doença maligna?
Se o paciente adotar e seguir a dieta sem glúten à risca a probabilidade é igual à da população em geral, porém se não aderir à dieta (em outras palavras, se não seguir o tratamento) aumentará sua chance de desenvolver uma neoplasia.

Quais são os testes imunológicos disponíveis para a detecção da Doença Celíaca?
O primeiro teste a surgir foi o anticorpo anti-gliadina, porém atualmente dá-se preferência ao anticorpo anti-endomísio ou anti-transglutaminase tecidual que são mais sensíveis  e específicos para  a doença.

Pode existir Doença Celíaca sem sintomas?
Sim. Indivíduos assintomáticos, mas com anemia ou osteoporose (ou osteopenia) devem ser investigados, pois podem estar apresentando conseqüências da má-absorção de ferro e cálcio.

Qual é a associação entre infertilidade e DC?
As mulheres com Doença Celíaca não tratada costumam ter mais irregularidades menstruais, dificuldade para engravidar e manter a gestação. O índice de abortamento também é maior.

Como ocorre a atrofia da mucosa intestinal na DC?
Nas doenças autoimunes o nosso sistema imunológico agride células do próprio organismo como se fossem entranhas. Qualquer tecido pode ser ‘vítima’, como o fígado(hepatite), tireóide(tireoidite), articulações(artrites), etc. Na DC o sistema imunológico destrói a mucosa intestinal após o contato com o glúten.

Existe algum medicamento para tratar a Doença Celíaca?
Não. O tratamento é puramente dietético. Entretanto, deve-se repor os nutrientes que estão em níveis baixos.

Ocorre normalização dos exames laboratoriais com o controle dietético?
Sim, todos os nutrientes voltam aos níveis normais, os anticorpos se tornam negativos e a mucosa intestinal volta a apresentar seu aspecto anatômico habitual após alguns meses (às vezes anos) de dieta sem glúten.

Como saber se determinado produto contém ou não glúten?
Primeiramente deve-se ler o rótulo do produto. Se não houver menção quanto à presença do glúten, deve-se entrar em contado com o fabricante e pedir informações a respeito.


Qual é o papel da genética na Doença Celíaca?
A predisposição genética tem um papel importante, havendo genes responsáveis pela transmissão da doença. Noventa e cinco por  cento dos pacientes celíacos apresentam o gene HLA-DQ2 localizado no cromossomo 6. Na população geral ele está presente em apenas 30%.

Quais líquidos os celíacos podem beber com segurança?
Água, leite, chá, sucos naturais e refrigerantes. Cuidado com os achocolatados, pois  a maioria contém glúten (leia o rótulo para se certificar).

Quais  bebidas alcoólicas os celíacos podem beber?
Vinho (feito da uva), aguardente de cana (como o nome diz: é feito de cana de açúcar), rum (destilação do melaço), vermute e conhaque (derivados do vinho) e quentão (feito com aguardente, gengibre, cravo da Índia e canela)

Quais bebidas alcoólicas os celíacos não podem beber?
Uísque (derivado do malte), gim (feito com centeio, ceada e zimbro), vodca (destilação de cevada, milho, trigo e centeio) e cerveja (feita com malte, que é derivado da cevada).
Obs.:  Atualmente o uísque, o gim e a vodka sofrem destilação várias vezes, o que teoricamente elimina o glúten.  Leia o rótulo do produto para ver se contém   a menção (não) contém glúten.

Para quem gosta de cerveja, existe alguma opção aqui no Brasil?
Sim, temos cervejas importadas que são apropriadas para celíacos, pois possuem em torno de 6 ppm(partes por milhão) de glúten e têm teor alcoólico igual às demais cervejas (5%).

Sabendo-se que vários alimentos para celíacos contêm traços de glúten, qual o limite aceitável para o consumo seguro?
Recomenda-se um teor máximo de 20mg de glúten por kg (20 ppm). Esses valores, na verdade, representam apenas vestígios de glúten. Para se ter uma idéia, o pão normal contém  em torno de 100g de glúten por kg (isto é, 10% do seu peso é de glúten).

Quem deve ser pesquisado para Doença Celíaca?
Qualquer pessoa que apresente os sintomas ou sinais descritos acima e todos os parentes diretos (pais, irmãos e filhos) dos pacientes celíacos. O risco de um parente ter a doença é de 1/10 enquanto que na população geral é de 1/400.

A mulher que é portadora de DC pode interromper a dieta sem glúten durante a gravidez?
Não. Em nenhuma ocasião o celíaco  pode interromper a dieta. Tem que haver muita disciplina e consciência por parte do paciente, pois a doença é silenciosa, embora tenha suas complicações no futuro para quem não a trata.

A portadora de Doença Celíaca pode amamentar?
Sim. Normalmente. Não há contra-indicação.


As pessoas celíacas podem praticar esportes?
Sim. O único cuidado é checar previamente a densidade óssea (nos adultos), pois se houver osteopenia (ou osteoporose), o risco de uma fratura - em um impacto - é maior.


A DC passa de pessoa para pessoa?
Não. Não passa através do sangue, sexo, secreções ou qualquer contato com as pessoas.

O que é a classificação de Marsh?
É uma classificação histológica (microscópica) do estado da mucosa intestinal no que se refere à Doença Celíaca. Ela leva em conta o grau de atrofia e a presença de células inflamatórias. Sua graduação vai de 0 (normal) a 3 (3a, 3b, 3c). O estágio 3c significa atrofia total.
Mesmo no grau mais avançado de atrofia pode haver regressão para o normal com a dieta sem glúten.

O contato do glúten com a pele do celíaco pode causar problemas?
Não. Para ativar a doença o glúten tem que entrar em contato com a mucosa intestinal. O contato eventual com a pele  -como o manuseio de produtos que contenham glúten – não oferece riscos. Por outro lado, não é aconselhável que um celíaco trabalhe como padeiro ou confeiteiro, pois a exposição seria muito grande e a chance de contaminação também.

A positividade do anticorpo anti-endomísio unicamente já estabelece o diagnóstico de DC?
Não. É preciso o laudo anátomo-patológico proveniente da análise da biópsia duodenal que mostrará atrofia da mucosa e aumento das criptas. O diagnóstico se baseia nesses dois exames.

Como a gliadina provoca reação no intestino?
Normalmente quando ingerimos proteínas, estas são “quebradas”  no estômago e intestino formando aminoácidos ou dipeptídeos (moléculas com 2 aminoácidos) que são absorvidos.
A molécula de glúten é resistente às enzimas que “quebram” as proteínas e como resultado, “sobra” uma cadeia de 33 aminoácidos que é a fração tóxica (gliadina). Essa molécula se aloja sob as células da mucosa onde estão as vilosidades e algumas pessoas (celíacos) desenvolvem uma reação imunológica contra a gliadina e destroem a mucosa (onde está aderida a gliadina).

Podemos considerar a Doença Celíaca uma alergia alimentar?
A alergia alimentar é uma reação rápida do sistema imunológico que produz anticorpos (imunoglobulina E) contra alguma substância estranha (antígeno). Os anticorpos  circulantes é que causam a reação alérgica.
Na Doença Celíaca existe uma reação imunológica tardia. Não é considerada alergia alimentar.


Qual a relação entre Doença Celíaca e Dermatite Herpetiforme?
A dermatite herpetiforme é uma forma de apresentação da doença celíaca em que existe irritação da pele com vermelhidão (hiperemia) e formação de bolhas.Ocorre principalmente nos cotovelos e nos joelhos. Ela tende a ceder com a dieta sem glúten.

A Dermatite Herpetiforme é uma manifestação freqüente?
Não. Ela ocorre em uma pequena porcentagem de pacientes celíacos. É mais freqüente no sexo masculino (2:1) e na idade adulta. É muito rara na criança.


Após aderir à dieta sem glúten, quando devo repetir a biópsia duodenal para verificar  se houve normalização?
A biópsia de controle não deve ser feita antes de 2 anos. O processo de regeneração da mucosa é lento e pode levar até 3 anos para haver recuperação total.

Meu filho é celíaco e vou levá-lo a uma festa de um amigo. Como administrar a situação e evitar os alimentos proibidos?
Primeiramente, seria interessante ele comer alguma coisa em casa para não chegar na festa com muita fome. Na festa ele poderá comer: gelatinas, goiabada, beijinho, cajuzinho, pudim de leite condensado, quindim, pão de queijo, biscoito de polvilho, milho, pipoca, queijo, etc. Não poderá comer: salgadinhos (coxinha, empada, croquete), pastéis, sanduíches, bolachas e bolos. Vale a pena conversar com o anfitrião sobre a questão.

Como agir com relação à escola de meu filho que é celíaco?
A direção da escola deve ser informada sobre a condição de seu filho. Devido ao fato da Doença Celíaca ser pouco conhecida, vale a pena apresentar algum artigo explicativo sobre a doença. Isso evitará questionamentos e mal entendidos.

Qual a relação entre DC e intolerância à lactose?
Normalmente a lactose é ‘quebrada’ pela ação de uma enzima chamada lactase, a qual é produzida nas células intestinais. Como na DC existe um dano na célula intestinal, a produção de lactase fica prejudicada e, como conseqüência, há dificuldade na absorção da lactose.

Tenho todos os sintomas da Doença Celíaca. Posso iniciar a dieta sem glúten por minha conta?
Não deve.  Antes de iniciar a dieta deve-se confirmar o diagnóstico através dos exames adequados. Após a confirmação o paciente deverá ser bastante rigoroso e disciplinado por toda a vida. A adesão à uma dieta sem glúten de forma prematura poderá dificultar o diagnóstico futuramente.

No caso das refeições servidas nos aviões, como devo proceder?
A maioria das companhias aéreas possui cardápio de dieta sem glúten. Basta reservar com antecedência (no ato da reserva do vôo).

O paciente celíaco é tipicamente emagrecido?
Não necessariamente. Devido ao distúrbio de absorção intestinal,  a maioria dos indivíduos acometidos estão abaixo do peso, porém cerca de 30% estão com sobrepeso, provavelmente devido à elevada ingestão calórica.

O que acontecerá se eu desistir da dieta e comer livremente?
Em estudo feito com pacientes celíacos adultos que haviam sido diagnosticados na infância ou adolescência e que não seguiram a dieta sem glúten, descobriu-se que 80% tinha algum déficit nutricional (anemia, hipocalcemia, hipovitaminose) e cerca de 50% tinha algum grau de fragilidade óssea (osteopenia ou osteoporose).

Estou seguindo a dieta sem glúten há 2 anos e ainda não vi melhora clínica ou laboratorial.  O que está acontecendo?
Primeiramente, deve-se analisar detalhadamente a dieta do paciente à procura de erro dietético ou de contaminação inadvertida com glúten. A segunda etapa é a revisão do diagnóstico incluindo a pesquisa do gene HLA-DQ2 ( 90-95% dos celíacos apresentam esse gene). No caso de pesquisa negativa, pode-se questionar o diagnóstico.

Porque a Doença Celíaca é tão pouco conhecida?
Embora  a DC seja  muito antiga, tinha-se pouco conhecimento científico a seu respeito até algumas décadas atrás. Primeiramente, descobriu-se que a doença era uma reação ao trigo, depois foi identificada sua característica imunológica e, finalmente sua predisposição genética. A classificação microscópica da doença (Marsh) foi instituída em 1992. A descoberta de seus anticorpos foi ainda mais recente.
Além disso, a doença não tem um sintoma característico. Muitas vezes são sintomas discretos  ou alterações laboratoriais inespecíficas. Se não houver forte suspeita do médico para pedir os exames adequados o diagnóstico torna-se difícil.

Autoria: Dr Hugo de Lacerda Werneck Junior
Av Indianópolis, 2321 - São Paulo  SP
Tel: 11-5078-7776   11-2275-7690    11-2275-2101


 **********************************************************************************************************


Perguntas Freqüentes

O diagnóstico de DC não pode ser feito sem biópsia ?

Ainda não. Como existem outras doenças que são parecidas com a DC, só a biópsia permite definir com exatidão se o individuo possui doença celíaca. Alguns exames  ajudam a rastrear a doença celíaca quando os sintomas gastrointestinais não são aparentes, mas mesmo assim é preciso fazer a biopsia para confirmação do diagnóstico.

Para que servem os outros exames que os médicos pedem ?

Quando o paciente descobre que possui a DC, suas funções do intestino podem estar muito alteradas. Os exames que se fazem habitualmente permitem detectar estas alterações e as suas conseqüências.

Existem celíacos em todo o mundo ?

Sim, embora em maior quantidade numas regiões que em outras. Esta distribuição irregular pode ter a ver com fatores etnicos  e com os hábitos alimentares pois existem povos que não utilizam habitualmente os cereais com glúten na sua alimentação.

É verdade que existem "famílias de celíacos"?

Sim. Os fatores genéticos que condicionam a ocorrência da doença levam a informação que aproximadamente 10% dos familiares diretos de um celíaco possam ser celíacos. Isto quer dizer que numa família podem existir vários casos mas com sintomas de intensidade diferente.

A Doença Celíaca é uma doença hereditária?

Os fatores genéticos já referidos criam apenas uma "predisposição", um "bom ambiente", para o aparecimento da doença mas não determinam a doença celiaca como sendo uma doença hereditária.

O aparecimento da DC tem alguma coisa a ver com os problemas de gravidez e do parto?

Não. Algumas mães têm por vezes a tentação de se "acusarem" por terem feito isto ou aquilo (fumar, beber, manter atividades físicas violentas, etc.) durante a gravidez. Não há qualquer razão para esses receios pois não há relação com a doença celíaca. Mas é claro que não recomendamos nenhuma destas praticas durante a gravidez.

A amamentação tem alguma influência no aparecimento da doença?

Não. A amamentação é um "fator protetor" da saúde do bebe, mas não previne nem tampouco transmite a doença celíaca.

Um celíaco pode ter uma vida igual à das outras pessoas?

Sim, mas desde que cumpra a dieta. Um celíaco que cumpra a dieta é uma pessoa com as mesmas capacidades físicas e intelectuais que um não celíaco. Só se torna doente se não cumprir a dieta.

A doença celíaca afeta a vida sexual ?

Também aqui não há qualquer motivo para receios: desde que a dieta seja cumprida o celíaco pode ter uma vida sexual idêntica à de qualquer outra pessoa. Quando a restrição de glúten não é respeitada estão descritos quadros de baixa fertilidade, impotência, irregularidade nos períodos menstruais, etc.

O malte e o extrato de malte aparecem muitas vezes mencionados na composição de alguns produtos. O celíaco pode consumir algum destes produtos ?

Não. O malte e o extrato de malte são derivados da cevada. Por uma questão de segurança, o celíaco deve excluir de sua alimentação todos os produtos alimentares que contenham o malte ou extrato de malte.

O celíaco pode consumir cerveja e whisky ?

Não. O celíaco não pode consumir nem cerveja, nem whisky pois ambas contém cevada (que contém malte (que contém glúten)) em suas composições.

Como fazer quando somos convidados para uma festa de aniversario ?

Antes de ir a uma festa, converse com quem vai dar a festa, para saber qual será o cardápio. Se for possível sugira que sejam servidos alimentos sem glúten. Se não der, alimente-se antes da festa, para que possa permanecer entre os amigos sem passar fome.

Tenho visto que alguns produtos sem glúten incluem o trigo sarraceno. Será seguro?

O trigo sarraceno não é de fato trigo, nem tão pouco um cereal. É 100% seguro para os celíacos, apesar do infeliz nome que tem. Da mesma forma existe outro pseudocereal de origem sul americana que não tem glúten. É a quinoa.

Na composição há por vezes palavras que deixam dúvidas. Como fazer então?

Como existem algumas empresas que ainda não seguem a lei federal 10.674, a regra de ouro do celíaco é: em caso de dúvida não consumir até conseguir o esclarecimento adequado. Mas pode dizer-se que os conservantes e os emulsionantes não têm geralmente qualquer risco enquanto que o amido ou os espessantes podem referir-se a substancias com glúten e que não devem portanto ser utilizadas.

A composição de uma determinada marca de produtos não é sempre a mesma?

Não e sofre por vezes alterações significativas sem que isso implique a sua modificação. Por isso o celíaco  deve   se habituar a consultar a composição dos produtos para ter a certeza de que tudo continua em ordem.

As hóstias distribuídas na Comunhão são feitas com farinha de trigo. Isto significa que um celíaco não pode comungar?

Uma vez que não é autorizada a fabricação de hóstias com outro tipo de farinha, o celíaco não deve de fato receber a Comunhão sob a espécie de pão. A Igreja Católica autoriza contudo que estes doentes comunguem sob a espécie de vinho, bastando para isso expor o problema ao sacerdote que distribui a Comunhão. Peça ao seu médico ou nutricionista para elaborar um parecer ao responsável da Paróquia, no qual deve ser solicitada a realização da Comunhão através da ingestão de vinho ( leve sua taça e beba do vinho antes do Padre mergulhar nele a hóstia, para evitar a contaminação ).

Já ouvi falar em RIOSEMGLUTEN, ACELPAR, ACELES e ACELBRA. Quantas Associações existem e quais são os seus nomes?

Existem varias associações de Celíacos a nível estadual que estão todas afiliadas a FENACELBRA. Abaixo temos a lista completa de Associações de Celíacos existentes no Brasil.

ACELBRA-CE
ACELBRA-ES (ACELES)
ACELBRA-MS
ACELBRA-MG
ACELBRA-PA
ACELBRA-PR (ACELPAR)
ACELBRA-RJ (RIOSEMGLUTEN)
ACELBRA-SC
ACELBRA-SP
ACELBRA-RS
ACELBRA-DF

Quais as vantagens de ser cadastrado na ACELBRA?

Sendo cadastrado na ACELBRA voce contribui para conhecer com maior exatidão a incidência da doença celiaca no Brasil, será informado sobre as novidades sobre a doença celiaca e informações sobre os eventos realizados pela ACELBRA durante todo o ano.

Como faço para me cadastrar na ACELBRA?

Para se cadastrar o celíaco deve preencher o formulário de cadastro do site de seu Estado ou no site da Acelbra ( www.acelbra.org.br ) . O cadastro  é totalmente gratuito.

O celíaco pode tomar qualquer medicamento?

Os medicamentos sob a forma de comprimidos ou cápsulas podem apresentar trigo em sua composição; converse com seu médico para substituí-los pela apresentação líquida.

Quantos Celíacos existem no Brasil?

Existe um estudo da UNB que indica a existência de 1 celíaco para cada 600 habitantes. Utilizando-se o número de  180.000.000 de habitantes como base para o cálculo populacional, chegamos ao valor de 300.000 celíacos. Em São  Paulo temos um estudo feito em 2005 que aponta 1 celíaco para cada grupo de 214 pessoas ( UNIFESP - feito com doadores de sangue ). Assim o  valor cresce para mais de 800.000 brasileiros celíacos. Como ainda não foi feito um estudo multicêntrico em nosso país,  não podemos afirmar com certeza qual é a prevalência .

O celíaco pode comer pão de queijo?

O celiaco pode comer pão de queijo desde que saiba a origem do mesmo. Não coma pão de queijo fabricado nas padarias comuns, pois mesmo não tendo glúten entre seus ingredientes, pode haver contaminação tanto na hora de preparar a massa quanto na hora de assar ou servir, já que todos ou outros alimentos preparados ali tem a farinha de trigo como base.

O celíaco pode tomar qualquer café?

Não. O pó de Café pode estar misturado com Cevada, para aumentar a quantidade na embalagem. Evite tomar café onde você não saiba a marca do produto. Procure os cafés que possuem o selo de pureza da ABIC.

O meu filho celíaco pode brincar com massinha de modelar?

Atenção com o que a criança brinca na escola: massinhas de modelar , receitas caseiras de tintas, aulas de culinária podem expô-la ao glúten. Converse com a Direção e a equipe pedagógica sobre a Doença Celíaca e peça ajuda para que a criança possa permanecer segura no ambiente escolar.

O celíaco pode trabalhar em uma fabrica de macarrão ou em uma padaria?

Não. Quando alguém manipular farinhas proibidas, o celíaco não deve estar próximo pois o pó da farinha de trigo se espalha e pode provocar lesões na pele de celíacos muito sensíveis ao glúten.

O celíaco pode comer o hambúrguer no MC Donalds?

Não. Muitas pessoas imaginam que o celíaco pode comer "somente a carne" do hambúrguer, mas desde o momento em que o hambúrguer é frito em conjunto com o pão a contaminação com o glúten já ocorreu.

Então quais outros alimentos podem estar contaminados?

O recheio da pizza, os legumes e carnes de uma sopa feita com macarrão que contém glúten, alimentos fritos em óleo que foi utilizado para fritar alimentos com glúten (batata frita, almondegas, bolinho de queijo), bolos sem glúten que foram assados ao mesmo tempo com bolos com glúten, entre outros.

Existe alguma lei que proteja a saúde do celíaco?

Sim. A lei federal  10.674 obriga os fabricantes a escrever se contém ou não contém glúten nas embalagens de todos os alimentos industrializados.

Infelizmente algumas fábricas desconhecem ou não se importam com o problema da contaminação e continuam vendendo seus produtos, sem uma devida análise da total inexistência de glúten. Às vezes a contaminação pode acontecer durante a plantação e/ou colheita , na armazenagem, no transporte , no processo de fabricação e embalagem. Um exemplo são os chocolates da fábrica suíça que domina o mercado em nosso país, pois todos seus produtos (com glúten e sem glúten ) são embalados nas mesmas máquinas e neste processo pode haver contaminação. Ao invés de separar o empacotamento para não haver contaminação, a Empresa optou por colocar a inscrição "Contém glúten" em todos eles.

O celíaco tem o direito de pedir uma refeição sem glúten nas viagens de avião?

Aqui no Brasil as empresas aéreas preparam um menu especial para os celíacos mas o mesmo deve ser solicitado no momento da compra da passagem.

Vou ficar num Hotel e não sei o que fazer?

Telefone com antecedência para o Hotel e peça que eles se preparem para recebê-lo, servindo alimentos sem glúten. Ao chegar ao hotel, confirme com o Gerente as sua necessidades alimentares diferenciadas.

Vou de viagem para o estrangeiro. O que devo fazer?

Procure na Internet as Associações de Celíacos do país que vai visitar. Verifique a lista de produtos sem glúten que eles indicam e os locais onde comprar. Caso não encontre essas informações, dê preferência a comer sempre frutas, legumes, sucos e alimentos que naturalmente não contenham glúten. Leve na bagagem de mão alimentos secos para emergências ( passas, soja torrada, barras de chocolate, etc. ) .

Fontes:
www.acelbra.org.br 
www.riosemgluten.com
Manual Informativo Básico (Nutricionista Cecília Carvalho)

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

DIETA DOS FRANCESES

A DIETA DOS FRANCESES

O Dr. Will Clower, médico neurofisiologista desenvolveu,
durante sua estada de dois anos no Institute of Cognitive
Science, em Lyon, na França, um plano de 10 etapas para
nunca mais fazer dieta e, ainda assim, emagrecer com
saúde, como os franceses.

"Descobri que os franceses violam todas as regras
alimentares que estipulamos para nós.E, apesar de seu
cremes, queijos, manteigas e pães, a taxa de obesidade na
França é de apenas 11,3% da população, segundo
pesquisa realizada em 2005 pela Internacional Obesity Task Force.

O programa de emagrecimento saudável é baseado em quatro
grandes princípios básicos: comer alimentos de verdade,
aprender a comer, reduzir a quantidade de comida e ser ativo
, sem necessariamente se exercitar. " Em uma volta pelo
supermercado fiquei impressionado com os laticínios. Onde
estavam os produtos light? "

Segundo o médico, estamos inundados de alimentos
artificiais - açúcares sintéticos, gorduras sintéticas e
produtos alimentícios artificiais. Falta-nos reaprender o que é
comida de verdade, já que é a ingestão dela que
proporciona ao corpo a nutrição na forma de que ele necessita.
Clower afirma que em vez de estimular a ingestão de novas
substâncias químicas para enganar o organismo, o
programa mostra porque alimentos de verdade funcionam em favor do
corpo.

"Temos que reaprender o que é comida de verdade.
Alimentos de verdade são os produtos naturais, que podem ser
encontrados em um texto de biologia e que normalmente fazem
parte da cadeia alimentar. Refrigerantes não dão em
árvore, margarina é uma invenção, e os corantes, conservantes
e estabilizantes que aumentam a vida do produto não foram
feitos para o nosso corpo
", defende.

Em sua observação dos costumes alimentares franceses, o
médico descobriu que os franceses não comem alimentos
processados, não evitam gorduras, chocolates e nem
carboidratos, não tomam suplementos alimentares, não se
abstêm do vinho no almoço e no jantar e não comem com
pressa. Ao adotar os hábitos franceses, ele e a mulher
emagreceram onze e cinco quilos, respectivamente.

- Em uma volta pelo supermercado fiquei impressionado com
os laticínios - fileiras e fileiras de queijos, uma geladeira
inteira só pra iogurtes e queijos frescos... Onde estavam
os produtos light?

Entre outras dicas, Clower prescreve uma limpa na despensa e
na geladeira, com o auxílio de que se deve ter em casa ,
fala sobre os benefícios da cerveja e do vinho, com
moderação, é claro, da importância de se passar mais
tempo à mesa, usufruindo do sabor da comida e de como isso auxilia a
diminuir o tamanho das porções, e da necessidade de se
manter ativo. Os resultados, garante ele, surgem em seguida.

=============================================
PLANO DE 10 ETAPAS PARA NUNCA MAIS FAZER DIETA

1 - Comer devagar. Comer muito rápido faz comer mais. O
estômago demora cerca de 20 minutos para mandar um sinal
para o cérebro. Comendo devagar, o cérebro tem tempo de
receber a mensagem de que seu corpo está satisfeito.

2 - Garfadas menores.. O paladar está na superfície da
língua. Se a sua boca está cheia de comida, você nem
sente o gosto.

3 - Concentre-se na comida. Comer em frente à TV ou no
carro faz o momento se tornar irrelevante. A falta de atenção
faz com que se coma demais.

4 - Apóie o garfo no prato. Se ainda tem comida na sua
boca, coloque o garfo no prato. Não o encha novamente até que
tenha engolido.

5 - Sirva a comida em pratos pequenos.. Isso resolve dois
problemas de uma só vez: o de lavar a louça e o fato de
você comer com os olhos.

6 - Comida sem gordura engorda. Comidas sem gordura não
satisfazem e contêm mais açúcares.

7 - Se não for comida, não coma. Nosso corpo sabe o que
é comida de verdade: carnes, frutas, verduras. Invenções
como coca-cola causam problemas de saúde e de sobrepeso.

8 - Coma em etapas. Coma a salada primeiro. Isso ajuda a
ganhar tempo à mesa e previne que você coma rápido e
em grande quantidade.

9 - Gordura é necessária na dieta.. Seu corpo e cérebro
necessitam de gordura para serem saudáveis. Você come
uma quantidade normal de gordura quando come alimentos de
verdade, como manteiga, azeite, ovos, castanhas e queijos.

10 - Alta qualidade da comida leva a comer menos quantidade.

=============================================
ALIMENTOS QUE SE DEVE TER EM CASA:

Peixes (salmão, sardinha, atum) Grãos (granola, aveia,
arroz) Hortaliças (feijões, cebola, batata, abóbora,
tomate)
Óleos e vinagres (azeite de oliva, óleo 100% vegetal,
vinagre) Produtos de padaria (farinha, ervas, temperos,
açúcar branco ou mascavo, pimenta, sal) Lanches (frutas
desidratadas, biscoitos não-hidrogenados, nozes, azeitona)
Bebidas (café,Condimentos (mostarda, maionese de verdade) Lacticínios não, e sim a soja, suco de frutas, chá, água, vinho moderadamente) ...

=============================================
O QUE ACONTECE QUANDO VOCÊ ACABA DE BEBER UM REFRIGERANTE

- Base 1 lata padrão

Primeiros 10 minutos: 10 colheres de chá de açúcar
batem no seu corpo, 100% do recomendado diariamente. Você não
vomita imediatamente pelo doce extremo, porque o ácido
fosfórico corta o gosto.

20 minutos: O nível de açúcar em seu sangue estoura,
forçando um jorro de insulina. O fígado responde
transformando todo o açúcar que recebe em gordura. (É
muito para este momento em particular.)

40 minutos: A absorção de cafeína está completa.
Suas pupilas dilatam, a pressão sanguínea sobe, o fígado
responde  bombeando mais açúcar na corrente. Os receptores de
adenosina no cérebro são bloqueados para evitar
tonteiras.

45 minutos: O corpo aumenta a produção de dopamina,
estimulando os centros de prazer do corpo. Fisicamente,
funciona como com a heroína.

50 minutos: O ácido fosfórico empurra cálcio,
magnésio e zinco para o intestino grosso, aumentando o metabolismo. As
altas doses de açúcar e outros  adoçantes aumentam a
excreção de cálcio na urina.

60 minutos: As propriedades diuréticas da cafeína entram
em ação. Você urina. Agora é garantido que porá para
fora cálcio, magnésio e zinco, os quais seus ossos
precisariam.
Conforme a onda abaixa você sofrerá um choque de
açúcar..
Ficará irritadiço. Você já terá posto para fora
tudo que estava no refrigerante,  mas não sem antes ter posto para
fora, junto, coisas das quais farão falta ao seu
organismo.
Pense nisso antes de beber refrigerantes. Se não puder
evitá-los, modere sua ingestão! Prefira sucos
naturais!!! Em sendo possível, dê preferência por aqueles que se vê
as frutas (de boa procedência) sendo preparadas. Seu corpo
agradece!*

Esta não é uma campanha para prejudicar a venda deste ou
daquele refrigerante, mas sim, uma Campanha pela Saúde;
sua e do seu bolso, que deixará de comprar muitos
remédios...

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Bioritmos

Biorritmos - Médicos europeus descobriram os Biorritmos ( Emocional, Intelectual, Físico e Intuitivo ) que sobem e descem, como ondas senoidais, em cada semana, mês, etc. ! E é por isto que em alguns dias e/ou semanas nos sentimos cheios de energia, saúde, felicidade, boa intuição, inteligência, criatividade,  ... e noutras semanas nos sentimos mais para baixo, sem muita energia, saúde, inteligência, criatividade,  felicidade, etc ... Nossas vidas andam em ciclos, como ondas ... !

O estudo se baseia nos rítmos da natureza do nosso corpo baseado em nossa data de nascimento apenas !

E os 4 dias criticos de cada mês  são aqueles em que o Biorritmo cruza ou toca o eixo horizontal dos dias da semana em queda, descendo para a fase negativa, de baixo do gráfico !

No exemplo acima (gráfico), temos o dia crítico 09/02/11, no gráfico dos Biorritmos do Brasil, quando o Biorritmo Intelectual  (onda ou senoide azul )  cai, cruzando o eixo horizontal, dos dias do mes. Neste momento os erros, enganos, incidentes, acidentes, etc ... podem acontecer !

Uma vez sabendo disto antecipadamente podemos evitar aborrecimentos, erros, falhas, etc ...

Prevenir sempre é melhor do que remediar !

Prof. Fernando Lo Iácono


Software gratuito:
www.whitestranger.com  
Free and Easy Biorhythm Calculator