segunda-feira, 25 de abril de 2016

Astrologia Védica x Karma



Astrologia Védica e o Karma


Porque que a natureza e a força dos planetas são decididos para cada pessoa no momento do seu nascimento? Isto quer dizer que tem alguma coisa a ver com as suas vidas passadas?

 Resposta: Sim, certamente tem a ver com suas vidas passadas e particularmente com a sua vida passada mais recente; e mais ainda, a natureza dos planetas não é decidida na hora do nascimento da pessoa!

Isso é decidido muito antes da pessoa nascer. Isto é decidido no momento em que a pessoa desencarnou na vida passada. Qualquer coisa que uma pessoa faça ao longo de sua vida, sejam bons ou maus Karmas, boas ou más ações, todas as impressões ficam registradas e marcadas na sua alma, e são essas impressões que vão determinar o que ela vai ser na próxima vida / encarnação. 

E esta pessoa retornará a terra (terá um novo nascimento), somente quando as combinações planetárias e estrelares estiverem de acordo com as recompensas e punições que ela merece passar nesta vida trazidas de suas vidas passadas. E quando a pessoa nasce (reencarna) essas combinações são gravadas e registradas no seu horóscopo, e este é o momento em que o astrólogo entra em ação! 

Analisando a força negativa ou positiva dos planetas no horóscopo da pessoa, um astrólogo pode prever os eventos futuros da vida desta pessoa. Mas o que é que na realidade torna um planeta particular negativo ou  positivo para uma certa pessoa em particular? Quais são os Karmas (ações) realizados por uma pessoa em sua vida passada, ou em outras vidas, que tornaram um planeta em particular negativo ou positivo para esta pessoa? Vamos tentar compreender isto através das boas e más ações que uma pessoa fez em vidas passadas. E vamos considerar todos os planetas um a um.

Sol (Surya):

O sol representa o pai, o rei, o governo, o chefe de estado, o seu chefe, os administradores, e as autoridades em geral. O sol também é indicador do Eu e o responsável pelo nascimento de um menino, o status e o sucesso da pessoa, entre outras coisas. As más ações feitas contra essas pessoas regidas pelo Sol em vidas passadas faz o sol agora trabalhar negativamente para esta pessoa, e a força do planeta vai depender do nível ou grau da má ação feita por ela, e a área de impacto na sua vida atual vai depender do setor aonde a pessoa cometeu essas más ações em vidas passadas, por exemplo: uma pessoa que na vida passada vivia incomodando o seu pai, nessa vida irá sofrer por causa dele ou a pessoa não tenha o seu pai presente nesta vida na maior parte desta sua vida, ou o seu filho vai lhe dar o mesmo tipo de tratamento que ele deu ao seu pai em vidas passadas.
E por esta razão nós vemos alguns casos em que o filho sofre por causa do seu pai, o que pode incluir muitas despesas com doenças ou enfermidades com seu pai, não ter o amor necessário do seu pai desde o inicio desta encarnação, ou um pai que sofre por causa do seu filho pelo mesmo motivo. Tudo vai depender do que a pessoa fez nas suas vidas anteriores e de tudo que ela plantou nas suas vidas passadas, ela com certeza vai colher na vida presente e nas próximas vidas (encarnações).

 Da mesma maneira a pessoa que não seguia as leis e as transgrediam, não pagando os seus impostos, ou outros tipos de fraudes em suas vidas passadas, tenderá a ter má sorte relativa a esses mesmos assuntos nessa vida, podendo ser punido e/ou castigado de uma forma ou de outra. E similarmente, outros impactos negativos do sol na vida de uma pessoa podem estar relacionados com os maus karmas realizados por ele nos respectivos setores da vida, e da mesma maneira a positividade ou a força do sol no mapa astral de uma pessoa está relacionado com os bons karmas realizados por ela que influenciaram os campos das vidas indicados pelo sol.

Lua (Chandra):

A lua é o astro indicador da mãe num Mapa Astral, como também da mente e das emoções, os grandes volumes de água como rios e oceanos; os psíquicos, os médiuns e os curadores são regidos também pela lua, entre outras coisas. As boas ou as más ações feitas contra a mãe ou outras mães, em vidas passadas, vão decidir agora nessa vida a natureza e a força da lua para esta pessoa, da mesma maneira as boas ou más ações feitas com grandes quantidades de água, no passado, vai decidir a natureza e a força da lua para este nativo, e as áreas de impacto nessa vida são os indicadores das áreas ou setores da vida da pessoa devido aos bons ou maus karmas que ela trouxe de vidas passadas neste setor.

Júpiter (Guru):

Os indicadores principais de júpiter são os homens santos e os lugares sagrado, os livros espirituais, os mestres, os professores, os gurus espirituais, os padres e/ou pastores entre outros assuntos. As boas ou más ações feitas a estas pessoas, lugares ou coisas, regidas por júpiter em vidas passadas, vai determinar a natureza e a força de Júpiter para esta e para as próximas encarnações, como também o campo ou área de impacto na vida presente dessa pessoa indica os setores regidos por Júpiter que foram afetados, positiva ou negativamente, por uma pessoa em suas vidas passadas.


Vênus (Sukra):

Apesar de que existam muitas coisas regidas por Vênus, mas a sua natureza é principalmente decidida pelas boas ou más ações feitas por esta pessoa em relação ás suas namoradas, companheiras, esposas e ou mulheres em geral. 

A pessoa que vivia incomodando ou chateando as suas parceiras em vidas passadas ou que não respeitava as mulheres em geral, certamente vai ter um posicionamento negativo do planeta Vênus no seu horóscopo pessoal atual, o que vai lhe causar o mesmo tipo de sofrimento ou de efeitos, e nesta vida vão ser incomodados e chateados pelas suas namoradas, companheiras, esposas, na vida presente, e até possivelmente não vão conseguir ter uma vida amorosa normal nessa vida. 

Por outro lado, a pessoa que se esforçou para fazer ás suas companheiras felizes e respeitadas em vidas passadas vão ter um posicionamento forte e positivo de Vênus, no seu mapa astral atual, que vai abençoá-lo com a companhia de companheiras agradáveis, belas, charmosas, apaixonadas, carinhosas, e ainda gozará de uma boa reputação entre as mulheres. 


Marte (Kuja / Mangal):

Marte é o indicador dos irmãos, amigos, força, vitalidade, energia, disposição, animo, o fogo, o corpo de bombeiros e as armas entre outras coisas. As pessoas que usaram sua força em vidas passadas para conseguir alguma coisa por meios ilícitos, as pessoas que usaram sua força para dominar os outros, as pessoas que mataram ou feriram pessoas usando armas, as pessoas que viviam incomodando seus irmãos e amigos nas suas vidas passadas vão ter um posicionamento fortemente negativo do planeta marte no seu horoscopo nesta vida presente e provavelmente vão sofrer consequências similares. 

Por outro lado, as coisas boas feitas por uma pessoa, em suas vidas passadas, em relação ás pessoas, lugares ou coisas regidas por Marte resultam num posicionamento positivo de Marte no horoscopo desta pessoa, nesta sua vida atual, e os resultados positivos serão observados nos mesmos setores. Por exemplo: se uma pessoa foi muito boa para seus amigos em vidas passadas e fez o possível e o impossível para ajuda-los, nesta vida da mesma forma ele receberá a ajuda e o apoio dos seus amigos, tais amigos são muito devotados e são capazes de enfrentar ou desafiar a morte para defender essa pessoa nesta encarnação.



Mercúrio (Budha):

Em geral é o indicador da filha, da irmã, da criança que não nasceu, das crianças até a idade de 12 anos e meninas em particular, negócios, comércio, sabedoria, fala, comunicação, o intelecto, e a memória entre outras coisas. 

Más ações realizadas por uma pessoa em suas vidas passadas com relação a sua filha, irmã ou trapaceando nos negócios, enganando as pessoas usando a sua habilidade de fala, são as causas gerais para um posicionamento negativo de mercúrio num mapa astral da pessoa na vida presente. A força da negatividade e sua área de impacto indicam os setores das vidas passadas aonde as más ações foram realizadas. 

Da mesma forma as boas ações realizadas por uma pessoa em relação aos indicadores do planeta mercúrio, em suas vidas passadas, serão o motivo de um posicionamento positivo do planeta mercúrio no seu horoscopo atual, aonde a força e a área de impacto indicaram as áreas aonde as boas ações foram realizadas em vidas passadas. 


Saturno (Shani):

Os principais indicadores de Saturno são: os idosos, as classes trabalhadoras, os serventes, os empregados, as pessoas cegas, os mendigos, os estivadores, os ensacadores, os encanadores, as cobras e os vícios em geral. 

As más ações feitas por uma pessoa em suas vidas passadas, em relação a qualquer assunto ou grupo de pessoas mencionadas, ou a indulgencia no alcoolismo, que causam problemas para os outros, é uma razão para o posicionamento negativo de Saturno no horóscopo atual desta pessoa. 

Por outro lado, as boas ações realizadas a essas pessoas ou aos indicadores de Saturno em vidas passadas são a razão para um posicionamento positivo de Saturno no seu mapa astral atual. A força e as áreas de impacto na vida presente indicam os setores e a força dos Karmas (ações) realizados por esta pessoa em vidas passadas.



Rahu (Nodo Lunar Norte ou Cabeça do Dragão):

Os principais indicadores de Rahu incluem os parentes relativos ao seu cônjuge, principalmente o sogro e o cunhado; como também os pássaros, e particularmente os corvos, pessoas trabalhando como encanadores, e limpadores de banheiros, varredores, os lixeiros, e pessoas mentalmente desequilibradas. 

O contrabando, particularmente o uso e o tráfico de drogas, negociatas e qualquer coisa que você faça com dinheiro, tipo jogar nas loterias, apostas, bolsa de valores, apostando em corridas de cavalos , tudo isso é regido por Rahu. 

Más ações realizadas em vidas passadas com estes assuntos provocam um mau posicionamento de RAHU no horóscopo  da pessoa agora. E as boas ações realizadas com as coisas regidas por Rahu são a causa de um posicionamento positivo de Rahu no horóscopo atual da pessoa e que vão presenteá-la com parentes ricos e muito amigos, ganhos repentinos de dinheiro através de loterias ou especulação financeira através de investimentos e/ou nas  bolsas de valores. 

A força e o setor de impacto na vida atual indicam a força e a área regida por Rahu, trazidas de vidas passadas.

Ketu ( Nodo Lunar Sul ou Cauda do Dragão):

Os principais indicadores de Ketu são os filhos, os discípulos, os órfãos, os não nascido, e os cachorros. Ketu também é um indicador de ciências ocultas e místicas, como também de extremo sucesso ou fracasso na profissão. Más ações realizadas por uma pessoa em suas vidas passadas em relação aos assuntos regidos por Ketu são o motivo do posicionamento negativo no seu horóscopo atual, e as boas ações realizadas pela pessoa com relação aos indicadores regidos por Ketu são as razões para um posicionamento positivo de Ketu no mapa astral atual da pessoa. 

A força e o setor de impacto na vida presente da pessoa é um indicador da força e as áreas governadas por Ketu que foram mexidas em vidas passadas. 

Um posicionamento positivo de Ketu pode abençoar o nativo com extremo sucesso e fama, enquanto que um posicionamento fortemente negativo de Ketu pode ser a causa de muitas falhas e má reputação, incluindo casos judiciais e litígios, que continuam incomodando a pessoa de tempos em tempos. 

Um posicionamento negativo de Ketu também é capaz de causar agonias mentais, obsessões, macumbarias, enfermidades que são de diagnóstico muito difícil, e essa pessoa ainda vai ter baixo poder de decisão na sua vida.

Conclusão:

O posicionamento negativo ou positivo dos planetas mencionados acima é observado no horóscopo da pessoa pelo Astrólogo, como também seus efeitos e áreas de impacto na sua vida. O momento desses impactos, bons ou ruins, também é indicado pelo horóscopo que é utilizado para prever os bons e os maus eventos que irão acontecer na vida da pessoa. E os remédios astrológicos prescritos depois de se analisar um horóscopo, para os planetas negativos, são as instruções dadas para a pessoa que ajudam a pacificar o impacto negativo desses planetas maléficos. 

Por exemplo: uma pessoa com um posicionamento fortemente negativo de Saturno, no seu mapa astral,  recomenda-se que esta pessoa seja mais gentil e educada com seus empregados, com os idosos, com seus colaboradores e com a classe dos operários em geral, evitar bebida alcoólica em excesso, que inclusive poderia perturbar o bem estar de outras pessoas. 

Na verdade essas seriam as coisas que a pessoa deveria já ter feito em suas vidas passadas, mas não o fez, e esse é o motivo pelo qual isso poderá continuar acontecendo na vida atual e nas vidas futuras, até que a pessoa elimine as dividas Kármicas relativas ao planeta Saturno e aprenda a lição. E o astrólogo simplesmente orienta a pessoa para a direção correta aonde a pessoa afetada pode pagar as suas dividas passadas, pertencentes aos significados ou assuntos regidos por um planeta particular, de tal forma que os efeitos negativos do planeta possam ser reduzidos gradual e progressivamente.

YAGYAS; São formas ou procedimentos tradicionais antigos védicos, milenares, de se apaziguar ou amenizar a fúria de certos planetas ou aspectos que estariam causando problemas na vida das pessoas.

Go, 25-04-2016

Prof. Fernando Lo Iacono

E-mail: feriacono@hotmail.com