quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Casamento Védico Indiano

 CASAMENTO VÉDICO INDIANO


CASAMENTO INDIANO

O casal e todo local da cerimônia é bem clorido, muito alegre, alto astral, muito bem decorado, lindo, perfumado, com muitas flores,  multicores, guirlandas, etc.!


Cerimônia de casamento se chama “Wedding Homa”.


Como eu fui para N Delhi em 1980 para participar do maravilhoso curso de Ciência Védica Maharishi por 6 meses, pude apreciar de perto a realização de alguns casamentos no estilo tradicional védico! O local da cerimônia era simples e o que chamava a minha atenção era o fogo no chão, dentro de um buraco perfeitamente quadrado, onde os Pandits e os noivos jogavam as oferendas e os pedidos de um casamento feliz, etc.!


A cerimônia toda é feita ao redor do fogo sagrado (AGNI), onde são ofertadas à Deus, aos anjos e arcanjos, os pedidos do casal de felicidade, saúde, alegria, harmonia, prosperidade, filhos, e um casamento para toda vida!


O Pandit vai recitando os Mantras de harmonização específicos para este tipo de cerimônia ou ritual (HOMA) em beneficio do casal e o auxiliar de cerimônia vai jogando ao fogo as oferendas todas, especialmente o Ghee ou manteiga clarificada, purificada!

Sabemos que o fogo (AGNI), o seu vapor, a fumaça, é capaz de levar aos deuses as ofertas e todos os pedidos de felicidade conjugal para o casal!


Saptapadi = Os 7 passos da cerimônia (HOMA) ou ritual de casamento védico indiano:


E uma parte muito importante da cerimônia (HOMA) são os 7 passos, os 7 votos:

Os noivos ,sempre juntinhos, unidos, dão 7 passos ao redor do fogo sagrado (AGNI).

O que significam os 7 passos em um casamento hindu? Os 7 passos também são conhecidos como os 7 votos (sathpheres) em um casamento hindu e simbolizam o compromisso dos noivos de um para com o outro, com seus futuros filhos, as bênçãos de muita paz, saúde, amizade e lealdade de um para com o outro. Essas etapas também mostram respeito e amor por cada uma de suas famílias raiz.

As 7 etapas (7 votos) são:

  1. Nutrir um ao outro
  2. Sejam sempre um a força do e para o outro
  3. Prosperarem e permanecerem fieis um ao outro
  4. Amor e respeito pelas famílias raiz de cada um dos noivos
  5. Cuidar das crianças (filhos) com todo amor e zelo
  6. Para viverem uma vida saudável, harmoniosa e pacífica
  7. Laços de amizade e lealdade mutua, para sempre


  1. A primeira etapa inicia a cerimônia sagrada e envolve a recitação / declaração dos votos, começando com o casal orando e pedindo ao Todo-Poderoso (Deus) por alimento. Eles buscam a bênção na forma de alimentos nutritivos e tudo o que é necessário para levar a uma vida saudável, feliz, harmônica, nobre e respeitosa.

Nesta primeira etapa, o noivo jura cuidar de sua esposa e cuidar do bem-estar e alimentação de toda a família. A noiva então promete assumir as responsabilidades da casa e dos filhos.

Isso implica que ela cuidará da família administrando a casa, o lar,  as finanças e a alimentação deles todos. Eles também prometem, um ao outro, cuidar da felicidade, fortuna e prosperidade da família e sempre juntos, unidos em amor e devoção um ao outro.

  1. Sejam a força um ao outro

A segunda etapa envolve a recitação / declaração de votos fazendo as promessas da noiva e do noivo para crescerem juntos em força. O casal ora ao Senhor por força mental, física e espiritual para levarem uma vida muito feliz.

O noivo se compromete a dar estabilidade e segurança à família com o apoio da noiva. Ela jura, solenemente, apoiá-lo em todos os momentos e ser sua coragem e força. Além disso, ela concorda em encorajá-lo e apoiá-lo em todas as seus empreendimentos e regozijarem-se juntos na felicidade conjugal e familiar. Em troca, tudo o que ela exige é o amor indiviso (fidelidade) e incondicional dele à ela e aos filhos.

  1. Prosperar e permanecer fiel

A terceira etapa envolve a recitação / declaração do voto de fazer uma promessa do casal de preservar a riqueza e manter o compromisso da fidelidade conjugal um com o outro. Eles apelam a Deus para abençoá-los com prosperidade e sabedoria. O noivo jura trabalhar muito e ganhar o suficiente para viverem uma vida de contentamento, segurança, harmoniosa e felizes. Ele se compromete a dedicar ; invidar todos os seus esforços à prosperidade da família e à educação dos filhos, para que tenham uma boa formação educacional e profissional!

A noiva concorda em agir igualmente  de forma responsável por gerenciar e preservar a riqueza de forma eficiente. Ela também promete ser uma esposa dedicada e permanecer fiel pelo resto da vida. Ela declara que seu amor é exclusivamente para o seu marido e todos os outros homens serão secundários.

  1. Amor e respeito pelas famílias.

A quarta etapa envolve a recitação / declaração do voto declarando amor mútuo e respeito que o casal promete dar um ao outro e às suas famílias. O noivo agradece à noiva por completá-lo e encher sua vida de sacralidade.

A noiva se compromete a fazer todo o possível para regar a vida de seu marido com felicidade e alegria. Ela promete se esforçar e agradar o marido com suas melhores habilidades. Se alguma vez um evento de perigo surgir em seu caminho, ela se compromete a liderar diante de seu marido para enfrentá-lo juntos, sempre unidos.

O casal então jura cuidar um do outro e do conjunto de famílias. Eles se comprometem a construir confiança no relacionamento e respeitar os mais velhos (idosos). Eles também prometem mutuamente incluir a opinião um do outro em cada decisão e viver uma vida de plena harmonia.

  1. Cuidar das crianças (filhos)

A quinta etapa envolve a recitação / declaração do quinto voto destacando a oração do casal para ser abençoado com filhos nobres, saudáveis e obedientes. O casal promete incutir bons valores em seus filhos e cuidar deles. Eles juram ser pais responsáveis e dar à sua futura progênie um estilo de vida de boa qualidade.

Eles garantem que envidarão todos os esforços para garantir a melhor educação aos seus filhos. O casal também promete compartilhar todas as alegrias e tristezas um com o outro. Além disso, eles também oram pelo bem-estar de todas as coisas vivas da natureza, do universo.

  1. Para viver uma vida saudável e pacífica

Na sexta etapa, o casal recita / declara o voto prometendo um ao outro encher a vida um do outro de alegria e paz, e ficarem juntos para sempre. Eles oram a Deus para que lhes conceda boa saúde e uma vida longa, pacífica e sempre unidos em plena harmonia. O noivo reconhece a felicidade que a noiva irradiou em sua vida ao fazer estes os votos.

Ele solicita a confirmação da noiva se ela continuará a espalhar a bem-aventurança para sempre. A noiva concorda com isso prometendo estar ao seu lado até a eternidade. O casal também promete apoiar um ao outro em todos os atos devocionais.

  1. Laço de amizade e lealdade

A sétima e última etapa envolve a recitação do voto / declaração que representa o vínculo definitivo entre o casal, que é selado pela amizade, lealdade e amor para toda a vida. O noivo declara que agora eles estão unidos para sempre como marido e mulher. A noiva aceita o noivo como seu marido no testemunho de Deus todo-poderoso. Eles amarram a ponta da roupa de cada um no so outro, dando um nó, que representa a amarração de um ao outro!

Com isso, eles prometem honrar e amar um ao outro sem limites até o fim. Eles prometem ser companheiros em cada etapa da vida e nunca quebrarem o vínculo de amizade e respeito entre eles.


…………………………………………………………………….

O Ritual (HOMA) de Sathpheras (7 passos):


Os sete passos, conhecidos como “saptapadi”, são executados caminhando ao redor do fogo sagrado (AGNI). Qualquer casamento hindu fica incompleto sem essas etapas e só é considerado completo depois de conduzidas e seguidas de acordo com a tradição védica.

No dia do casamento, é costume que a noiva e o noivo se sentem sob o “mandap” (altar) para o ritual de saptapadi. Um fogo sagrado é aceso e uma oração religiosa (puja – homa) é lida / recitada pelos sacerdotes hindus, que recitam muitos Mantras Sagrados adequados à cerimônia tradicional de casamento védico!

As pontas das roupas do casal,  do “saree” (vestido) da noiva e da “uttariya” (traje) do noivo, são amarrados durante num nó sagrado especial feito pelo sacerdote de cerimônia (3 nós de casamento hindu). A noiva fica sentada à esquerda do noivo antes que os sete passos comecem, e quando os sete passos forem completados, ela estará sentada do lado direito do noivo.

Eles são então solicitados (convidados) a dar os sete passos ao redor do fogo sagrado, o tempo todo proferindo um voto especial a cada um dos 7 passos. Os sete passos são o ritual mais importante durante um casamento hindu, pois santificam a união conjugal.

Acredita-se que a cerimônia de casamento seja concluída somente depois que o casal der sete voltas (rodadas) em torno do fogo sagrado (AGNI). Em cada rodada / volta, o casal busca as bênçãos do Deus Todo-Poderoso e recita um voto (declaração) que retrata uma promessa feita um ao outro. O noivo conduz a noiva, que o segue ao redor do fogo sagrado.

Cada voto, em cada uma das sete etapas, é significativo e é considerado inquebrável, pois foi feito na presença do senhor do fogo (Agni).

Compreender seu verdadeiro significado e respeitá-lo pode fazer maravilhas para que um casamento dure para sempre. É sem dúvidas o segredo  do sucesso de uma vida de casados feliz.


………………………………………………….

Conclusão:

Um casal que faz um casamento védico passa a ser companheiros para toda a vida, e permanecem juntos e unidos em amor durante os bons e os maus momentos de suas vidas sempre juntos. Com esses 7 belos passos e seus respectivos votos (declarações), o casal graciosamente concorda com um compromisso vitalício de amor mútuo, de cuidado e respeito entre os dois para toda uma vida juntos e unidos em amor verdadeiro, abençoado por Deus!

As promessas (votos) devem ser feitas com um coração puro, cheio de intenções genuínas, verdadeiras. Esses rituais centenários são extremamente significativos, mesmo no mundo de hoje, para guiar um casal na direção da felicidade conjugal eterna. Se realizados com a maior honestidade, sinceridade e dedicação, esses 7 passos são tudo o que é necessário para uma vida de casados feliz, harmoniosa e plena de a


………………………………………………………………

PREPARATIVOS AO CASAMENTO – FESTA COM MUITA MÚSICA, DANÇA, CANTO, FLORES COLORIDAS E ALEGRIA

  

Eu lembro como se fosse hoje, (1980 – 1981 em N Delhi), o noivo todo de branco, com um bebe nos seus braços, vindo pela avenida montado em um cavalo também branco, rodeado de homens cantando, dançando, tocando instrumentos, fazendo muito barulho, pulando com muita alegria, como se fosse um trio elétrico do nordeste brasileiro, festejando o carnaval, até mesmo o ritmo da música quase igual, o me deixou perplexo, e os familiares do noivo misturados com os músicos dando dinheiro para eles o tempo todo, para animar mais ainda os músicos, que tocavam ainda mais alto e com mais animação ainda seus instrumentos, etc.! E eu me perguntava mentalmente como era isto possível, deles tocarem músicas iguais como de um trio elétrico brasileiro? 

E a noiva por sua vez toda vestida de vermelho, da cabeça aos pés, toda arrumada, decorada com desenhos feitas com HENA, nas mãos, nos pés, com pulseiras, brincos, piercings, colares, muitas flores coloridas, guirlandas,  etc., aguardando o noivo chegar no “MANDAP”, vindo montado no seu cavalo branco, com aquele trio elétrico na maior farra, festa, alegria, música, e dançando, etc..! Realmente é inesquecível e muito bonito!

  

Obs.: Para o casal que desejar se casar seguindo esta tradição védica milenar é só entrar em contato comigo, pois graças à Internet podemos agora realizar estas cerimônias ON LINE via Skype, ao vivo e à cores! E eu sempre gravo em Vídeo todas cerimônias, rituais, yagyas, mapas, consultas, etc., e depois envio para a pessoa!

Leia neste mesmo SITE sobre as Yagyas. 

As Yagyas são a parte da Astrologia Védica JOTISH que trata da cura, dos remédios, para transmutar energias e influências planetárias negativas em positivas! Quantos casamentos já foram salvos e preservados em harmonia com a realização das Yagyas!

Namastê!

Prof. Fernando Lo-Iácono

E-mail: feriacono@hotmail.com

Meu Site Oficial: www.Jyotish.com,br  

Nenhum comentário: