quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

2012 ANO BISSEXTO


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Chama-se ano bissexto o ano ao qual é acrescentado um dia extra, ficando ele com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias, ocorrendo a cada quatro anos. Isto é feito com o objetivo de manter o calendário anual ajustado com a translação da Terra e com os eventos sazonais relacionados às estações do ano.O presente ano (2012) é bissexto. O último ano bissexto foi 2008 e o próximo será 2016.
A origem do nome bissexto advém da implantação do Calendário Juliano em 45 a.C. que se modificou evoluindo para o Calendário Gregoriano que hoje é usado em muitos países a todos os quais ocorrem os anos bissextos.
Dentro de um contexto histórico, a inclusão deste dia extra, dito dia intercalar, ocorreu e é feita em calendários ditos solares em diferentes meses e posições. No Calendário Gregoriano é acrescentado ao final do mês de Fevereiro, sendo seu 29º dia.
Hoje a expressão bissexto vez ou outra é associada ao duplo seis (66) da expressão 366, o que expressa uma coerência mnemônica popular, porém, aos estudiosos é um grande e histórico equívoco.

Motivação dos anos bissextos

Acrescenta-se um dia a mais para se corrigir a discrepância entre o ano-calendário convencional e o tempo de translação da Terra em volta do Sol tomando-se o ano trópico que utiliza o equinócio vernal (ou seja, o equinócio de primavera no hemisfério norte) como referência. ATerra demora aproximadamente 365,2422 dias solares (1 ano trópico) para dar uma volta completa ao redor do Sol, enquanto o ano-calendário comum (por convenção) tem 365 dias solares. Sobram, portanto, aproximadamente 5h48m46 (0,2422 dia) a cada ano trópico. As horas excedentes são somadas e adicionadas ao calendário na forma inteira de um dia (4 x 6h = 1 dia).
No caso do Calendário Gregoriano este dia extra é incluído no final do mês de fevereiro, que passa a ter 29 dias (ano com 366 dias) em lugar dos 28 dias de anos normais (ano de 365 dias).

Calendário Gregoriano

Em 1582, para corrigir o atraso acumulado, o Papa Gregório XIII modificou e ajustou o calendário, que ficou conhecido como Calendário Gregoriano. Definiu-se que o ajuste deveria ser feito de forma que o equinócio de março caísse no dia 21 daquele mês, o que estava em conformidade com o primeiro Concílio de Niceia (325 d.C). Para isso o Papa Gregório encomendou estudos que permitissem corrigir os erros dos calendários passados buscando definir os ajustes de acordo com a Páscoa cristã, atrelada ao equinócio de março. Buscou também uma regra muito mais precisa para os anos bissextos.
Entre 325 e 1582 passaram-se 1257 anos. Como no sistema juliano a cada 128 anos haveria a necessidade retirar 1 dia do calendário, acumularam-se, depois de 1257 anos, aproximadamente 10 dias (9,82 dias). Portanto, em 1582, na transição entre os Calendários Juliano e Gregoriano, o dia 4 de outubro foi seguido pelo dia 15 de outubro. Os 10 dias entre eles foram retirados do calendário e não existem na sequência cronológica de contagem do tempo.[1]
Feitas as correções de calendário definiu-se a nova regra para o cálculo dos anos bissextos:
  1. De 4 em 4 anos é ano bissexto.
  2. De 100 em 100 anos não é ano bissexto.
  3. De 400 em 400 anos é ano bissexto.
  4. Prevalecem as últimas regras sobre as primeiras.[2]
Para melhor entender
  • São bissextos todos os anos múltiplos de 400, p.ex: 1600, 2000, 2400, 2800...
  • São bissextos todos os múltiplos de 4 e não múltiplos de 100, p.ex: 1996, 2004, 2008, 2012, 2016…
  • Não são bissextos todos os demais anos.
Essa regra aproxima o ano trópico pelo valor de 365,2425 dias.
Em função da nossa longevidade média, é comum e compreensível que nos lembremos apenas da primeira regra, a de quatro em quatro anos, embora a correção dos anos bissextos seja mais complexa.
Como curiosidade, o ano de 2000 foi o segundo ano em que a terceira regra foi aplicada. Contudo, como foi ano bissexto, o ano de 1900 foi a última vez que a regra da divisão por 100 foi aplicada até os dias atuais; a próxima ocorrerá apenas em 2100. etc ...

ASTROLOGICAMENTE
A cada quatro anos se faz necessário um ajuste em nosso calendário. Isso porque o movimento elíptico que a Terra realiza ao redor do Sol, completado durante o período de um ano dura, na verdade, 365 dias, 5 horas e 48 minutos, ou aproximadamente 1 ano e 1/4 de dia. O resultado disso é que a cada quatro anos temos um dia extra em nosso calendário. Para incorporar esse dia extra ao nosso calendário, foram criados os anos bissextos. Mas o que isso significa para aquelas pessoas que nasceram no dia 29 de fevereiro? Elas são especiais? Ou só fazem aniversário a cada quatro anos?
Na verdade, não. Para a Astrologia, nosso aniversário indica um renascimento, que ocorre todos os anos no momento em que o Sol no céu retorna ao ponto em que se encontrava quando nascemos. E justamente porque os anos não têm a duração exata de 365 dias, a cada ano o retorno do Sol àquele ponto ocorrerá em dia e hora diferente daquela em que nascemos. Isso significa que quem nasceu no dia 24 de Janeiro, por exemplo, nasceu com o Sol a 4 graus do signo de Aquário, e fará aniversário todos os anos quando o Sol voltar a passar pelo grau 4 de Aquário, o que pode acontecer no dia 23, no próprio dia 24 e até no dia 25 de Janeiro. O mesmo se aplica aos nascidos no dia 29 de fevereiro. Quem nascer amanhã, por exemplo, nascerá com o Sol a 10 graus do signo de Peixes, e fará aniversário sempre que o Sol no céu voltar a passar pelo grau 10 de Peixes (o que ocorrerá no dia 28 de fevereiro em 2013 e em 2014, mas só no dia 1 de março em 2015). O aniversário comemorado sempre no mesmo dia é uma convenção criada pela gente para facilitar a celebração da data, mas astrologicamente funciona de outra forma.
Momento de revisão
E o que devemos esperar para esse dia extra que teremos amanhã? Na verdade, algumas coisas importantes estão acontecendo no céu. Além de termos o planeta Saturno em movimento retrógrado, colocando em revisão compromissos assumidos até aqui, o planeta Marte também está retrógrado no signo de Virgem, dificultando a tomada de decisões e atitudes. É como se o céu estivesse dizendo que não é hora de agir, e sim de reavaliar tudo que fizemos até aqui: nos serviu? De que maneira? Pode ser melhorado? Só é preciso tomar cuidado para não ficar muito focado na revisão dos detalhes e perder a visão do todo, o que é um risco pela oposição Virgem-Peixes. Amanhã também será um dia no qual demoras, cancelamentos de compromissos e atrasos nas atividades planejadas poderão ocorrer. E, como a nossa ação e iniciativa estão mesmo sendo dificultadas por fatores alheios a nossa vontade, temos que nos cuidar para não saltar da inação para o excesso de ação, porque existe um risco de desgaste desnecessário de energia (colocar mais força para realizar uma tarefa do que ela requer).
E você, que planos tem para o dia extra no seu calendário? Aproveite-o!

Nenhum comentário: