segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Alimentos e o bom humor


Uma boa alimentação é responsável por inúmeros benefícios à saúde, inclusive a melhora do humor. A nutricionista Paula Castilho, da Sabor Integral Consultoria em Nutrição, explica como alguns alimentos podem ajudar a manter o astral lá em cima: “Certos alimentos contribuem com o aumento da produção de serotonina, responsável pela sensação de bem-estar”.

Claro que para que possa sentir esse ‘efeito’, é preciso comê-los com frequência, seguindo sempre uma alimentação equilibrada e respeitando as quantidades que cada organismo necessita para funcionar de forma saudável.
Os nutrientes que favorecem o bom humor e despertam sensações de bem-estar, relaxamento e felicidade são: triptofano (um aminoácido), carboidratos, ácido fólico, potássio, vitamina C, cálcio, vitaminas do complexo B, magnésio, selênio, os ácidos graxos.

Veja o que incluir no seu cardápio:

AVEIA
Cereal que contém altas doses de triptofano, que auxilia o organismo a liberar a serotonina proporcionando sensações agradáveis. O aumento dos níveis cerebrais de serotonina com suplementos de triptofano alivia os sintomas de depressão e insônia.

ESPINAFRE
Contém potássio e ácido fólico, que auxiliam no combate à depressão. O ácido fólico auxilia ainda nos quadros de depressão e esquizofrenia, pois atuam no combate à doenças neurodegenerativas.

LARANJA
Fonte de vitamina C e cálcio — eficientes no combate ao estresse e no relaxamento muscular. 

GRÃO-DE-BICO
Rico em triptofano, uma maravilha para a produção de serotonina. Fora isso, contém também magnésio, que promove relaxamento, diminui a ansiedade e o estresse.

CHOCOLATE
Também fonte de triptofano, além de teobromina (tem efeito estimulante) e magnésio (melhora o mau humor). Diversos estudos comprovam que o magnésio pode ajudar a aliviar os sintomas de estresse e mau humor, principalmente em mulheres na fase de tensão pré-menstrual.

PIMENTA
Leva à sensação de euforia, diminui o estresse, melhorando a depressão. Contém capsaicin, que estimula as terminações nervosas da língua, aumentado a produção de endorfinas.

MEL
Possui alguns minerais como o potássio, que tem ação antidepressiva, e o cálcio, que ajuda a acalmar os ânimos. Ainda diminui a irritação principalmente nas fases pré-menstruais das mulheres.

BANANA
Cheia de vitamina B6, triptofano e magnésio, fornece energia e, graças aos carboidratos, potássio, magnésio e biotina, ajuda a diminuir a ansiedade e a aumentar o bom humor, já que estimula o organismo a fabricar serotonina. Pode atuar contra depressão, ansiedade e irritação.

FRUTOS DO MAR
Dois minerais presentes na comida que vêm do mar podem mudar o funcionamento cerebral e o estado de espírito: o zinco estimula a atenção e o selênio pode evitar a depressão. A falta do consumo de selênio pode levar também à fadiga, dor muscular, fraqueza, pois sem este mineral ocorre o desequilíbrio do sistema de defesa antioxidante do organismo, que se tornaria insuficiente na modulação do estresse oxidativo.

SALMÃO
Rico em ômega 3, fundamental pelo estado de humor.
Fonte: mdemulher.abril.com.br

Nenhum comentário: