segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

HMA - Hospital de Medicina Alternativa - Goiânia - Go - HISTÓRICO


                HMA – Hospital  de  Medicina  Alternativa

                                       HISTÓRICO

Tudo começou em 1980 quando participei do Curso da Ciência Védica Maharishi em Nova Delhi – Índia, com mais 3000 participantes de todo mundo! Durante 6 meses estudamos com os mais renomados Cientistas Ocidentais experts em Física Quântica e com os grandes Mestres e Sábios da Índia todo conhecimento Védico Hindu , incluindo o AYURVEDA ( Ayu = Vida e Veda = Ciência, conhecimento), Ciência da Vida, o sistema da medicina tradicional Indiana, com mais de 5000 anos! Focalizamos nossos estudos na Fitoterapia Ayurvédica, já que os indianos tem uma experiência e conhecimento de mais de 3000 anos no uso científico e correto das plantas medicinais, como também nas técnicas de Meditação, Yoga, Respiração Pranayama e Relaxamento, para redução, prevenção e controle do estresse! Na Índia os médicos fazem a Faculdade de Fitoterapia, num curso superior, acadêmico, com duração de 6 anos em média e ainda com pós graduação, tanto em Fitoterapia como em Homeopatia !

Retornamos para o Brasil em 1981 e já em 1982 / 83 começamos a oferecer  as palestras e os primeiros Cursos básicos de Ayurveda no Brasil, nas Cidades de Porto Alegre e Rio de Janeiro ! Meu melhor aluno médico no Rio de Janeiro, Dr. Aderson Moreira da Rocha, criou a ABRA – Associação Brasileira de Ayurveda - Website: www.ayurveda.org.br

Em março de 1985  Maharishi Mahesh Yogi  e os médicos hindus ( Vaidyas ) realizaram o primeiro congresso de Ayurveda no Brasil,  em Brasília, no Hotel Nacional, com participantes de toda América Latina, USA, Europa, Canadá e do Brasil! Relembramos aqui no mesmo momento histórico a eleição do Presidente Tancredo Neves e seu falecimento, o que chocou a população brasileira. A idéia era a de se fundar uma Faculdade de Naturopatia em Brasília - DF e oferecer ao governo brasileiro o know-how da utilização correta das plantas medicinais locais, regionais.

Maharishi, juntamente com os médicos indianos e latino americanos, tiveram a idéia de se criar a primeira Faculdade de Naturopatia em Brasilia – DF, o que dependia diretamente da eleição do Presidente Tancredo de Almeida Neves. Como, infelizmente, ele veio a falecer logo após ser eleito presidente, o projeto da Faculdade não teve prosseguimento.

Lembramos da participação e presença do Dr. Vinhólis aqui de Goiás, o Dr. Fernando Hoissel, de Salvador – BA, da ilustre Dra. Maria Elizabeth Van Den Berg, do museu Emílio Goeldi de Belém – PA e da U.F.P.A., além de tantos outros conhecedores da Fitoterapia.

Contatos foram feitos com o Ministério da Saúde oferecendo ao Governo Brasileiro o conhecimento milenar do uso e manipulação corretos das plantas medicinais, já que o Brasil possui uma flora medicinal de aproximadamente 3000 plantas com potencial de cura! Como o clima do Brasil e o da Índia são similares, muitas plantas que nascem na Índia também crescem no Brasil! Muitos médicos, farmacêuticos e agrônomos brasileiros e da América Latina participaram do nosso Congresso em Brasília sobre a Fitoterapia Ayurvédica e brasileira! Foi um verdadeiro festival de sabedoria em plantas medicinais que pude assistir.

Daí surgiu a idéia de oferecer-se ao povo brasileiro o tratamento natural e alternativo da Fitoterapia Ayurvédica utilizando-se as nossas plantas medicinas, mas utilizando-se a planta como um todo e não apenas seus princípios medicinais isolados,  utilizando-se as próprias plantas nativas de cada região brasileira, já que o Ayurveda nos afirma que as plantas que nascem numa determinada região são adequadas para  tratar da saúde do povo que mora neste mesma região!  A idéia inicial era oferecer a Fitoterapia Ayurvédica através do SUS para toda a população brasileira, com o apoio do Governo Federal, especialmente o Ministério da Saúde!

Foi criada então a CIPLAN – Comissão interministerial de Planejamento e Coordenação, instituída através da Portaria Interministerial 13/05/1987,  com apoio do Ministério da Saúde, Ministério da Previdência e Assistência Social , MEC – Ministério da Educação e Cultura e MTB – Ministério do Trabalho.

Através da Portaria da  CIPLAN  003/87  criou-se o grupo técnico de trabalho.

Queremos salientar e documentar aqui o grande apoio que o Dr. José Saraiva Felipe sempre nos deu naquela ocasião, que inclusive foi recentemente Ministro da Saúde no Governo Lula. O Dr. Saraiva visitou os principais Hospitais e Universidades Ayurvédicas na India em 1986 -1987 à convite de Maharishi Mahesh Yogi.

Obs.: Ainda temos conosco o Vídeo documentário da visita do Dr. Saravia à  India.

Uma vez que o projeto da Faculdade de Naturopatia não vingou em Brasília o Dr. Tupani Americano do Brasil, Homeopata, que atuava no INSS naquela época, teve a feliz idéia de trazer para Goiânia o projeto de Fitoterapia Ayurvédica.  

Em 1986 vieram para Goiânia os primeiros médicos da Índia para treinarem os médicos locais na Fitoterapia Ayurvédica, com apoio da SES-GO, sempre utilizando-se a flora medicinal regional – local !  O projeto começou num Posto de Saúde no Jardim América e depois foi transferido para o ex-Hospital JK, cito à Br-153, km -08, Bairro Stº Antônio, saída Sul para São Paulo, com a denominação de Hospital de Fitoterapia Ayurvédica, hoje chamado de HMA- Hospital de Medicina Alternativa, aonde funciona até hoje, tornando-se referência nacional em Fitoterapia nestes 26 anos de trabalho exemplar ! O HMA nunca trabalhou com internações, mas como ambulatório, oferecendo apenas consultas à população!

 Lembrando que não existe sistema de saúde mais barato e popular do que a Fitoterapia e ainda com a grande vantagem de não ter efeitos colaterais! Nestes 20 anos do HMA nunca se ouviu falar de efeitos nocivos ou colaterais nos seus milhares de pacientes que já foram atendidos! Maharishi solicitou aos médicos indianos que selecionassem plantas medicinais do cerrado brasileiro que não produzissem efeitos colaterais negativos, mesmo quando usadas em quantidades fora do adequado, pois o seu lema por toda sua vida sempre foi: “segurança em primeiro lugar “ Foram, então, escolhidas aproximadamente 82 plantas medicinais nativas do centro oeste, de fácil utilização e/ou manipulação e que não oferecessem riscos à população e que já foram pesquisadas e estudadas cientificamente! Na Biblioteca do HMA podemos encontrar os Livros originais indianos, com todas as pesquisas científicas, trazidos da India pela nossa equipe de médicos ( Vaydyas ) desde 1986, que comprovam o poder de cura das plantas medicinais.

Além disto, o projeto inicial, elaborado por Maharishi Mahesh Yogi, tinha o objetivo de ensinar às donas de casa e família o plantio e uso caseiro adequado das plantas medicinais básicas em suas casas, nos seus quintais / jardins, seguindo a tradição e cultura regionais! Ou seja, resgatar a tradição do uso caseiro das diferentes plantas medicinais, para tratar da saúde dos seus filhos e/ou familiares em casa, dos problemas de saúde mais simples e básicos, já que as donas de casa brasileiras já fazem esta prática caseira desde os tempos da colonização! As próprias tribos de índios brasileiros também tem este conhecimento milenar!

Palestras eram oferecidas no HMA abertas a toda  população sobre dieta, alimentação, rotina de vida mais saudável, uso adequado das plantas medicinais, de acordo com a milenar medicina tradicional indiana, como também os Cursos práticos de MT – Meditação Transcendental, para redução do estresse e das doenças psicossomáticas,  com grande êxito, ministrados pelo Prof. Fernando Lo Iacono, que veio para Goiânia em 1989 coordenando a última equipe de 4 médicos indianos ( Vaydyas): Dr. Chowdhury, Dr. Reddy, Dr. Chakravarthi e Dr. Mutrhy  ! Os médicos indianos já retornaram para a India, mas o Prof. Fernando Lo Iacono continua residindo em Goiânia até hoje!

No jardim, ao redor do HMA, foi também criada a horta medicinal, os canteiros, a área de secagem, o setor de trituração das plantas secas, o almoxarifado para estocagem, com controle de qualidade e de higiene, o depósito das plantas secas e a farmácia de manipulação, com o objetivo de oferecer aos pacientes as fórmulas prescritas pelos médicos nos consultórios gratuitamente! Ou seja, os pacientes têm o privilégio de já irem para casa levando o seu remédio fitoterápico e agora homeopático também, manipulados no próprio HMA, sem custos para a população! Hoje o HMA oferece além da Fitoterapia, a Homeopatia e a Acupuntura.



Sinceramente,        


                                                 
                                                                                                         
Prof. Fernando Lo Iacono - Tel.:9 9279-8328 

 

domingo, 29 de janeiro de 2012

PAZ NA TERRA VÍDEO Beto Guedes e J Quest


domingo, 15 de janeiro de 2012

SIGNO LUNAR


SIGNO LUNAR

O signo lunar no mapa natal

Na Astrologia Védica Hindu considera-se o Signo Lunar como o dado mais importante de uma Carta Natal, pois o Signo da Lua do Mapa Astral revela como a pessoa pensa, gosta e sente, como também a compatibilidade com outra pessoa ! Por isto que na Astrologia Indiana ( JYOTISH ) se analisa os Mapas do casal, através do Mapa Astral Lunar, dos parceiros, antes de se pensar em noivado, especialmente a LUA de cada um, pois é ela que revela a real compatibilidade entre duas pessoas !

Além disto temos que verificar as estrelas ou NAKSHATRAS do casal para ver se combinam ou não!

Na Astrologia a Lua natal é considerada como uns dos pilares fundamentais da personalidade junto ao Sol natal e o Ascendente.

É comum se conhecer o signo solar, mas poucos conhecem o signo lunar. No entanto, o signo lunar é tão importante quanto o solar ou até mais do que este! 

Significado do signo lunar 

O signo lunar fala das potencialidades para a vida emocional, instintiva e a memória.

O signo lunar revela o modo em que se manifesta na pessoa seu lado acolhedor, receptivo, feminino e como são as reações espontâneas e cotidianas. Fala do tipo de instinto de sobrevivência; dos costumes e valores herdados dos antepassados e aprendidos na família; o estilo de se cuidar e de cuidar a outros.

O signo lunar se expressa com mais força na infância, de tal jeito que para o entendimento do comportamento de uma criança é muito importante ter em conta o signo lunar.

A pessoa quando jovem e adulta vive o signo lunar mais claramente através de sua criança e mãe interior. Assim o signo lunar dá importantes dicas das expectativas que uma pessoa tem de ser acolhida e tratada. Revela também o que a pessoa gosta, os ambientes onde se sente familiar.

Ao signo lunar esta associada a forma em que se ativa o sistema nervoso parassimpático e alguns órgãos do sistema reprodutor (útero, seios, saco do homem).

O signo lunar sugere:
   * como se reage emocionalmente às situações inesperadas
   * estilo da emoção e do humor;
   * o que sensibiliza ou atinge,
   * o que afeta ou mágoa,
   * o que deixa feliz e satisfeito,
   * as simpatias e as antipatias que se tem num primeiro momento,
   * como se interpretam os fatos com base na memória que se tem das experiências vividas no passado
   * o que será focado dos costumes e heranças da família e cultura original
   * a natureza do comportamento inconsciente, condicionado e instintivo
   * a expectativa de complementação emocional nos relacionamentos
   * as características ideais dos espaços e ambientes íntimos
   * como se "nutre" e cuida do corpo e das necessidades emocionais ou como espera-se ser complementados
   * como se vê a mãe e as expectativas das mulheres próximas
   * a forma de ser da criança interior e da mãe interior ideal.  

Signo lunar na Astrologia cármica 

Em Astrologia cármica fala-se que o  signo onde se traz a Lua  é um signo onde se viveu e acumulou muitas experiências em vidas passadas de tal jeito que nesta vida o que se traz desse signo vem de forma instintiva e familiar.

clique aqui para acessar o texto da Lua natal do bebê e da criança ou para o entendimento da criança interior


Lua natal em Áries

Lua natal em Áries, sugere:
   * não manda dizer, reage na hora
   * não guarda rancor, demonstra claramente o que está sentindo.
   * busca harmonia entre o que sente e aquilo que gosta, faz e decide.
   * defende aos seus e gosta de compartilhar suas decisões com quem gosta. Mas quase sempre, faz o que ele quer.
   * fala o que pensa e o que sente, com espontaneidade e sinceridade.
   * tem natureza impaciente e independente, detesta que lhe digam o que fazer e não gosta muito de ouvir conselhos.
   * fica nervosa quando as coisas não transcorrem na velocidade que gostaria.
   * quando se liga emocionalmente quer que as coisas aconteçam na hora.
   * as emoções 'sobem' a cabeça: entusiasma-se e enraive-se facilmente. Tem facilidade em expressar sua raiva e desgostos. Pode ficar brava com facilidade, mas também sai logo do transe.
   * toma para si as reações alheias e retruca na hora.
   * pode ter ataques súbitos de humor e estados excitados passageiros e logo esquecidos.
   * é uma personalidade instintivamente dominadora e tem poder de liderança, gosta competir, desafiar.
   * adora desafios.
   * estabelece relacionamentos afetivos com muita facilidade. Logo que chega a um novo ambiente, pode se sentir familiarizado. Toma conta do espaço afetivo com facilidade. Pode ser descompromissado com sua própria família, e fazer de família as pessoas com quem conviver.
   * pode gostar de resolver seus desafios sozinha e aparentar ser egoísta.   


Lua em Áries em tensão, sugere:
   * pavio curto: qualquer perturbação gera distúrbio emocional e a vontade de agir de imediato em busca de solução. A mínima perturbação emocional pode explodir em uma catarse descontrolada. A Lua permeando a Marte de emoção pode fazer perder a pessoa a idéia de limite, e se tornar espaçosa, desmedida, exagerada na sua resposta emocional para o assombro de quem a acompanhar, aparenta ser um comportamento infantil histérico que transborda expectativas e assusta.
   * criança malcriada: a pessoa se deixa levar pelo que sente, possuída por suas emoções e não consegue perceber o outro. Levada pela emoção pode se sentir no centro do mundo, e se permitir gritar, invadir, romper objetos e até chegar a violência física. Quando vai ver já foi, já fez.
   * territorialidade fechada: a Lua leva a pessoa a definir espaço, território, pessoas a que se pertence. Quando a pessoa se sente invadida no seu espaço ou ameaçada pode responder com agressividade. É como a cachorra que cuida de seus filhotes recém nascidos. Só que no caso, não é habitual que as pessoas respondam desse jeito. E até a pessoa pode ter-se aberto, mas se sentir-se invadida logo reagirá colocando limites. De repente ao tocar algo dela, ou abrir um livro, a pessoa de forma incisiva manda parar e pode até mandar embora ou ficar por um bom tempo irritada, para assombro do outro. A combinação de Lua com Marte provoca esse tipo de reação emocional agressiva de imediato, sem aparente justificativa, só o inconsciente para explicar.
   * *briga na família*: a pessoa com esta angulação tensa pode ser muito reativa na família e entre achegados. Habitualmente escolhem alguém na família em quem descarrega com mais frequência suas catarses e descontroles. Muitas vezes esta pessoa tem animais de estimação que pegam de mascote para suas porradas e ataques.
   * a pessoa tende a criar uma tensão entre o que sente, quer e decide. Muitas vezes criando situações e ambientes agressivos a seu bem-estar emocional.
   * explosões emocionais, gosto pelo novelão.
   * pode agir com raiva ou reprimi-la provocando tensão interior.
   * pode ter dificuldades de relaxar, descansar, sempre ligado.
   * egoista. Só pensa nele.
   * no sexo, pode separar amor de tesão. Pode sentir tesão, por alguém que não satisfaz necessidades emocionais.
   * pode gostar de parceiro violento. Sádico-masoquista, no seu estilo emocional.
   * gosta de algo que não tem afeto ou contrário ter afeto por algo que não gosta.   


Áries, signo de fogo, cardinal, regido por Marte

Áries é um signo do elemento fogo, regido pelo planeta Marte e de modalidade cardinal. Todas estas características masculinas, intensas, extrovertidas, ativas promovem a vontade de desbravar, fazer acontecer, dominar, determinar, impactar, intervir. A Lua neste signo, com certeza vai se manifestar de maneira singular e diferenciada, ao ter que se manifestar do modo ariano.

A própria natureza da Lua, ligada ao elemento água, se movimenta exatamente na direção contraria ao astral de Áries e de Marte. Assim a Lua, como faculdade da personalidade que governa no mundo emocional, em Áries, vai ter que se acomodar ao estilo ariano de ser, terá que aprender a agir com prontidão, espontaneidade, rapidez e ao mesmo tempo encontrar ocasião para curtir suas emoções, sua interioridade.

O signo de Áries é ligado no aqui e agora. Áries, o fogo da vida, sem olhar ao passado, lança a pessoa no presente. Isto para a Lua, senhora das emoções, é violento, porque a Lua se nutre do passado, se espelha no passado. A força das emoções vem do passado, da memória da vida vivida. A pessoa quando quer descansar, relaxar, acolher sua interioridade, sai do fluxo do aqui e agora e passeia pelo seu mundo emocional. Quando se tem a Lua em Aries, este movimento da lua é interrompido pela necessidade de agir. A pessoa, logo que entra em contato com uma emoção, seu primeiro movimento é agir. Nesse jeito de funcionar, a pessoa poderá ter dificuldade de entrar em contato com suas emoções profundas. Ela terá que aprender a sossegar, meditar, saber parar, descansar ou aprender a se acolher em movimento, sempre ligado.   


despojamento do passado

A pessoa com Lua em Áries, habitualmente, tem facilidade para se desligar do passado e vive seus relacionamentos afetivos com muito despojamento, priorizando, se conectando no que flui no seu presente.  


família

Ainda que ele aprecia e valoriza a família, não é apegado a ela. Ao mesmo tempo ela consegue iniciar relacionamentos afetivos com muita facilidade. E logo onde se encontrar faz família e constrói afetos com muita facilidade. Ela é como uma criança, que logo se enturma e confraterniza.    


encontrar tempo para identificar o que se sente, necessita, se quer

A pessoa com Lua em Áries devera encontrar tempo e proteção para perceber como realmente esta se sentindo, e assim identificar suas emoções e necessidades e poder se tratar bem.

A sua constante ligação com o presente e sua vontade, a pode levar a desconhecer a ritualística de seus relacionamentos afetivos e de sua relação com os lugares onde pode encontrar sossego e acolhimento.


criança

Toda pessoa com Lua em Áries é uma eterna criança. As emoções para uma pessoa com Lua em Áries são vividas com espontaneidade e frescura. A pessoa sente, e na hora expressa, compartilha. A Lua pela sua natureza, preferiria primeiro acolher, ruminar, acalentar, e depois de muito sentir expressar, já ao estar em Áries, o automatismo a leva expressar o que sente na hora. Desta forma a pessoa tem que aprender a administrar suas emoções no jogo, na roda. E então, já pode imaginar a criança de Lua em Áries, é aquela que faz questão de fazer o quer, sem olhar as conseqüências de seus atos. Ela tem que administrar a toda hora emoção, intimidade, e poder, lembrando também que a modalidade de cardinal do signo de Áries, colabora com seu ímpeto de liderança, protagonista.

Em busca de ser reconhecida, aceita, paparicada, querida pode se precipitar e errar em suas escolhas de relacionamento. A pessoa pode não distinguir realmente quem são as pessoas que ela necessita e quer. No fogo de ser reconhecida, aceita, as vezes aprofunda em relacionamentos, que na verdade, nao queria tanto como aparenta.

A pessoa com Lua em Aries pode escutar pouco seu coração e se lançar precipitadamente a seduzir e encantar a quem esta em torno dela, se esquecendo de dedicar tempo e energia aos relacionamentos que vem construindo.

A pessoa com Lua em Áries tem que aprender a lidar com sua criança interior que já nasceu dona de si, aguerrida e atrevida. Ai ela fica linda, irradiante, viva e com muito para compartilhar.   


verdadeira

A força da Lua em Áries, exige que a pessoa seja verdadeira e saiba o que é bom para ela, de outra forma, ela pode ficar no sofrimento de busca de reconhecimento e aceitação, e no fim sempre se decepcionar com o que recebe.    


autoconhecimento

A pessoa com a Lua em Áries, deve investir no autoconhecimento, e encontrar tempo para escutar seus outros eus planetários, ate poder encontrar um jeito de conciliar as vozes interiores e regular sua impulsividade seguindo a direção e vontade maior da pessoa.

Imagine uma pisciana, ou caranguejo com Lua em Áries, de um lado peixes e caranguejo puxando para ser receptivo, acolhedor, sensível, tranqüilo, e por outro a Lua em Áries priorizando a vontade pessoal, se precipitando, no impulso, no desconhecido. O único jeito de encontrar a paz interior, neste caso, é a pessoa entender a diferença entre o comportamento ariano e pisciano e conseguir conciliar no interior, juntando sensibilidade e atrevimento, flexibilidade e insistência, fogo e água.  


desenvolver expressão e comunicação pessoal

Aconselha-se a pessoa desenvolver seu talento com ator, atriz, independentemente se trabalha com teatro, cinema, e seus dons artísticos. Toda Lua em Áries gera uma pessoa que é protagonista, liderança, e com certeza lhe será muito útil desenvolver seus talentos de artista.     


espaço de interioridade

Aconselha-se também produzir um espaço onde ela consiga se retirar, fora dos holofotes e do publico que sempre a ligam na hora, para assim poder descansar, se olhar, se cuidar, saborear suas emoções, pensamentos, desejos e centrar.

E mais, quando ela estiver sozinha e no aconchego, se perguntar se realmente a pessoa relaxo. Porque para ela é mesmo difícil desligar. Logo quando, esta começando a entrar no relaxamento profundo se surpreende com uma emergência e quando vai ver já esta no banheiro, tomando água, fazendo qualquer coisa, rsrsrsrs.   


Como é emocionalmente?

A pessoa com Lua natal em Áries se caracteriza pela expressividade emocional rápida, reativa quando se mexe com ela. A reação emocional é imediata e pode vir acompanhada de atitudes desafiadoras.

Quando os aspectos a Lua natal com os planetas natais e pontos significativos do mapa são harmoniosos (trígono e sextil e algumas conjunções) a pessoa tem agilidade, tonacidade e velocidade de resposta emocional. É o tipo de pessoa ligada, que processa as emoções com rapidez, sempre disposta a fluir, se divertir, compartilhar. É a pessoa espontânea, clara, calorosa, entusiasta, franca, verdadeira.


O que magoa?

Lentidão. Falta de sinceridade. Enrolação. Malcriadice dos outros. Ser desconhecida.   


Como vê a mãe?

Como uma irmã. Combativa, corajosa, explosiva, independente, impaciente. Ela tem sempre razão: e quem vai dizer o contrário? Se quiser mostrar a ela outro ponto de vista, vá com calma, não a confronte: é sempre 1 a zero - para ela. Espera um amor de mãe quente, companheira para qualquer desejo, sempre disposta a complementá-lo e entender seus caprichos. Gosta de ser tratado como o filho predileto e minado dos pais.   


Quais as expectativas de afeto? 

Gostaria de ser aceita tal como ela é.    


O que precisa para poder se realizar com plenitude?

Oportunidades que a aceitem como ela é, e um ambiente que acolha sua independência e liderança. Coisas novas, atividades. Elogios. Desafios. Fluidez.   


O que deveria levar em conta para harmonizar com os outros?

Conseguir desenvolver a diplomacia, a delicadeza e sobre tudo a disposição para servir. Perceber e respeitar o ritmo dos outros. Contar até três antes de querer impor as suas emergências. Saber satisfazer a sua própria criança interior. Meditar   


Presentes

Material esportivo, roupas confortáveis; adornos para a cabeça e cabelos, chapéus; livros (biografias de grandes personalidades e líderes, aventuras); aparelhos que funcionem com rapidez e inteligência. Isqueiro especial, ascendedor especial de fogão.


Lua natal em Touro

Como é emocionalmente?
   * calma, estável e determinada. Pensa e pondera antes de tomar qualquer atitude, e raramente volta atrás depois da decisão tomada.
   * procura garantir seu bem-estar emocional estabelecendo relacionamentos estáveis e seguros. Seus relacionamentos afetivos são duráveis. Gosta de estabilidade emocional e segurança.
   * cerca-se de coisas boas. Aprecia o conforto doméstico, a boa comida e os prazeres da vida. Gosta de contato físico.
   * é dedicado e provê a todas as pessoas de quem gosta, com carinho e atenções.
   * é fiel mais possessivo e ciumento. É atraído por parceiros leais e empreendedores. Precisa sentir-se segura tanto na área afetiva quanto na material.  

O que magoa? 
Perdas. Instabilidade emocional e material. Mudanças. Impaciência dos outros. Traição. Mau gosto. Pobreza. Que não se cumpra o que se fala.

Como vê a mãe e quais as expectativas de afeto?
Tradicional, carinhosa, estável, tranqüila, provedora. Boa cozinheira. Vaidosa. Criadora de ambientes gostosos. Atenciosa materialmente.
"Acho que você não anda se alimentando bem, meu filho." Isso lhe soa familiar? A mãe de alguém com a Lua em Touro é muito mãe (em todos os sentidos e formas) e na sua casa você vai sentir aconchego. É zelosa, afetuosa e gosta de ter seus filhos sempre ao alcance dos olhos.

Lado negativo:   
Ênfase excessiva em coisas materiais, em cumprimento de rituais familiares. Controladora, ciumenta, que mete a colher nos assuntos das pessoas intimas. Cabeça dura, conservadora, difícil de largar onde se sente segura.

O que precisa? 
Estabilidade, segurança, conforto, bom gosto. Uma boa massagem.

O que deveria levar em conta para harmonizar com os outros? 
Flexibilidade. Jogo de cintura. Adaptabilidade. Despojamento.

Presentes
Jóias e roupas de tecidos gostosos e belos; perfumes, sabonete especial; um jantar delicioso, objetos de cozinha; objetos bonitos (e de qualidade) para a casa, móveis bons e confortáveis; flores, plantas; CDs do seu cantor/cantora predileto, um bom aparelho de som com requintes de controle de tonalidades.


Lua natal em Gêmeos

Como é emocionalmente? 
   * personalidade leve e bem humorada.
   * não costuma provocar brigas, e, quando elas acontecem, esquecem-nas depois.
   * sente-se desconfortável 'chorando' ou vendo alguém chorar.
   * gosta de falar o que está sentindo e de conversar. Fala por falar como o passarinho canta.
   * acredita que "é conversando que gente se entende".
   * prefere o movimento e a novidade à estabilidade.
   * não gosta de envolvimentos emocionais muito profundos ou dramáticos, embora não seja adepto da solidão.
   * valoriza os contatos sociais e as pessoas intelectuais e inteligentes.
   * tende a racionalizar os sentimentos e raramente sabe o que realmente sente.
   * repudia ciúme ou possessividade e pode passar uma imagem de pessoa fria ou superficial.
   * não tem paciência nem disposição para escutar sermões.
   * é claustrofóbica. Não consegue se manter com agrado em lugares fechados, sem ar, ou submetido a pressões.
   * alma de palhaça.
   * acredita que a sabedoria habita na simplicidade e no humor.  

O que magoa? 
Não falar ou se comunicar com ela. Não ouvi-la. Espaços fechados onde reine a seriedade e o silêncio.

O que precisa? 
Movimento, novidade, comunicação.

O que deveria levar em conta para harmonizar com os outros? 
Antes de começar a falar ou intervir perceber se o outro está em disposição da escutar ou receber. Aprender a ouvir. Falar, percebendo como está sendo escutada.

Como gostaria que fosse sua mãe?
Comunicativa, inquieta, brincalhona, ligada a parentes, sociável. Simpática, amiga de seus amigos e de suas (seus) namorada(o)s e sempre disposta para um bom papo, com todo mundo e com você. Atualizada, sabe de tudo um pouco: convém manter-se bem-informado. É uma boa companhia e companheira de brincadeiras.

Lado negativo:  
superficialidade, inconstância, confusão, fala excessiva, intromissão, fofocas, invasão.

Presentes 
Dispor de tempo para a escutar e dar continuidade aos papos que quiser desenvolver; livros que estejam na moda; assinaturas de jornais e revistas que ela goste; cds; convites a passeios; passagens aéreas; aparelho de telefone celular ou telefone fixo especial, sem fio e a viva-voz; walkman; gravador; computador (laptop, de preferência); cadernos, canetas, papéis especiais; bolsas práticas cheias de compartimentos; roupas leves, soltas, coloridas mas com desenho simples e alegres.


Lua natal em Caranguejo

A Lua é o regente do signo de Caranguejo. Assim quando está neste signo terá uma força especial

Como é emocionalmente?
   * protege as pessoas próximas de quem gosta, faz tudo por elas.
   * lida intensamente com suas emoções, priorizando tudo o que tiver a ver com seus vínculos emocionais. É muito carinhosa, atenciosa e cuidadosa com os seus e seu mundo pessoal.
   * está sempre do lado de quem gosta.
   * é uma pessoa intuitiva e sintonizada com os humores e o estado de espírito das pessoas à sua volta.
   * extremamente emotiva e sensível às opiniões alheias, ressente-se com facilidade e se retrai.
   * tem laços muito fortes com a família, especialmente com a mãe, e transforma cada lugar onde vá, em um lar.
   * precisa sentir-se emocionalmente "protegida" para sentir-se viva.  
   * por ter uma sensibilidade acentuada, muitas vezes esconde seus verdadeiros sentimentos para não se magoar o magoar aos outros.  

O que magoa? 
Desatenção. Frieza ou ausência de sentimentos.

O que precisa? 
Carinho, privacidade, família. 

O que deveria levar em conta para harmonizar com os outros? 
Não guardar mágoas e ressentimentos. Conseguir aceitar o jeito duro de ser dos outros.

Como vê a Mãe ideal e expectativas afetivas? 
Carinhosa, maternal, compreensiva, sensível. Gosta muito do papel de mãe. A mãe é tudo para ela. Se não quer magoá-la profundamente, não duvide nem questione isso. Reservada, ela pode até nem lhe dizer nada, mas seu silêncio vai fazê-lo arrepender-se pelo resto de sua vida. A mãe anelada é a mãe por excelência, provedora e protetora de sua prole. Sua maior felicidade é ver a família toda reunida e, de preferência, fazendo a refeição unida (ao menos aos domingos).

Lado negativo
Muito apegada e ressentida; chantagista, cobradora, controladora, mandona.

Presentes 
Álbum de/com fotos; bichinhos de estimação; plantas; coisas para a casa, artigos para cozinha; livros (sagas familiares, história, artes); cd (gravado especialmente para ela); cartão com uma imensa declaração de amor; objetos onde ela possa guardar suas coisas tipo armários com gavetas especiais, caixinhas; utensílios de cozinha; mas nada substitui o maior presente de todos: um neto!


Lua natal em Leão

Leão é um signo do elemento fogo, regido pelo Sol e de modalidade fixa. Todas estas características masculinas, intensas, extrovertidas, promovem a vontade de dominar, determinar, controlar, dirigir, centrar, brilhar, iluminar. A Lua neste signo, o signo do Sol, com certeza vai se manifestar de maneira singular e diferenciada.

A própria natureza da Lua, ligada ao elemento água, se movimenta exatamente na direção contraria ao astral de Leão e do Sol. Assim a Lua, como faculdade da personalidade associada ao mundo emocional, a interioridade, em Leão, vai ter que aprender a agir e se manifestar na Luz, as claras, e tomar atitudes, posição com prontidão.

A pessoa com Lua em Leão vai ter que aprender a encontrar tempo e proteção, para perceber como realmente esta se sentindo e poder se tratar bem. A sua constante exposição, a pode levar ao automatismo de querer agradar, contracenar, brilhar, se destacar a todo custo e todo instante. É como se o instinto lhe fala-se que só se sentirá bem, quando for reconhecida, aceita, paparicada, querida. E deste jeito a pessoa pode não distinguir realmente quem são as pessoas que ela necessita e quer. No fogo de ser reconhecida, aceita, as vezes a pessoa pouco escuta seu coração e se lança precipitadamente a seduzir e encantar a quem esta em torno dela.

Este estilo extrovertido, metido, exibicionista da Lua em Leão, pode ser mais expressivo quando a pessoa é criança, chamando a atenção de todos na família. E é na infância onde esta pessoa vai receber com certeza as primeiras direções, que podem ser marcantes na forma em que a pessoa expressara sua Lua em Leão quando adulta.

Toda pessoa com Lua em Leão é um ator em potencia.

As emoções para uma pessoa com Lua em Leão são vividas publicamente. A pessoa sente, e na hora expressa, compartilha. A Lua pela sua natureza, preferiria primeiro acolher, ruminar, acalentar, e depois de muito sentir expressar, já ao estar em Leão, o automatismo a leva expressar o que sente na hora. Desta forma a pessoa tem que aprender a administrar suas emoções no jogo, na roda. E então, já pode imaginar a criança de Lua em Leão, é aquela que faz questão de ser reconhecida e notada. Ela tem que administrar a toda hora emoção, intimidade, e poder, lembrando também que a modalidade de fixo do signo de Leão, colabora com a cabeça dura, as ideias fixas, a insistência em aquilo que se quer.

A força da Lua em Leão, exige que a pessoa seja verdadeira e saiba o que é bom para ela, de outra forma ela pode ficar no sofrimento de busca de reconhecimento e no fim sempre se decepcionar com o que recebe.

A pessoa com a Lua em Leão, deve investir no autoconhecimento, e encontrar tempo para saber *escutar seus outros eus planetários*, ate poder encontrar um jeito de conciliar as vozes interiores, e a Lua em Leão se transforme numa protagonista de todos os eus interiores.

Imagine uma pisciana, ou caranguejo com Lua em Leão, de um lado peixes e caranguejo puxando para ser receptivo, acolhedor, sensível, tranquilo, e por outro a Lua em Leão envolvendo a pessoa com suas vontades ligadas no que rola comprometida com o poder e a ação. Se o Sol em Peixes entra na viagem da Lua em Leão então a pessoa tem que ser aquela que mais ama, que mais se entrega, que é mais sensível... o lado pisciano é desafiado a brilhar, dominar. Mas também pode acontecer que o lado pisciano tente sabotar e colocar limites a Lua em Leão, lhe mostrando como ela é atrevida, metida, superficial, e no fim, incompetente. Assim, a pessoa pode viver a esquizofrenia de necessitar brilhar e ser reconhecida, mas por outro lado temer não conseguir por se sentir incompetente para o que quer atingir. O único jeito, neste caso, é a pessoa entender a diferença entre o comportamento leonino e pisciano e conseguir conciliar no interior, juntando sensibilidade e atrevimento, flexibilidade e insistência, fogo e água. Ai a pessoa se torna em aquela graça que a todos encanta com sua amorosidade iluminada.

A pessoa com Lua em Leão tem que aprender a lidar com sua criança interior que já nasceu rainha, rei. Ai ela fica linda, irradiante, viva e com muito para compartilhar.
Aconselha-se a pessoa desenvolver seu talento com ator, atriz, independentemente se trabalha com teatro, cinema, e seus dons artísticos. Toda Lua em Leão gera uma pessoa que é um protagonista, e com certeza lhe será muito útil desenvolver seus talentos de artista.

Aconselha-se também produzir um espaço onde ela consiga se retirar, fora dos holofotes e do publico que sempre a ligam na hora, para assim poder descansar, se olhar, se cuidar, saborear suas emoções, pensamentos, desejos e centrar.

Como é emocionalmente? 
   * gosta de atenção em torno de si. É generosa com as pessoas que lhe dão atenção e consideração e autoritária ou dura com os demais.
   * quer uma vida alegre e brilhante.
   * pode ser sensível a elogios e gosta de demonstrar seu lado mais alegre e generoso.
   * é orgulhosa dos seus sentimentos e emoções.
   * emocionalmente vaidosa. Tem necessidade de amar e ser amada e valoriza o romance.
   * sabe preservar sua auto-estima e precisa admirar alguém antes de se envolver.
   * tem magnetismo e poder de liderança, que quando não é bem administrado pode se transformar em autoritarismo.
   * atraente e encantadora, mas também pretensiosa e arrogante, é dona de emoções fortes e as oferece com generosidade.   

O que magoa? 
   * que seja desconhecida, tratada com falta de respeito e a consideração que acha merece.
   * falta de platéia, de atenção e acolhimento.
   * considerá-la uma pessoa pouco importante, ferir o seu orgulho.  

O que precisa? 
   * carinho, admiradores, adoração.
   * encontrar sua vocação, conhecer seus talentos e habilidades e os realizar. É muito bom para ela que consiga se sentir realizada, reconhecida, admirada pelo que faz.
   * conseguir se realizar, ser reconhecida e querida.
   * encontrar tempo para se autoconhecer, se sentir, curtir sua intimidade
   * desenvolver seus talentos expressivos e artísticos
   * aprender a relaxar e se cuidar  

O que deveria levar em conta para harmonizar com os outros? 
   * praticar a humildade e respeitar o espaço dos outros.
   * se dispor conhecer aos outros, e aprender a dialogar, sociabilizar
   * ganhar em flexibilidade, escuta  

Como vê a sua mãe ideal e quais as expectativas de acolhimento? 

Para ela a sua mãe ideal, e as pessoas com quem se identifica e sente familiar. deveriam ser: alegre, vital, expressiva, digna, generosa, teatral, espaçosa, mandona, extrovertida, que goste de festas e acontecimentos alegres. E o mais importante que a adorem e a façam sentir especial.

Ela gostaria que sua mãe fosse a Supermãe. Superamorosa, supercharmosa, supertudo! 

As expectativas de complementação dela sempre são grandes. Ela gosta de ser percebida e correspondida em seus gostos e necessidades. Ela é orgulhosa e vaidosa e gosta de ser elogiada e que se lhe fale claramente o quanto é querida e desejada.

Lado sombra:
Egocêntrica, egoísta, mandona, autoritária, ditadora, vaidosa, orgulhosa, chantagista, histérica, paranóica, escandalosa, cabeça dura.

Presentes 
Jóias de valor especialmente se tiverem ouro e pedras preciosas; roupas de qualidade; espelhos; material para arte; objetos de decoração de qualidade que embelecem seus ambientes, quadros, esculturas, jogo de talheres, copos, taças (cristal); bons perfumes; ingressos para grandes espetáculos de teatro, balé; sessão completa no salão de beleza seja homem ou mulher (incluindo massagens); pagar cursos em que possa se aprimorar no que gosta.


Lua natal em Virgem

A Lua natal em Virgem torna o signo de Virgem muito importante para a pessoa, uma vez que a Lua indica o signo onde a pessoa se sente mais à vontade, acolhida, familiar. Os astrólogos cármicos afirmam que o signo lunar é o signo mais conhecido e vivido pela pessoa em vidas passadas.

A Lua não se dá muito bem com o signo de Virgem. O desafio da Lua em Virgem é se submeter a seu critério de objetividade, a suas programações de horários, a seu senso de oportunidade, a sua vontade de servir, ser perfeccionista e exigente.

Como é emocionalmente a pessoa com Lua em Virgem?
   * prática, crítica e exigente. Não se surpreenda se, antes de dizer olá, ela comentar que está faltando um botão na sua roupa ou que seu novo corte de cabelo não ficou bem para você. Não ligue, é o jeito dela. Detalhista, cuidadosa, preocupada com saúde e alimentação, organizada, prática e realista.
   * preservada e não gosta de invadir a vida dos outros.
   * sua maneira de demonstrar afeição é fazendo algo para quem gosta, sendo útil, prestativa e fazendo favores.
   * emocionalmente, só confia em alguém depois de observação e convívio.
   * o dia-a-dia tem muito impacto sobre sua vida, e é importante para o seu emocional que as coisas estejam 'certas' ou em ordem.
   * é extremamente crítica quanto aos seus relacionamentos, mas também é muito prestativa - que é a sua maneira de demonstrar afeto.
   * "organiza" a forma de se relacionar afetivamente por prioridades e precisa obedecer a uma rotina para sentir-se emocionalmente segura.
   * acredita fielmente na máxima "corpo são e mente sadia" e tem uma sensibilidade privilegiada com detalhes nos relacionamentos. Gosta que sejam cumpridos os horários, as rotinas e as formalidades que valoriza.  


O que a magoa?

Excessos de expressividade emocional. Sujeira e desordem. Que não apreciem a qualidade do seu serviço. Que não se cumpra a ordem de seus rituais e manias. Que sujem seu banheiro ou peguem suas coisas sem autorização. Que mudem de lugar suas coisas.   


O que precisa para se sentir bem?

Carinho, privacidade, família compreensiva e solidária com sua forma de ser -que cada membro da família se esforce o máximo para colaborar com a limpeza e a ordem. Um banheiro, se possível, só para ela. 


O que deveria levar em conta para harmonizar com os outros? 

Cuidar para não ser inconveniente com suas manias e críticas. Estar atenta para não se exceder em explicações e conselhos. Estudar o mapa natal dos filhos para perceber as diferenças. 

Como é a mãe ideal desta pessoa e quais as expectativas de afeto?

A Lua natal determina as características da mãe ideal, as expectativas da mãe biológica e o jeito que a pessoa gosta de ser tratada, acolhida, nutrida e cuidada.

As expectativas da mãe são: que ela cumpra horários e rituais cotidianos, que seja sensível às particularidades de sua emoção, que seja limpa e organizada.

As suas expectativas de relacionamento e afeto são, antes de tudo, estabilidade, segurança, rotina. Ela gostará de estabelecer relacionamentos em que possa confiar e estabelecer uma rotina.

Ela adoraria ser tratada com atenção aos seus gostos e rotinas.

Em termos de alimentação, o ideal é que seja comidas vegetarianas, leves e de fácil digestão. O ideal é ritualizar a hora de comer. Evitar comer fazendo outras coisas. Mastigar bem e evitar ingerir liquidos junto à comida sólida.  

Lado negativo:  

Paranóia, tímida, reservada. Abrace-a muito, mesmo que ela fique escapulindo e protestando sem parar. Converse com ela e, principalmente, ouça-a, ela gosta de ter suas (muitas) opiniões respeitadas e dar muitos conselhos.  

Presentes:

Livros; material para desenho, artes, trabalhos manuais; plantas e equipamento de jardinagem; aspirador de pó para a casa e para o carro; agendas, computador; cadernos, canetas, roupas de cama, toalhas, e objetos e utensílios em geral que ajudem na limpeza e na ordem das suas coisas.



Lua natal em Libra

Como é emocionalmente?:
   * propicia o refinamento nas emoções, o autoconhecimento pela tentativa e erro.
   * tem necessidade de aprovação para o que faz.
   * é afetada, muito sensível a forma de ser tratada e há manifestações de capricho e inconstância. Potencializa as impressões sensoriais esteticamente fortes e a necessidade ampliada da procura pela perfeição e a beleza em todos os atos.
   * vê no autoconhecimento uma boa ferramenta para poder viver com a qualidade que anela. É muito ligada na estética do cotidiano e nos bons costumes nos relacionamentos.
   * gosta de relacionamento social harmônico e a um quadro no qual se destacam a capacidade de entendimento dos sentimentos alheios e a convivência bem posicionada na rotina.
   * detesta a vulgaridade e valoriza as impressões estéticas. 
   * sempre tenta fazer uma comparação entre as suas emoções e a dos outros.  
   * é capaz de compreender o outro lado melhor, por isso é mais compreensiva. 
   * não gosta de brigas e conflitos e não gosta de ser chamada a tomar uma posição para um dos lados quando gosta de duas pessoas.  
   * é agradável e charmosa com todo mundo, o que o faz ser muito requisitada socialmente, mas também é influenciável porque precisa sentir a aprovação dos outros.  
   * é imparcial e justa consegue deixar a emoção de lado e ser objetiva quando se trata de julgar alguém ou alguma situação. 
   * Não deixa que o lado emocional tome conta da razão, buscando sempre o equilíbrio. Para ela a qualidade e beleza de seus relacionamentos, seja amorosa ou profissional pesa, e muito, na balança.   

O que a magoa? 
Falta de gosto e beleza. Injustiça. Grosserias.

O que precisa?
Perceber e respeitar seus próprios sentimentos e emoções.

O que deveria levar em conta para harmonizar com os outros? 
Ser clara nas suas decisões. Tomar posição.

Como é a mãe ideal e quais as expectativas de afeto? 
A todo momento sempre está toda linda e cheirosa, falando coisas inteligentes, bem-humoradas, gentil e agradável com todo mundo!  Diplomática, equilibrada, simpática, vaidosa, compreensiva e sociável.

A sua expectativa de afeto é construir relacionamentos belos, justos, harmônicos, onde sempre prevaleça o respeito mútuo e as gentilezas.

Lado negativo:  
   * procura da paz e Harmonia a qualquer custo: a libriana é amante da paz e faz de tudo para manter a felicidade geral da família, às vezes em detrimento de suas próprias necessidades. Quando ela reclamar, fique ligado e dê a ela uma mãozinha, pois suas medidas já foram ultrapassadas há muito tempo. 
   * pode desenvolver uma frieza corrosiva e ser preconceituosa. 
   * forte apego emocional aos atos e a valorização deles, atitudes de sensibilidade exagerada, mercê das quais surgem antipatia e rejeição que podem afetar sua rotina.
   * reação exagerada de repulsa ao menor sinal de desordem pode se converter em conflito e atrito que quebram a harmonia e trazem um quadro de instabilidade que afeta humor e ânimo e nos desvia de metas e caminhos.

Presentes  
Objetos belos e elegantes. Livros, discos; flores; roupas, acessórios, jóias, bijuterias de qualidade; perfumes, cremes e loções, cosméticos, material para maquiagem; material para arte; peças de arte e outros objetos de decoração. Um bom e grande espelho.


Lua natal em Escorpião

Como é emocionalmente? 
   * vive suas emoções com intensidade e profundidade.
   * quando segura de si se entrega totalmente, quando não é fechada, paranóica e manipuladora.  
   * quando gosta de alguém e se sente amada, dá-se por inteiro. Também exige o mesmo da outra pessoa em troca. 
   * ciumenta, exige fidelidade e lealdade.
   * telepática, é difícil mentir para ela.
   * tudo o que lhe acontece provoca profundas transformações em sua vida.
   * protege as pessoas de quem gosta, faz tudo por elas. Lida bem com suas emoções, porque não tem vergonha delas.  
   * é muito carinhosa e seus laços afetivos duram por muito tempo, para não dizer por toda a vida. Está sempre do lado de quem gosta.  
   * é dominadora e controladora porque gosta ter domínio aonde vai se entregar. 
   * consegue entender e aceitar qualquer situação emocional, sempre que se compartilhe francamente o que rola.
   * tem um senso de lealdade acima da média, mas quando não é correspondida ou valorizada pode ser rancorosa e vingativa, usando a indiferença e a vingança como arma e estratégia.  
   * quando traída não perdoa. 
   * reage intensamente e com agradecimento ao que lhe proporciona prazer, valoriza o sexo e a intimidade.
   * pode ter reações passionais quando se sente ameaçada. Acredita que não há entrega emocional se ela não for total e absoluta.   

O que magoa?
Frieza, indiferença, irresponsabilidade, ausência de sentimentos. Superficialidade, leviandade, inconsistência. Engano, traição.

O que precisa?
Lealdade. Proteção e continência para poder se entregar. Trabalhar relação com a mãe. Respeitar sua intuição. Saber esperar a pessoa certa antes de se entregar emocional ou sexualmente.

O que deveria levar em conta para harmonizar com os outros?
Conseguir expressar claramente as suas condições para estabelecer relacionamentos afetivos e íntimos. Saber que ou outros são em geral são diferentes e que para ela não se desiludir deve observar se o outro está em condições de corresponder a suas expectativas de relacionamento.

Como é a mãe ideal e quais as expectativas de afeto? 


Profunda, poderosa, influente, reservada, magnética, intensa. Exigente, no sentido que gosta ser vista, reconhecida, tida em consideração. Misteriosa, complicada, reservada. Com uma vida emocional intensa, vivendo profundas experiências emocionais. Cheia de mistérios, não há, contudo, segredos que ela não descubra. Inclinação detetivesca, intuitiva, sabe das coisas sem saber por quê. Intensa, profunda, com uma forte personalidade, suas posições e sua autoridade são inquestionáveis. Talvez não demonstre de forma objetiva, mas tem uma paixão louca pelos filhos e é capaz de fazer qualquer coisa por eles.

Lado negativo 
Raiva 'escondida'. Reservada em excesso. Sempre pronta para criar um clima de tensão emocional. Individualista, Manipuladora. Negativa. Vingativa e ressentida. Vítima de suas emoções negativas por motivos que ninguém entende ou sabe. Inacessível.

Presentes
Óculos escuros; lingerie (picante e discreta ao mesmo tempo); cds (letras com poesia e vivencia emocional profunda); livros (novelas policiais, mistério, suspense, espionagem, misticismo, magia, histórias com personagens que passam por profundas experiências e transformações; objetos diferentes, de lugares exóticos. Animais de estimação ou objetos e comidas para seus animais.


Lua natal em Sagitário

Sagitário, signo de fogo, mutável, regido por Júpiter 

Sagitário é um signo do elemento fogo, regido pelo planeta Júpiter. Estas características masculinas, intensas, extrovertidas, ativas promovem a vontade de desbravar, fazer acontecer, dominar, determinar, impactar, intervir. A Lua neste signo, com certeza vai se manifestar de maneira singular e diferenciada, ao ter que se manifestar do modo ariano.

A própria natureza da Lua, ligada ao elemento água, se movimenta exatamente na direção contraria ao astral de Sagitário e de Júpiter. Assim a Lua, como faculdade da personalidade que governa no mundo emocional, em Sagitário, vai ter que se acomodar ao estilo sagitariano de ser, terá que aprender a agir com prontidão, espontaneidade, rapidez, ligada nas crenças e ideologia da pessoa, e ao mesmo tempo encontrar ocasião para curtir suas emoções, sua interioridade.

A pessoa com Lua em Sagitário pode ser sensível às questões de grupos, sociais, ideológicas, religiosas. O lado familiar da Lua pode, no entanto, dar um caráter personalizado à generosidade sagitariana, canalizando as preferências da outra pessoa. Ela então será generosa com seu povo, com sua igreja, com seus colegas, com seus familiares, onde se tornará líder e querida por todos.

A pessoa se sente influenciada e dominada pela sua própria visão de mundo e crenças. Assim como se emociona ao mexer com suas crenças, sua ética e visão de mundo. Ela é devota de seus princípios. Sente-se bem quando milita e batalha pelo que acredita.

É otimista, positiva, participativa, e fogosa. Vela pela qualidade e coerência de seus relacionamentos emocionais. É transparente, verdadeira, espontânea e exige que os outros também sejam. Insta a todos com quem convive a serem participativos

A pessoa com Lua em Sagitário esbanja saúde e bom-humor, adora viajar e carrega uma imensa bagagem cultural: os filhos têm que correr muito para conseguir acompanhá-la. Na mente e no corpo, ela vence todos os páreos. A verdade pertence a ela e, se você tem uma opinião diferente, vai precisar fundamentá-la muito bem.

O signo de Sagitário é ligado nos princípios, ideologia, Ética, crenças e vontades da pessoa. Sagitário, lança a pessoa no presentecom vista ao seu futuro e a realização de seus planos e vontades. Isto para a Lua, senhora das emoções, é violento, porque a Lua se nutre do passado, se espelha no passado. A força das emoções vem do passado, da memória da vida vivida. A pessoa quando quer descansar, relaxar, acolher sua interioridade, sai do fluxo do aqui e agora e passeia pelo seu mundo emocional. Quando se tem a Lua em Aries, este movimento da lua é interrompido pela necessidade de agir. A pessoa, logo que entra em contato com uma emoção, seu primeiro movimento é agir. Nesse jeito de funcionar, a pessoa poderá ter dificuldade de entrar em contato com suas emoções profundas. Ela terá que aprender a sossegar, meditar, saber parar, descansar ou aprender a se acolher em movimento, sempre ligado.  %BR% %BR%


*despojamento do passado*

A pessoa com Lua em Sagitário, habitualmente, tem facilidade para se desligar do passado e vive seus relacionamentos afetivos com muito despojamento, priorizando, se conectando no que flui no seu presente e é harmonioso com suas crenças e principios.  


família

Ainda que ele aprecia e valoriza a família, não é apegado a ela. Ela prioriza, a afinação com sua visão de mundo e princípios.

Ao mesmo tempo ela consegue iniciar relacionamentos afetivos com muita facilidade. E logo onde se encontrar faz família e constrói afetos sintonizado a sua vontade.    


encontrar tempo para identificar o que se sente, necessita, se quer

A pessoa com Lua em Sagitário devera encontrar tempo e proteção para perceber como realmente esta se sentindo, e assim identificar suas emoções e necessidades e poder se tratar bem.

A sua constante ligação com ação, a pode levar a desconhecer a ritualística de seus relacionamentos afetivos e de sua relação com os lugares onde pode encontrar sossego e acolhimento.


*militante*

*Toda pessoa com Lua em Áries é uma militante ativa.* As emoções para uma pessoa com Lua em Sagitário são vividas com espontaneidade e frescura. A pessoa sente, e na hora expressa, compartilha. A Lua pela sua natureza, preferiria primeiro acolher, ruminar, acalentar, e depois de muito sentir expressar, já ao estar em Sagitário, o automatismo a leva expressar o que sente na hora. Desta forma a pessoa tem que aprender a administrar suas emoções no jogo, na roda. Ela tem que administrar a toda hora emoção, intimidade, e poder, no seu ímpeto de liderança, protagonista.

Em busca de alianças, de ser reconhecida, aceita, querida pode se precipitar e errar em suas escolhas de relacionamento. A pessoa pode não distinguir realmente quem são as pessoas que ela necessita e quer. No fogo de encontrar pessoas afins, aceita, e se compromete com relacionamentos, que na verdade, nao queria para sua intimidade.

A pessoa com Lua em Sagitário, pode escutar pouco seu coração e se lançar precipitadamente a seduzir e encantar de quem gosta ideologicamente, se esquecendo de dedicar tempo e energia aos relacionamentos que tem a ver com seu jeito intimo de ser.

A pessoa com Lua em Sagitário tem que aprender a lidar com sua criança interior e com seu militante interior, que já nasceu dona de si, aguerrida e atrevida. Ai ela fica linda, irradiante, viva e com muito para compartilhar.   


verdadeira

A força da Lua em Sagitário, exige que a pessoa seja verdadeira e saiba o que é bom para ela, de outra forma, ela pode ficar no sofrimento de busca de reconhecimento e aceitação, e no fim sempre se decepcionar com o que recebe.    


autoconhecimento

A pessoa com a Lua em Sagitário, deve investir no autoconhecimento, e encontrar tempo para escutar seus outros eus planetários, ate poder encontrar um jeito de conciliar as vozes interiores e regular sua impulsividade seguindo a direção e vontade maior da pessoa.

Imagine uma pisciana, ou caranguejo com Lua em Sagitário, de um lado peixes e caranguejo puxando para ser receptivo, acolhedor, sensível, tranqüilo, e por outro a Lua em Sagitário, priorizando a vontade pessoal, crenças, planos pessoais. O único jeito de encontrar a paz interior, neste caso, é a pessoa entender a diferença entre o comportamento sagitariano e pisciano ou caranguejo e conseguir conciliar no interior, juntando sensibilidade e atrevimento, flexibilidade e insistência, fogo e água.  


desenvolver expressão e comunicação pessoal

Aconselha-se a pessoa desenvolver seu talento com ator, atriz, independentemente se trabalha com teatro, cinema, e seus dons artísticos. Toda Lua em Sagitário gera uma pessoa que é protagonista, liderança, e com certeza lhe será muito útil desenvolver seus talentos de artista.     


espaço de interioridade

Aconselha-se também produzir um espaço onde ela consiga se retirar, fora dos holofotes e do publico que sempre a ligam na hora, para assim poder descansar, se olhar, se cuidar, saborear suas emoções, pensamentos, desejos e centrar.

E mais, quando ela estiver sozinha e no aconchego, se perguntar se realmente a pessoa relaxo. Porque para ela é mesmo difícil desligar. Logo quando, esta começando a entrar no relaxamento profundo se surpreende com uma emergência e quando vai ver já esta no banheiro, tomando água, fazendo qualquer coisa, rsrsrsrs.  

Sagitário provoca um efeito amplificador nas emoções ativadas pela Lua. E ao mesmo tempo a Lua sensibiliza a amplitude os atributos de Sagitário. Assim as emoções e necessidades emocionais ganham em amplidão, dimensão e os assuntos sociais, éticos são carregados de emoção.


Como é emocionalmente?
   * Acredita que "tudo é possível", basta olhar pelo ângulo certo.  
   * Foge de emoção que considera negativa e sente-se asfixiada se não tiver liberdade de ação e muito otimismo.
   * É exagerada nas suas emoções, vai da euforia à tristeza rapidamente, embora viva mais a alegria, podendo ser muito otimista e entusiasmada. 
   * Sente necessidade de vivenciar algo diferente e de aventura.  
   * Pode ser muito sincera, ainda que magoe ou seja inadequada.  
   * Cultiva o bom humor e detesta situações confusas. 
   * É idealista, pode carecer de realismo e tende a misturar valores sociais com emocionais.
   * Pode chegar a ser escandalosa, excessiva, dona da verdade e muito exigente. 
   * Nos momentos difíceis a pessoa levanta o astral e com despojamento ajuda em tudo o que pode. Adora desafios nos quais possa mostrar seu entusiasmo e disposição para vencer. Além do alto astral pode ser uma pessoa jovial e bem humorada. Alguns dão verdadeiras gargalhadas ao rirem.   


O que magoa?  

Instabilidade. Superficialidade. Negatividade. Falta com a palavra. Mentiras. Jogo. Ambigüidade.   


O que precisa?

Descontrair. Passear. Pessoas para compartilhar suas teorias e reflexões de valores. Nunca a deixe falando sozinha, trate-a com muito afeto e, de vez em quando, dê a ela uma tira-gosto especial.   


O que deveria levar em conta para harmonizar com os outros?

Ser flexível, realista e mais cuidadosa e respeitosa com a forma de ser dos outros. Deveria colocar suas idéias e juízos com adequação e se permitir escutar a opinião dos outros com receptividade. Prestar atenção se não está sendo muito exigente, invasora ou desatenciosa com o espaço e direito dos outros.   


Como vê a mãe e quais as expectativas de afeto?

Justa e verdadeira, aguerrida. Entusiasmada, aventureira, livre, expansiva, otimista, exagerada. 

As sua expectativa da mãe é principalmente que esteja disposta a resolver qualquer desafio e esclarecer qualquer dúvida de comportamento ou orientação.  


Lado negativo

Desinteresse pela vida familiar, a sua família é o grupo com quem compartilha crenças e princípios. Quem na família biológica não entrar no seu time, pode ser deixado de lado.

Pode se identificar emocionalmente com suas crenças e princípios e se mostrar dogmática e com dificuldade de lidar com críticas ou diferenças. Pode gostar de fazer a cabeça de quem estiver por perto e considerar errada ou sem importância outras crenças e caminhos diferentes ao dela.

A Lua também pode se acomodar no conforto e energia que propicia Jupiter acomodando a pessoa a sua forma de ser, sendo assim difícil a fazer mudar, ou até que dentro de seu próprio caminho possa prosperar.

A pessoa pode ter reações emocionais amplificadas e desproporcionadas aos fatos. Pode ser também exagerada ao julgar o comportamento dos outros, achando como perdidos aqueles que não se comprometem e não definem sua posição diante o grupo a que pertencem.

Quando existe ângulo tenso entre a Lua e Júpiter e outros planetas do mapa natal a pessoa pode ser muito perturbada emocionalmente, escandalosa, chantagista, perigosa. Pode ter problemas com a Justiça.

Sua sensibilidade aguçada lhe permite perceber os erros e faltas dos outros, especialmente as faltas de comportamento e moral. E sem papas na língua pode denunciar aquilo que acha errado.

Pode ser avarenta e glutona e exagerar mesmo ao comer, podendo ficar muito gorda e com o corpo grande.    


Presentes

Malas, bolsas práticas e de boa qualidade e equipamentos para viagem; livros (filosofia, espiritualidade, meditação, relatos e guias de viagem, culturas de países estrangeiros); passagens aéreas, excursões, cursos de línguas; material esportivo. Plantas.    


Lua natal em Capricórnio

É útil para garantir o próprio bem-estar pessoal, que a pessoa conheça a situação astrológica de sua lua natal. Especialmente nos signos em que a Lua, pela sua natureza sensível e emocional, se sente tensionada, desafiada. %BR% %BR%

 a Lua 

A Lua representa o arquétipo da Grande Mãe, matriz geradora de todas as coisas e seres, Senhora e Mestra do cuidado, acolhimento e nutrição da vida. A situação astrológica da lua natal, determina o jeito de se viver na intimidade, o que se considera familiar, o critério automático da escolha de hábitos e comportamentos. Ela determina o que a criança foca, na sua vida com a família, e o prisma com que se vê a mãe. Ela é o portal que seleciona o que brota do instinto, do inconsciente, de outras vidas. Ela é Senhora dos humores, emoções e sentimentos.

A Lua se manifesta com mais força nas pessoas do signo solar, ascendente e lunar no signo de Caranguejo. Ou em pessoas com Mercúrio, Vênus e Marte e em pessoas que tenha a Lua natal ligada por aspectos maiores aos outros planetas especialmente Júpiter, Saturno, Netuno, Urano e Plutão.

O signo em que se encontra a Lua, determina o jeito e modo em que ela vai funcionar na pessoa. O Signo, determina os valores, costumes, modelo de comportamento que a lua vai imprimir no seu automatismo, como convenientes para a pessoa. %BR% %BR%


a Lua esta em exílio no signo de Capricórnio

A Lua no signo de Capricórnio se encontra no estado cósmico de exílio, quer dizer que a Lua, pela sua natureza sensível e emocional, não se dá muito bem com as exigências de realidade, conhecimento, responsabilidade, perseverança, esforço, sacrifício, austeridade do signo de Capricórnio, quando a lua se encontra neste signo, vai precisar aprender a conviver com um ambiente que, em princípio, lhe pode parecer hostil, duro, exigente, pouco acolhedor, pela condição de estar em um signo de terra, cardinal e ligado à totalidade do manifesto. Por um lado a Lua acentuando a emoção, a familiaridade, o cuidado, a receptividade, e por outro Capricórnio induzindo a necessidade de firmeza, estrutura, objetividade, pragmatismo, conhecimento, segurança.   


signo de Capricórnio

No signo de Capricórnio, as faculdades lunares ganham qualidades diferenciadas, que quando desconhecidas, podem provocar dor, sofrimento, dificuldade de descansar, encontrar conforto, curtir o mundo pessoal com simplicidade e naturalidade.

A pessoa, no seu automatismo, levada pelo modo de ser capricorniano na sua vida emocional (Lua), pode se submeter a um constante estresse, auto-exigência, cobrança, ao tentar seguir o comando capricorniano na vida emocional e no mundo pessoal de forma mecânica, identificando como seu, um jeito de funcionar, que a vida mostra claramente que deve ser identificado e reprogramado.

A pessoa com Lua em Capricórnio, enquanto não fica sábia e com tesão de ser dona de si, pode viver seu mundo emocional com muita perturbação, no esforço exaustivo que é administrar as exigências de Capricórnio no comando da vida emocional e pessoal. Mas por outro lado, a pessoa com Lua em Capricórnio pode desenvolver um senso de responsabilidade, seriedade, praticidade que cria diferença na sua participação na família ou nas comunidades que forme parte. A pessoa pode se destacar como comando nos grupos que participe.

A Lua em Capricórnio vai imprimir, em principio, o modelo tradicional de se viver o mundo emocional, centrado na família, e no acordo tácito, de cada um cumprir com suas responsabilidades. Na família, a pessoa com Lua em Capricórnio se torna Juiz e Anunciadora de como são desenvolvidos os papeis. Ela tem sensibilidade para perceber a dinâmica de manutenção e administração das riquezas da família. A sua opinião e participação nas decisões da família é forte e bem votada. 

administradora do lar

Como ela esta ligada na realidade e no senso comum, conhece as necessidades e situação de todos, sempre tem algo para indicar, aconselhar, orientar. Mas, na família pode ter pessoas que não são ligadas na realidade, na prevenção ou planificação. Estas pessoas podem entrar em conflitos e desentendimentos com a pessoa com Lua em Capricórnio.

Não é brincadeira a pretensão de harmonizar as diferenças de personalidade dos membros de uma família. Assim, a pessoa com Lua em Capricórnio se entrar no transe de querer administrar sua família, vai viver o tormento de quem ainda não foi agraciado pela sabedoria. É aconselhável, se este for o caso, que a pessoa, com humildade, identifique este seu automatismo de vigia familiar e fique na sua, dando passagem a aquilo que é bem vindo pelos familiares e sabendo se recolher onde, simplesmente, enche o saco e perturba.   


denunciar erros e faltas

A pessoa com Lua em Capricórnio, deve que aprender de que de nada serve denunciar faltas e erros de cara feia, autoritária, até porque o que ela acha um erro ou falta pode não ser para outra pessoa. A pessoa com Lua em Capricórnio tem que fazer para ganhar sua liderança, antes de querer impor suas ideias tem que ganhar este direito no grupo em que vive. Ela tem que aprender a colocar suas ideias e percepções com arte e adequação, de outro jeito se torna chata e autoritária.  


cara feia... castigo

Na nossa cultura, é costume que quando se vai corrigir outra pessoa, deve ser feito com cara feia, e se o outro não retificar, devera ser castigado. Esta tecnologia obsoleta da correção do outro provoca muita dor e desentendimentos nos relacionamentos.

A pessoa com Lua em Capricórnio, devera saber que é muito importante que cada um saiba conviver com as diferenças das pessoas próximas. E no caso de se permitir corrigir o outro o pode fazer com carinho, sem prepotência, e respeitando a opinião do outro em relação ao que ela pensa.

A Lua em Capricórnio tem que aprender rápido de que ainda que ela tenha na sua cabeça, modelos de convivência, que com certeza são mais eficientes e convenientes que o dos outros, a mudança é sempre em principio, difícil. Para sua tranquilidade, o melhor é se restringir a colaborar com o que ela possa, sem esperar em troca que os outros correspondam ao que ela pense que corresponde a seus esforços pelos outros.

Como a Lua em Capricórnio é ligada na realidade pode ser que ela seja mais sensível as coisas que tenham que ser feitas na manutenção da rotina, e assim, pode fazer muito mais coisas que os outros. A coisa é que ela, consiga fazer tudo o que considere necessário, mas não cobrar aos outros por não fazerem do jeito que ela quer. Assim, ela sempre é aquela que na casa se preocupa em ver se as portas e ventanas estão fechadas ao sair. Ela é quem detecta que esta faltando comida, que se tem que pagar as contas em tal data, etc...  


descanso, acolhimento

O signo lunar, fala do que a pessoa precisa para se sentir acolhida, segura, familiar. Assim, quando a lua esta em Capricórnio, a pessoa sente necessidade de dominar todas as variáveis, de ter controle de todas as coisas onde ela se encontrar. No caso de ser mulher, é o estilo clássico da Matriarca.

A pessoa para descansar e se sentir segura precisa ter poder onde vive, ter dinheiro, propriedades, e conhecimento do que rola no lugar, precisa manter relacionamentos seguros, que garantam estabilidade e competência para dar conta dos desafios da vida. Enquanto, não consegue o status que necessita para se sentir bem, não para de trabalhar ou fazer os outros trabalharem, mobiliza todas as forças que estiverem a seu alcance para conseguir o status que considera apropriado para ela e sua família.

A pessoa com Lua em Capricórnio deve identificar este automatismo, e aprender a desligar quando se propõe descansar. De outro jeito poderá prejudicar sua saúde.  

Como é emocionalmente?
   * é uma pessoa de natureza cautelosa e austera. 
   * reservada, teme dar vazão aos próprios sentimentos e não gosta de demonstrar o que sente para não se sentir vulnerável. 
   * gosta de ser respeitada com formalidade, que é a maneira que encontra de não se deixar invadir.  
   * ambiciosa, fortalece sua segurança emocional através do trabalho e da estabilidade material e familiar.
   * reage com moderação aos acontecimentos.
   * tende a ser conservadora, ligada a família e antepassados.
   * ligação as origens, tendendo ressaltar os antepassados e o trabalho e dignidade com que viveram
   * dedica-se às pessoas que gosta, defendendo-as e ajudando-as a se estruturarem. 
   * não gosta de admitir fraquezas e procura se controlar diante de acontecimentos negativos.
   * bosta de controlar e dominar tudo o que lhe rodeia, especialmente na sua casa e nos lugares onde rege.
   * precisa de status, segurança, relacionamentos seguros para se sentir bem  


Lua em Capricórnio com boa situação astrológica sugere:
   * encara o papel de mãe ou pai com muita responsabilidade e seriedade. É aconselhável observar se não está garantido a rotina e as necessidades físicas dos filhos e dependentes, mas deixando a desejar no carinho, alegria e oportunidades de divertimento.
   * pode vir com a missão de suavizar as feridas de órfãos, abandonados, carentes de afeto e mãe.
   * pode atrair situações de carência afetiva e abandono, até compreender que a mãe verdadeira está dentro de nós.
   * gosto pelo poder, precisa controlar todas as variáveis e pessoas que habitam no seu espaço.
   * mestre na arte de esconder e reprimir seus verdadeiros sentimentos dos outros, especialmente em momentos de excitação emocional. Muitas vezes a máscara é tão bem interpretada que a própria pessoa termina se convencendo que não está sentindo, ainda que possuída por uma emoção muito forte.
   * fugindo de uma aparente infância de privações a pessoa com este aspecto fará tudo o possível para melhorar de vida, e assim investirá em um trabalho seguro que lhe ofereça segurança material e o máximo de status possível.
   * gosto por planos de saúdes, seguros, etc.  

Lua em Capricórnio em situação astrológica tensa, sugere:
   * tendência à melancolia.
   * dificuldades no amor, no afeto e em encontrar um lugar onde se sinta acolhido e aconchegado. Saturno em tensão com a Lua pode ressaltar o que falta, em vez do que recebe, sentindo-se assim insatisfeita. Por medo de sofrer, se fecha e se defende com uma carapaça, a fim de se proteger de um mundo que pode magoar. Só se abre com muito carinho e amor.
   * Insegurança com o parceiro e família. Ou atrair parceiro com dificuldade de se expressar emocionalmente.
   * super critica e exigente com as pessoas em seu entorno que não são estruturadas, que não colaboram ou que não cumprem com suas obrigações.
   * relacionamento problemático com filhos e familiares por excesso de julgamentos por ambas partes.
   * a pessoa sempre questiona ou critica quando é acolhido, sempre enfatiza o que falta.
   * o casamento e a família podem ser tensionados por negligências no cumprimento de responsabilidades e compromissos. Junta-se, mas não casa. Ou casa, mas não é intimo.
   * vontade de solidão. Personalidade reservada.
   * pode induzir predisposição para ler emocionalmente sua relação com a mãe, parceiro e família de forma paranoica, na perspectiva da vítima. E desta forma potencializar o desencontro emocional e detonar processos que conduzem à falta, à carência, e ao sofrimento. A antipatia e o rancor podem ir crescendo, até criar em ocasiões situações insuportáveis de convivência, levando ao isolamento transitório.
   * uma censura ao seu comportamento, pode acordar o sentimento de que não pode expressar-se, deixar-se fluir com espontaneidade.
   * por medo de sofrer, a pessoa aprende a desconhecer suas necessidades emocionais se submetendo a situações que a desconhecem e desconsideram. Assim pode se queixar de não receber o que procura, quando na verdade é ela mesma que não sabe como fazer para colocar o que precisa de forma natural.
   * opta por caminhos austeros, que impõem muito a necessidade da ordem e do dever    


O que magoa?

Que não seja cumprido o que foi acordado com ela. Irresponsabilidade. Desleixo. insegurança.   %BR% %BR%


*O que precisa para se sentir acolhida?*

Reconhecimento de seus cuidados e sua autoridade. Sentir-se reconhecida, querida e complementada. Sentir-se segura materialmente e ligada em relacionamentos que pode confiar.     


O que deveria levar em conta para harmonizar com os outros?

Não controlar ou julgar a vida dos outros. Ser mais carinhoso e atencioso. Relaxar e viver momentos de descontração com as pessoas próximas. Aprender a se divertir. Evitar julgar, criticar, cobrar. Entender que todos somos diferentes. Aprender a lidar com as diferenças, especialmente com as pessoas tipos lunáticas, uranianas, netunianas, plutonianas. Admitir com espirito leve seus erros e faltas.   


Como projeta a mãe e superiores?

Ela projeta as características aneladas ou rejeitadas da Lua em Capricórnio na mãe ou mulheres importantes da sua vida.

Ressalta o lado firme, com poder e conhecimento. O lado duro, o pouco tempo que dispõe para dedicar aos filhos.

Ressalta o lado fechado, a dificuldade para lidar com suas emoções e sentimentos.

Foca o lado fiel da mãe, apronte o que aprontar, ela vai estar ao seu lado, inabalável, fazendo seu sermão do bom comportamento, mas do seu lado.

Como era a pessoa quando criança:
   * é a criança adulta, desde pequena já conhece, descobre o lado duro, responsável da vida.
   * pode focar os momentos em que aparentemente a mãe era limitada pelo pai, ou do sofrimento da mãe por uma aparente ausência ou dureza do pai, ou momentos difíceis por falta de dinheiro, ou os momentos em que não podia fazer o que queria por imposição de disciplinas e regulamentos por algum familiar, ou escola a que pertencia. Pode ter passado por internato, ou por algum motivo ausência dos pais.
   * pode ressaltar o sofrimento, o trabalho, as privações da mãe.
   * ressalta as disciplinas, treinamentos, privações, carências, trabalhos que possa ter vivido na infância.
   * crescer entre pessoas com dificuldade de lidar com as suas emoções.
   * é marcada por situações em que se sentiu ridícula ou julgada, aprendendo a arte de representar e de não se expor.
   * crescido entre pessoas com um estilo emocional diferente, sentindo-se incompreendida e não correspondida. Por isso, quando é detectado no mapa de uma criança aspectos fortes entre Lua e Saturno, ou aspectos tensos a uma Lua em Capricórnio pode se aconselhar aos pais estarem muito atentos a estes aspectos para que a criança possa ter o privilégio de ter os pais como cúmplices carinhosos e presentes nas provações da vida em conjunto   


Quais as expectativas de afeto?

Principalmente segurança material, rotina confortável, ambiente tranquilo e sem muitas novidades. E depois de se sentir segura, muito carinho e amor.

O signo lunar é visto por alguns astrólogos como o signo que foi mais vivido em vidas passadas, a tal ponto que nesta vida se traz como o signo onde a pessoa se sente mais acolhida, segura e identificada. Diz-se que quando a pessoa vive o ambiente do signo lunar, se sente em casa. Assim a pessoa com lua em Capricórnio pode ter sido uma pessoa que em vidas passadas esteve dedicada à vida de forma prática e responsável, com interesse em conhecer a realidade, suas leis e mecanismos desde um ponto de vista racional, prático. Pode ter sido uma pessoa afim de viver com os pés no chão participando da vida em sua multiplicidade de possibilidades. Poderia ter sido um cientista, um agricultor, um funcionário público, político, pessoa de lei ou membro de instituições ligadas à tradição ou pessoa que viveu muitas carências, privações e provações    

Lenda pessoal 

Do lado positivo
   * ter vivido numa cultura onde a mulher era tratada como escrava e ter conseguido construir seu espaço de afetividade, respeito e consideração, transformando seu tirano em mestre.
   * ter sofrido carências, pobreza, trabalho e dificuldades, mas ter conseguido através do esforço reverter a situação e encontrado satisfação na sua vida.
   * saber lidar com situações de repressão emocional, repressão por origens diferentes e encontrar soluções satisfatórias emocionalmente.
   * se cobrar viver sua emoção com responsabilidade e adequação.
   * estabelecer relacionamentos segundo a tradição ou o costume.
   * valorizar relacionamentos com pessoas mais velhas.
   * gosto por velhos, história, interesse em conhecimentos de antepassados.
   * sobreviver à censura ou prisão num ambiente de moralidade rígida, preconceituosa, geralmente religiosa, do estilo tradicional e austero.   

Do lado negativo:
   * Morrer magoado por sentir-se vítima de repressão emocional ou preconceito racial, ideológico, religioso.
   * medo de perder a família de forma brusca, o que pode gerar medo de curtir a família ou constante paranoia de perder a família.   

Desafios nesta vida:
   * Acordar e potencializar a mãe interior.
   * Velar pela qualidade dos relacionamentos afetivos, observando-se para não entrar no papel de carente ou de cobrador.
   * Ser agradecido pelo amor e atenção que recebe.
   * Não pedir, agradecer o que recebe e dar-se a si mesmo o que quiser a mais do outro.
   * Aprender a lidar com a solidão. Meditar.
   * Esforçar-se por cumprir com seus compromissos e obrigações. Mas velar por ser realmente carinhoso e acolhedor. Abrir-se à opinião dos familiares em relação a qualidade da convivência cotidiana.   

É muito importante, a pessoa com Lua em Capricórnio, aprender a relaxar, descansar, se acolher sem colocar como condição a necessidade de dar conta de todas suas tarefas e obrigações, especialmente com familiares.   

Presentes

Roupas bem cortadas, práticas, elegantes mas sem luxo ou excessos. Relógios e joias discretas. Antiguidades. Telefone celular prático e com status. Agendas. Boas canetas. Livros (obras clássicas, liderança, economia, história, humor). Objetos que sejam úteis para seu trabalho. Dinheiro.


Lua natal em Aquário

"Viver e deixar viver" é o seu lema.

A natureza sensível e emocional da Lua não combina, à primeira vista, com o jeito pragmático, fixo, mental, diferenciado do signo de Aquário. A Lua para se encontrar dentro da dinâmica do signo de Aquário leva um tempo e exige dela muito.

O signo de Aquário é da terceira dimensão do elemento AR, correspondendo a rede mental que une todos os seres. O signo de Aquário é o canal que liga ao social. Para a pessoa, conseguir se ligar no canal Aquário, vai focar dos outros o lado social de cada um, e abstrair o lado pessoal. Por isto, a pessoa com o signo de Aquário potencializado, tende a ser pragmática, repudiar dramas e historias pessoais. Ela esta mais interessada em participar das dinâmicas de grupo, aquilo que da para ser feito atendendo o lado coletivo, funcional.

Na nossa cultura a Lua reina especialmente no sistema familiar, visto como a célula da sociedade, onde as pessoas vivem seu mundo intimo, se cuidam e protegem. A família, na atualidade, centra os laços afetivos que garantem o cuidado mutuo, a criação das crianças, e a satisfação das necessidades básicas. A família é determinada pelos laços de sangue, no esquema tradicional de papai, mamãe e filhos, se estendendo a parentes.

A pessoa com Lua em Aquário, é convidada a canalizar suas necessidades pessoais alem da célula familiar, sentindo necessidade de ser independente e ter disponibilidade para conviver com outras pessoas, que não necessariamente tem que ser familiares, compatriotas, etc. Ela pode sentir que sua família esta fora de casa, ainda que goste e tenha bom relacionamento com seus familiares.

"escuto sua opinião, a considero, mas faço do meu jeito"

A Lua em Aquário, aprecia a liberdade e a diferença. Tem dificuldade de seguir rotinas e cumprir ordens autoritárias.

A pessoa estabelece vínculos emocionais, mas exige que se respeite sua autonomia, sua auto-gestão. Umas quando compromissadas optam por ser fiéis, e o são, mas sempre que o parceiro confie nela e a deixe livre para fazer suas tantas coisas, sempre junto a outras pessoas. Outras, não conseguem se manter casadas por muito tempo, por não saberem negociar sua liberdade, que nada tem a ver com libertinagem. Lua em Aquário, é no fundo careta e conservadora, ninguém mais que ela precisa e gosta do aconchego da família, até para compensar sua constante inquietude e desassossego, mas ao mesmo tempo, ninguém mais que ela anela por liberdade e independência. Só um relacionamento com confiança mútua para suportar os de repentes da Lua em Aquário.

Lua em Aquário, sugere:
   * assimila as transformações na sua vida com jogo de cintura
   * expressa suas emoções com vitalidade e espontaneidade
   * gosta de movimentar a família com agito, celebrações, encontros
   * gosta de mudar de casa ou de decoração, renovar o ambiente.
   * na sua casa gosta que tudo funcione e tenha movimento
   * procura ser justa e é muito humana
   * dá valor à amizade e é leal
   * sonha com um mundo melhor
   * quando atingida reage com fina ironia
   * não tem facilidade em expressar suas emoções, especialmente quando são relativas a atenções ou necessidades cotidianas, como o ciúme, a necessidade de um carinho, de um beijo, por exemplo. Para ela é difícil receber ou dar carinho ou atenção. Ela tem medo de perder sua objetividade e sua independência
   * embora adore estar rodeada de pessoas, exige liberdade de expressão emocional e detesta sentir-se controlada 
   * detesta descontroles emocionais de qualquer tipo e não suporta que dependam dela, isto a faz sentir-se sufocada
   * repudia chantagens, cobranças, dramas
   * imprevisível tanto em suas reações como em seus relacionamentos.  

Lua em Aquário em tensão, sugere:
   * fica inquieta sempre que estiver em família ou mexendo com assuntos familiares
   * sua presença e atitudes provocam mudanças na família
   * muda de endereço ou da decoração de sua casa segundo o estado emocional que se encontre
   * explosiva, imprevisível, inconstante, rompantes, reações inesperadas e impetuosas. Filhos de Yansã, mais se tiverem aspecto tenso com Marte.
   * irritação com a lentidão, o aluguel, a travação, o impedimento, a preguiça
   * rupturas bruscas com amigos, grupos, familiares
   * mudanças inesperadas, de repente tem que mudar tudo e rompe, mata, recomeça
   * dificuldade de estabelecer compromissos por súbitos ímpetos de independência, complexo de ser invadido, paranóia de ser controlado ou relaciona-se com alguém com estas características
   * dificuldade com a vida doméstica ou junto à família
   * distancia-se emocionalmente e aparenta ser fria e racional.    

O que a magoa?
   * ser atacada e discriminada nas coisas em que é diferente
   * rejeição social
   * exigir-lhe que seja mais carinhosa ou atenciosa
   * receber ordens, castigos, recriminações, queixas
   * estar num lugar por obrigação     

O que precisa para se sentir bem?

Criatividade, alegria, movimento. Liberdade, confiança, lealdade.    


O que deveria levar em conta para harmonizar com os outros? 

Ter auto-controle das suas emoções e aprender a conquistar a confiança necessária para usufruir de liberdade em seus relacionamentos. Conseguir dialogar para conciliar diferenças e conseguir estabelecer o relacionamento que quer.     

Como vê a Mãe?

Diferente, moderna, amiga, jovem de espírito, criativa, elétrica. Que se transforma.     

Lado negativo 
   * falta de compromisso, imprevisibilidade. Ela esta junto, em principio, enquanto rola um interesse comum
   * desligamento emocional e falta de cuidados e atenções cotidianas
   * pode surpreender com atitudes egoístas, auto-referentes
   * toma decisões que podem mexer com toda a família, sem avisar a ninguém, fazendo uso de seu direito de liberdade e independência.   

Presentes

Telefone celular. Computador. Som. CDs de musica, vídeo, livros. Roupas práticas e que durem. Dinheiro.

Lua natal em Peixes

Como é emocionalmente a pessoa?
   * Amorosa. Extremamente sensível, pode se machucar com indelicadezas. 
   * Doa-se. Sacrifica-se pelas pessoas e por aquilo em que acredita. Vive intensamente o canal emocional, sensível a tudo o que acontece.
   * Sente muita empatia pelas pessoas e pode tolerar desafios de relacionamento que a média das pessoas não conseguiria.
   * Tem uma natureza muito receptiva. Como uma esponja, absorve a energia do ambiente e das pessoas, desenvolvendo um alto senso de compreensão e compaixão.  
   * Seu romantismo e amorosidade a torna vulnerável a mágoas e decepções. Enquanto não entender que sua sensibilidade é maior que a maioria das pessoas sofrerá de decepções com aparentes indelicadezas. 
   * É introvertida, gentil, sonhadora e bondosa. 
   * Precisa de relações afetuosas e de sentir-se amparado para obter segurança emocional. Consegue perdoar e pedir perdão.  

Lado negativo 
Fragilidade excessiva. Chantagista. Alarmista. Pessimista. Sofredora. Vítima.

O que magoa? 
Abuso. Dureza. Maltrato a natureza, animais, pessoas. As fatalidades e desgraças da vida.

O que precisa para poder se realizar com plenitude? 
Acreditar que o caminho do amor é o único possível para enfrentar seus desafios. Só através do amor é que conseguirá colocar seus pensamentos e sentimentos com plenitude e administrar as diferenças com harmonia e paz.

É bom também saber desenvolver seu lado espirituoso e religioso em conexão direta com o plano espiritual, para depois participar nas organizações humanas. Desenvolver seu lado mágico e artístico (viver experiências especiais).

Diante uma situação difícil, prestar atenção para não responder com atitudes desesperadas, descontroladas e escandalosas, perceber que estas atitudes não conduzem ao que gostaria, mas todos ficam mau... Nestes momentos, tem que respirar fundo, e conseguir transmutar as emoções negativas

O que deveria levar em conta para harmonizar com os outros?
Prestar atenção no outro para perceber se esta sendo entendido ou sentido no grau que gostaria. 
Empenhar-se em ser o suficientemente objetiva e prática até estabelecer o contato desejado. Tomar atenção para não se permitir sendo inundada pela negatividade ou dramatismo exagerado.
Tentar ser mais presente nas suas funções. No sentido de checar se realmente está conseguindo o que quer em relação aos outros.

Como vê a Mãe ideal e quais suas expectativas afetivas?
A mãe de uma Lua em Peixes tem um coração enorme, maior do que todos os oceanos juntos e não mede esforços e sacrifícios para fazer o filho feliz.

Cura: Mostre, demonstre para sua mãe o seu amor e reconhecimento. Ela precisa saber que faz a coisa certa.

Pode ser vista também como distraída, viajante e sonhadora, ou cheia de coisas por fazer a serviço dos outros ou causas. Pode esquecer compromissos ou promessas, mas estará sempre disposta para acolhê-lo.

Presentes 
Sapatos, meias, cremes, óleos e equipamentos para massagear os pés; sais de banho; filmes (românticos, de época); livros (romances, poesia, arte, misticismo, auto-ajuda); cds; máquina fotográfica, filmadora; material para arte; objetos místicos, cristais, incensos. Roupas elegantes, belas e aconchegantes.

Contribuição de: http://www.blogger.com/profile/17327671518122327763