segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

HMA - Hospital de Medicina Alternativa - Goiânia - Go - HISTÓRICO


                HMA – Hospital  de  Medicina  Alternativa

                                       HISTÓRICO

Tudo começou em 1980 quando participei do Curso da Ciência Védica Maharishi em Nova Delhi – Índia, com mais 3000 participantes de todo mundo! Durante 6 meses estudamos com os mais renomados Cientistas Ocidentais experts em Física Quântica e com os grandes Mestres e Sábios da Índia todo conhecimento Védico Hindu , incluindo o AYURVEDA ( Ayu = Vida e Veda = Ciência, conhecimento), Ciência da Vida, o sistema da medicina tradicional Indiana, com mais de 5000 anos! Focalizamos nossos estudos na Fitoterapia Ayurvédica, já que os indianos tem uma experiência e conhecimento de mais de 3000 anos no uso científico e correto das plantas medicinais, como também nas técnicas de Meditação, Yoga, Respiração Pranayama e Relaxamento, para redução, prevenção e controle do estresse! Na Índia os médicos fazem a Faculdade de Fitoterapia, num curso superior, acadêmico, com duração de 6 anos em média e ainda com pós graduação, tanto em Fitoterapia como em Homeopatia !

Retornamos para o Brasil em 1981 e já em 1982 / 83 começamos a oferecer  as palestras e os primeiros Cursos básicos de Ayurveda no Brasil, nas Cidades de Porto Alegre e Rio de Janeiro ! Meu melhor aluno médico no Rio de Janeiro, Dr. Aderson Moreira da Rocha, criou a ABRA – Associação Brasileira de Ayurveda - Website: www.ayurveda.org.br

Em março de 1985  Maharishi Mahesh Yogi  e os médicos hindus ( Vaidyas ) realizaram o primeiro congresso de Ayurveda no Brasil,  em Brasília, no Hotel Nacional, com participantes de toda América Latina, USA, Europa, Canadá e do Brasil! Relembramos aqui no mesmo momento histórico a eleição do Presidente Tancredo Neves e seu falecimento, o que chocou a população brasileira. A idéia era a de se fundar uma Faculdade de Naturopatia em Brasília - DF e oferecer ao governo brasileiro o know-how da utilização correta das plantas medicinais locais, regionais.

Maharishi, juntamente com os médicos indianos e latino americanos, tiveram a idéia de se criar a primeira Faculdade de Naturopatia em Brasilia – DF, o que dependia diretamente da eleição do Presidente Tancredo de Almeida Neves. Como, infelizmente, ele veio a falecer logo após ser eleito presidente, o projeto da Faculdade não teve prosseguimento.

Lembramos da participação e presença do Dr. Vinhólis aqui de Goiás, o Dr. Fernando Hoissel, de Salvador – BA, da ilustre Dra. Maria Elizabeth Van Den Berg, do museu Emílio Goeldi de Belém – PA e da U.F.P.A., além de tantos outros conhecedores da Fitoterapia.

Contatos foram feitos com o Ministério da Saúde oferecendo ao Governo Brasileiro o conhecimento milenar do uso e manipulação corretos das plantas medicinais, já que o Brasil possui uma flora medicinal de aproximadamente 3000 plantas com potencial de cura! Como o clima do Brasil e o da Índia são similares, muitas plantas que nascem na Índia também crescem no Brasil! Muitos médicos, farmacêuticos e agrônomos brasileiros e da América Latina participaram do nosso Congresso em Brasília sobre a Fitoterapia Ayurvédica e brasileira! Foi um verdadeiro festival de sabedoria em plantas medicinais que pude assistir.

Daí surgiu a idéia de oferecer-se ao povo brasileiro o tratamento natural e alternativo da Fitoterapia Ayurvédica utilizando-se as nossas plantas medicinas, mas utilizando-se a planta como um todo e não apenas seus princípios medicinais isolados,  utilizando-se as próprias plantas nativas de cada região brasileira, já que o Ayurveda nos afirma que as plantas que nascem numa determinada região são adequadas para  tratar da saúde do povo que mora neste mesma região!  A idéia inicial era oferecer a Fitoterapia Ayurvédica através do SUS para toda a população brasileira, com o apoio do Governo Federal, especialmente o Ministério da Saúde!

Foi criada então a CIPLAN – Comissão interministerial de Planejamento e Coordenação, instituída através da Portaria Interministerial 13/05/1987,  com apoio do Ministério da Saúde, Ministério da Previdência e Assistência Social , MEC – Ministério da Educação e Cultura e MTB – Ministério do Trabalho.

Através da Portaria da  CIPLAN  003/87  criou-se o grupo técnico de trabalho.

Queremos salientar e documentar aqui o grande apoio que o Dr. José Saraiva Felipe sempre nos deu naquela ocasião, que inclusive foi recentemente Ministro da Saúde no Governo Lula. O Dr. Saraiva visitou os principais Hospitais e Universidades Ayurvédicas na India em 1986 -1987 à convite de Maharishi Mahesh Yogi.

Obs.: Ainda temos conosco o Vídeo documentário da visita do Dr. Saravia à  India.

Uma vez que o projeto da Faculdade de Naturopatia não vingou em Brasília o Dr. Tupani Americano do Brasil, Homeopata, que atuava no INSS naquela época, teve a feliz idéia de trazer para Goiânia o projeto de Fitoterapia Ayurvédica.  

Em 1986 vieram para Goiânia os primeiros médicos da Índia para treinarem os médicos locais na Fitoterapia Ayurvédica, com apoio da SES-GO, sempre utilizando-se a flora medicinal regional – local !  O projeto começou num Posto de Saúde no Jardim América e depois foi transferido para o ex-Hospital JK, cito à Br-153, km -08, Bairro Stº Antônio, saída Sul para São Paulo, com a denominação de Hospital de Fitoterapia Ayurvédica, hoje chamado de HMA- Hospital de Medicina Alternativa, aonde funciona até hoje, tornando-se referência nacional em Fitoterapia nestes 26 anos de trabalho exemplar ! O HMA nunca trabalhou com internações, mas como ambulatório, oferecendo apenas consultas à população!

 Lembrando que não existe sistema de saúde mais barato e popular do que a Fitoterapia e ainda com a grande vantagem de não ter efeitos colaterais! Nestes 20 anos do HMA nunca se ouviu falar de efeitos nocivos ou colaterais nos seus milhares de pacientes que já foram atendidos! Maharishi solicitou aos médicos indianos que selecionassem plantas medicinais do cerrado brasileiro que não produzissem efeitos colaterais negativos, mesmo quando usadas em quantidades fora do adequado, pois o seu lema por toda sua vida sempre foi: “segurança em primeiro lugar “ Foram, então, escolhidas aproximadamente 82 plantas medicinais nativas do centro oeste, de fácil utilização e/ou manipulação e que não oferecessem riscos à população e que já foram pesquisadas e estudadas cientificamente! Na Biblioteca do HMA podemos encontrar os Livros originais indianos, com todas as pesquisas científicas, trazidos da India pela nossa equipe de médicos ( Vaydyas ) desde 1986, que comprovam o poder de cura das plantas medicinais.

Além disto, o projeto inicial, elaborado por Maharishi Mahesh Yogi, tinha o objetivo de ensinar às donas de casa e família o plantio e uso caseiro adequado das plantas medicinais básicas em suas casas, nos seus quintais / jardins, seguindo a tradição e cultura regionais! Ou seja, resgatar a tradição do uso caseiro das diferentes plantas medicinais, para tratar da saúde dos seus filhos e/ou familiares em casa, dos problemas de saúde mais simples e básicos, já que as donas de casa brasileiras já fazem esta prática caseira desde os tempos da colonização! As próprias tribos de índios brasileiros também tem este conhecimento milenar!

Palestras eram oferecidas no HMA abertas a toda  população sobre dieta, alimentação, rotina de vida mais saudável, uso adequado das plantas medicinais, de acordo com a milenar medicina tradicional indiana, como também os Cursos práticos de MT – Meditação Transcendental, para redução do estresse e das doenças psicossomáticas,  com grande êxito, ministrados pelo Prof. Fernando Lo Iacono, que veio para Goiânia em 1989 coordenando a última equipe de 4 médicos indianos ( Vaydyas): Dr. Chowdhury, Dr. Reddy, Dr. Chakravarthi e Dr. Mutrhy  ! Os médicos indianos já retornaram para a India, mas o Prof. Fernando Lo Iacono continua residindo em Goiânia até hoje!

No jardim, ao redor do HMA, foi também criada a horta medicinal, os canteiros, a área de secagem, o setor de trituração das plantas secas, o almoxarifado para estocagem, com controle de qualidade e de higiene, o depósito das plantas secas e a farmácia de manipulação, com o objetivo de oferecer aos pacientes as fórmulas prescritas pelos médicos nos consultórios gratuitamente! Ou seja, os pacientes têm o privilégio de já irem para casa levando o seu remédio fitoterápico e agora homeopático também, manipulados no próprio HMA, sem custos para a população! Hoje o HMA oferece além da Fitoterapia, a Homeopatia e a Acupuntura.



Sinceramente,        


                                                 
                                                                                                         
Prof. Fernando Lo Iacono - Tel.:9 9279-8328 

 

Nenhum comentário: