sábado, 30 de junho de 2012


DENGUE - TRATAMENTOS  NATURAIS

Perguntas sobre o tratamento da dengue com Homeopatia e Fitoterapia:

1) Qual(s) a principal(s) vantagem(s) de tratar a dengue com medicamentos homeopáticos?

A pessoa torna-se imune a doença na fase aguda e também quem já teve não a cronifica, o que possibilitaria a reincidência que é cada vez mais grave. O custo do remédio homeopático para dengue é muito baixo, sendo, portanto acessível a toda a população.

2) A ciência já comprova a eficácia no tratamento para a dengue através da Homeopatia? E da Fitoterapia?

O Brasil é um país pioneiro neste campo, as pesquisas são muito incipientes em ambas as Áreas. No caso da homeopatia, a prática comprova, tanto que Cuba exportou este modelo de tratamento com muito sucesso naquele país.

3) O tratamento homeopático contra a dengue é apenas preventivo, ou pode ser utilizado para combater os sintomas e promover a cura da doença? Há contra-indicações?

Além de preventiva, ela já ameniza os sintomas da doença nas primeiras horas e em poucos dias remove os sintomas. O remédio não pode ser tomado indefinidamente, a melhora quase que total se dará em uns 3 a 5 dias, mas deve continuar a tomá-lo por mais uns 10 dias e após suspender.

4) É possível que a pessoa se torne imune ao vírus, se utilizando de medicamentos homeopáticos, sem ao menos ter sido picada?

Sim, a homeopatia é preventiva, se o organismo estiver fortalecido como um todo, não contrairá outros tipos de doenças também.

5) E no caso da Fitoterapia? Ela pode também ser preventiva ou apenas serve para agir contra o vírus?

A fitoterapia também age preventivamente, mas a ação é mais limitada do que a da homeopatia.

6) O tratamento com Homeopatia ou com as plantas medicinais pode ser feito em quadros mais avançados da dengue?

Sim, ambas são eficazes na fase aguda.

7) Pode se afastar a presença do mosquito Aedes Aegipty com o uso de medicamentos fitoterápicos?

Sim, a Citronella, a Arruda, estando plantadas em vasos ou usadas como incenso podem espantar o mosquito da dengue, assim como também a borra do café nos casos.

8) Para se obter os medicamentos, a pessoa deve apresentar prescrição-médica pelo homeopata, ou já existem algumas indicações já pré-estabelecidas de medicamentos nas farmácias homeopáticas que podem ser utilizados com segurança para tratar os sintomas e a doença?

Não são todas as farmácias homeopáticas que tem conhecimento dos remédios, mas fizemos uma distribuição em massa de jornais nos principais estabelecimentos do RJ com a orientação de tratamento. Não há necessidade de prescrição médica, basta ter o conhecimento dos remédios certos e saber como usÁ-los.

9) Poderia dar algumas dicas de tratamentos homeopáticos para a dengue?

1 - PREVENTIVO PARA DENGUE COMUM E A HEMORRÁGICA: Eupatorium Perfoliatum CH 5, 5 gotas 2 vezes ao dia durante 3 dias. Phosphorus CH5, Sulphur CH5 e Tuberculinum CH12, em frascos diferentes, alternados, 5 gotas 2 vezes ao dia durante 15 dias.

2 - PARA QUEM JÁ ESTÁ COM OS SINTOMAS DA DENGUE: Eupatorium Perfoliatum CH 30, 5 gotas 5 vezes ao dia nos 3 PRIMEIROS DIAS e depois 2 vezes ao dia por mais 12 dias.

3 - PARA QUEM JÁ ESTÁ COM DENGUE HEMORRÁGICA: Crotalus Horridus CH 30 e Phosphorus CH30 alternados, 5 gotas 5 vezes ao dia nos 3 PRIMEIROS DIAS e depois 2 vezes ao dia por mais 12 dias..

10) A Homeopatia já entrou na linha de frente do combate ? dengue nos postos?

Ainda não, mas se a homeopatia fosse adotada nos postos de saúde, o custo seria para o governo de no máximo uns R$ 0,01 por pessoa.

11) E o tratamento com Plantas medicinais?

PARA QUEM JÁ ESTÁ COM OS SINTOMAS DA DENGUE:

1 - Usar as seguintes ervas: Cavalinha, Erva-tostão, Melissa, Guaco, Erva Cidreira e Picão. Pegar 2 centímetros de cada uma delas e preparar em 2 litros de Água, assim que ferver, desligar o fogo e colocar as plantas tampando o recipiente por 15 minutos. Tomar várias vezes durante o dia por 6 dias consecutivos.

2 - ALTERNAR O CHÁ 1 COM: folha de Melão-de-são-Caetano junto com folha de Mamão. A forma de preparo e a posologia é a mesma citada acima.

12) É possível que a pessoa, ao se julgar curada da doença, continue com o vírus? Como verificar isso? 

Nesse caso, a medicina convencional é eficaz? Os exames da medicina convencional devem ser mantidos se houver alguma suspeita, mas se a pessoa seguir as indicações acima não haverá chance nenhuma de continuar com o vírus.

13) Que medidas você sugere no combate ? Epidemia de dengue que vem assustando o Brasil ?

As medidas sanitárias convencionais devem continuar sendo adotadas, mas se a população for tratada preventivamente para não contrair a dengue com as homeopatias citadas acima, os resultados serão mais eficazes e duradouros, além de redução de custos para o governo brasileiro.

Prof. Eliete M M Fagundes - Homeopata não médica Professora convidada do curso de Extensão Universitária de Homeopatia da Universidade Federal de Viçosa
  
Obs do Prof. Fernando Lo Iácono: Lembre-se de que a DENGUE maltrata o fígado da pessoa e que os chás amargos digestivos beneficiam e protegem o fígado: boldo, carqueja, jurubeba, losna, quebra-pedra, etc ... Evitar comer frituras, alimentos gordurosos, pesados, de difícil digestão e os laticínios ! O sucos de frutas naturais são ótimos: melão, melancia, pera, maçã, uva, etc...

Homeopatias.com 

ATENEMG | CONAHOM | EVENTOS | CURSO HOMEOPATIA | LIVROS | ARTIGOS | JORNAL | PALESTRAS : FÓRUM 


OUTRA MATÉRIA SOBRE A DENGUE ...




PREZADOS AMIGOS:

EU ESTIVE EM MACAÉ E COMPROVEI ESSA AFIRMAÇÃO. ESSE ANO DE 2008 MACAÉ REGISTROU APENAS DOIS CASOS DE DENGUE DEVIDO À PREVENÇÃO COM REMÉDIO HOMEOPATICO.


De seis em seis meses, cada pessoa toma a seguinte fórmula ao deitar:
Um "papel" de
Eupatorium Perfoliatum CH 30, Crotalus Horridus CH 30 e Phosphorus CH30
(são os três elementos em 30 ch ÃÃ no mesmo papel).

Assim, podemos até contrair dengue, mas ela vem mais branda.
Se a contrairmos, o tratamento é feito com o mesmo medicamento homeopático, mas em gotas, três vezes ao dia, parece que por sete dias (melhor consultar seu
homeopata, nesse caso, ok?).  
Segundo o meu médico, em três dias o paciente melhora !!!

"O Eupatorium já é usado e tem resultado comprovado contra a dengue
clássica, o Crotalus é acrescentado para combater a dengue hemorrágica, e o
fósforo mineral é usado no controle da coagulação do sangue", explica o
médico homeopata Renan Marino.

O Presidente do Instituto Hanemaniano criou esta outra fórmula:  
Rhus tox. / Eupatorium perf. / China off. / Ledum palustre/ Gelsemium/ 5CH/ aã. 
Pode-ser feita em glóbulos (sacarose), tabletes (lactose), ou gotas (alcoolatura a 30 ou 70 %) em qualquer farmácia homeopática, colocando ao lado dos componentes acima a forma de apresentação:
glóbulos ou tabletes, 12g, ou gotas, 15 ml.

Pode ser usada como preventivo da dengue, desta forma:

Tomar 3 glóbulos ou tabletes ou gotas, uma vez ao dia enquanto durar a temporada da epidemia. Isto tanto para adultos como para crianças de qualquer idade sendo que no caso de crianças não se usa a forma alcoólica.
O medicamento deve ser dissolvido lentemente na bôca.
Como tratamento, no caso de dengue ou mesmo suspeita de dengue, o mesmo número de glóbulos etc, de duas em duas horas até a remissão completa dos sintomas.

Em caso de dengue hemorrágico, acrescenta-se ao tratamento acima, dois medicamentos:
Phosphorus 12 CH ,  glóbulos ou tabletes ou gotas pela manhã
Crotalus horridus, 12 Ch à tarde
 4 tabletes ou, etc... até as plaquetas normalizarem-se. 
Nos casos que tenho acompanhado, as plaquetas sobem rapidamente de maneira surpreendente.
Dr Elmo Costa César sugere, no caso da dengue hemorrágica , que se acrescente também :
Plaquetas/6CH ou 7Ch, uma dose de hora em hora espaçando para 2/2 ou 3/3 horas, até de 6/6 horas etc,  até que se normalize a contagem das plaquetas
(150 000) .

A Alcoolatura a 30% é indicada para pacientes que não podem tomar açúcar e o medicamento não tem um prazo de validade muito grande.
Com alcoolatura a 70%, o prazo é de dois anos. Óbvio que para crianças é mais indicado os tabletes.
Para quem tem alergia a lactose use-se os glóbulos.

Pode-se usar externamente a Pomada de Ledum palustre como repelente, que funciona de modo bastante eficaz e não traz alergias. 

Uma boa medida é tomar vitaminas do complexo B, especialmente a B6, que eram usadas no Vietnã pelos soldados americanos pois deixa um odor na pele que afasta o mosquito, e a vitamina C, que reforça o colágeno e a imunidade.

Existe o Teragran Jr. uma fórmula que reúne estas duas vitaminas para crianças.

O CHÁ DE PICÃO E MENTRASTO TAMBÉM É INDICADO PARA DENGUE !

O INHAME E A DENGUE - O INHAME LIMPA O SANGUE

É um dos alimentos medicinais mais eficientes que se conhece: faz muitas impurezas do sangue saírem através da pele, dos rins, dos intestinos. No começo do século já se usava elixir de inhame para tratar sífilis.

FORTALECE O SISTEMA IMUNOLÓGICO
Os médicos orientais recomendam comer inhame para fortificar os gânglios linfáticos, que são os postos avançados de defesa do sistema imunológico.
Curioso que a forma do inhame seja tão semelhante à dos gânglios...

EVITA MALÁRIA, DENGUE, FEBRE AMARELA
A presença do inhame no sangue permite uma reação imediata à invasão do mosquito, neutralizando o agente causador da doença antes que ele se espalhe pelo corpo. Aldeias inteiras morreram de malária depois que as roças de inhame foram substituídas por outros plantios.

É MAIS PODEROSO QUE A BATATA
E tem a vantagem de ser nativo, enquanto a semente da batata é importada.
Inhame dá com fartura em qualquer lugar úmido. Em vez de apodrecer na cesta, como a batata, ele brota e produz mais inhames. Nas mulheres aumenta a fertilidade porque contém fitoestrógenos, hormônios vegetais, importantes na menopausa e após.

MEDICINAL É O PEQUENO, CABELUDO
Marronzinho por fora, com a pele variando de roxo a branco. Existem ainda o inhame do norte e o cará, maiores e mais lisos, que são muito bons para comer mas não têm o mesmo poder curativo do inhaminho  (também chamado de inhame chinês).

A FOLHA PARECE COM  A  TAIOBA
É da mesma família; ao contrário do que se pensa, a folha do inhame também serve para comer, cozida ou refogada. Às vezes pica muito, como a taioba.
Em latim, infelizmente, é colocasia esculenta. Na África e na América do Norte se chama taro , na América Central é ñame ou otoe, na França é igname, na Índia albi, no Japão sato-imo, no Caribe malanga ou yautia. E cará, em inglês, é yam .

INHAME CRU
Salada de inhame
Rale e tempere com sal marinho e limão ou com molho de soja. É muito forte.
Um leproso que se escondeu no mato e só tinha inhame cru para comer ficou inteiramente curado depois de alguns meses. (Se der coceira nas mãos na hora de descascar, passe um pouco de óleo ou lave com água bem salgada.)
Vitamina com inhame:
Ponha no liquidificador um inhame, uma cenoura, alguns ramos de salsa  (ou outra folhinha verde, como coentro ou hortelã) e o suco de duas laranjas, com mais água se desejar. Tudo cru. Dá para dois copos.




Nenhum comentário: