sábado, 16 de abril de 2016

ASTROLOGIA VÉDICA E O PLANETA SATURNO



SATURNO (SHANI): Rege o dia de Sábado ( Saturday)

O período de Saturno é caracterizado por trabalho duro na sua atividade profissional. E, a não ser que Saturno esteja mal posicionado, aspectado ou afligido por algum outro Planeta maléfico, este período poderia até trazer progressos no setor profissional, reconhecimento do seu valor, honrarias, status, e avanços baseados nos seus esforços passados e presentes. Geralmente, é um período de grande disciplina, seriedade, dedicação e do estabelecimento de bases mais sólidas na sua carreira profissional futura. Você pode pensar em novas formas de trabalhar e incrementar sua renda mensal. Você pode querer preparar qualquer forma mais tangível e elementos estruturais (alicerces) necessários para seu futuro profissional.  Este período às vezes pode até proporcionar maior capacidade de trabalho e de lucros, ganhos, riqueza, autoridade, liderança, comando, administração, autoridade e/ou poder, inclusive político-governamental. Você até pode  vir a receber dinheiro, heranças, pensões, seguros, testamentos de ancestrais ou por envolvimento no setor imobiliários e/ou de obras, reformas, construções, engenharia,  etc... Entretanto, sendo Saturno um Planeta maléfico por natureza própria (ele é chamado na Índia de o senhor do Karma ou o grande maléfico), pode-se queimar um bom Karma neste período. Por outro lado, Saturno pode até produzir bons resultados quando bem localizado nas casas: 3, 6, 10 e/ou 11, no seu Mapa Astral, e quando bem posicionado por sígno ou bem aspectado por bons Planetas (Júpiter e Vênus)!

Porém, se ele estiver afligido, mal posicionado por casa e/ou por signo ou sendo regente de Casas maléficas (VI, VIII, XI, XII) este período pode trazer problemas profissionais ou no trabalho, com empregados, chefes e/ou colegas, restrições, limitações, decepções, frustrações, perdas, dificuldades de toda ordem, problemas de saúde, depressões, tristeza, desânimo, melancolia, pessimismo, ceticismo, desconfianças, traições, acidentes, mortes, como também inércia, moleza, preguiça, má vontade, e danos, especialmente à estrutura óssea, articulações, pernas, joelhos e dentes. Pode haver retrocesso no setor profissional, perda da sua posição ou do seu status, da sua honra, e ainda a possibilidade de sofrer com problemas de saúde que restrinjam os movimentos do corpo (reumatismos, acidentes, fraturas, paralisias, etc...).

Como Saturno é um Planeta sério, fechado, seco e frio por natureza, a pessoa além de ficar mais fechada e contida, ainda pode ter resfriados frequentes, problemas dentários de toda ordem, sensibilidade e/ou ruídos nas juntas (articulações) por falta de lubrificação ou de hidratação.  Saturno pode provocar frieza e distanciamento entre casais e até separações conjugais. O casal até dorme na mesma cama, mas cada um virado para um lado. O fogo do amor vai se apagando, esfriando. Saturno rege os idosos, a velhice, a secura, as rugas, os monges, o número 8, o dia de sábado (Saturday, o dia de Saturno em inglês) e ainda os Signos de Capricórnio e Aquário. Sendo Saturno oposto a Júpiter, pode não deixar a pessoa engordar e até perder muito peso e até ficar magrinha! Saturno cria inércia na vida das pessoas. E, quando ele faz aspectos com o Sol ou a Lua faz a pessoa ser muito autoritária demais e dona da verdade! Saturno rege o número 8, o dia de sábado, os joelhos, dentes, pele, cabelo, ossos, os signos de Capricórnio e Aquário.

Quando ele aparece retrógrado no Mapa Natal, então ele se torna mais Kármico ainda e a vida da pessoa quase que para, nada acontece e queima-se muito Karma familiar! Para amenizar tudo isto é necessário o desenvolvimento moral e espiritual da pessoa!

Entre os sete mais importantes planetas de nosso sistema solar, Saturno é o mais distante da terra. Move-se lentamente, o que é indicado pelo seu nome em sânscrito, Shanaishchara. É inerte (Tamasico), frio e seco por natureza, e é considerado o mais maléfico de todos os planetas maléficos. Seus efeitos maléficos podem ser constatados quando ele cruza a décima segunda, a primeira e a segunda casa da Lua natal, por exemplo, se a Lua está em Touro no mapa natal, sempre que Saturno transita por Áries, Touro ou Gêmeos, sua influência pode ser sentida ao Máximo.

    Quando Saturno completa uma revolução em torno de sua órbita eclíptica em trinta anos, permanece no signo zodiacal sideral por dois anos e meio; quando transita pelas três casas acima mencionadas, influencia o nativo por um período de sete anos e meio.

     Se Saturno não estiver posicionado favoravelmente num mapa natal, torna seus nativos gananciosos, mórbidos e taciturnos (melancólicos). Sofrem perdas continuas e problemas psicossomáticos causados por perturbações de sua química corporal, isso ocorre devido à influência agravante do humor do elemento gasoso (uma anomalia no fluxo dos gases pelo corpo), no Ayurveda VATA dosha agravado.

     Saturno, planeta das trevas, rege o lado sombrio da natureza humana, tal como a consciência (ou percepção do certo e do errado). A visão de Saturno é aziaga. Quando Saturno está bem posicionado num mapa, confere sabedoria, percepção do certo e do errado, sinceridade, honestidade, amor pela justiça, desapego, longevidade, fama, respeito, liderança e capacidade de organização.

     Saturno é o planeta do confinamento. Quando mal posicionado ou mal aspectado em um mapa astral, acarreta obstruções, delongas, humilhações, inimizades, más karmas, processos judiciais e prisão. Torna as pessoas solitárias, pessimistas, medrosas e sujeitas a um envelhecimento prematuro, ao vicio em drogas e a tendências suicidas.

     Os saturninos não gostam de disciplina; são rebeldes e infratores da lei, comportam-se como anciães e parecem mais velhos do que sua idade cronológica. Isso se dá pelo fato de Saturno reger a velhice, sendo frequentemente descritos como um planeta vetusto (Velho).

Saturno rege as unhas, o cabelo, os dentes, os ossos, joelhos, o esqueleto, a pele e o sistema nervoso.

Mercúrio, Vênus, Rahu e Ketu são amigos de Saturno; O Sol, a Lua e Marte são inimigos. A relação  com Júpiter é neutra.

Nenhum comentário: