quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Astrologia Védica

 

Astrologia védica Jyotish 

A Ciência das Luzes Celestes (Estrelas ou Nakshatras, Planetas ou Grahas, Asteroides, Cometas, etc.), na Índia também chamada de: A Ciência dos Olhos de Deus (que tudo vê)!

Certamente é o sistema mais antigo ou um dos mais antigos de Astrologia que conhecemos, como mais de 5 - 7 mil anos de existência!


   


Obs.: Impressionante a semelhança do formato gráfico do Mapa Astral Védico com a nossa Bandeira Nacional do Brasil! Inclusive o número de estrelas na Astrologia Védica Sideral de 27 Nakshatras é o mesmo número de Estados do Brasil representado por 27 estrelas na nossa Bandeira Nacional, que sempre foi e sempre será nestas cores: verde, amarela, azul e branco! Incrível como escolheram as cores mais adequadas, corretas e auspiciosas para a nossa bandeira nacional, de acordo com as regras da Astrologia Védica! Ou seja, percebemos nos mínimos detalhes a mão de Deus, de Jesus Cristo na descoberta do Brasil, que está programado por Jesus para ser o Coração do Mundo e a Pátria do Evangelho, e ninguém vai modificar isto! Quem está segurando o leme desta embarcação é o grande governador planetário: JESUS CRISTO! Ele prometeu que nunca nos abandonaria! E assim é! Quem realmente governa é ELE!

Queremos homenagear o grande Mestre Maharishi Parashara Yogi, que foi o compilador do JYOTISH há muitos séculos atrás!

JYOTISH – Estruturado por Maharishi Parashara Yogi ou Parashara Muni, filho de Shakti Muni e de Arundhati, e neto de Vasistha quem o criou, pois seu pai faleceu antes do seu nascimento, e lembrando ainda que Parashara foi o pai de Veda Vyasa. Portanto, Parashara foi o avô das 2 grandes famílias guerreiras do famoso épico hindu Bahgavad Gita: Kauravas e Pandavas. O Bahgavad Gita conta a história de Krishna (mestre) e Arjuna (discípulo), que na verdade é a história de todos nós neste planeta Terra. O grande Rishi (sábio) Parashara também estudou e pesquisou as plantas medicinais, agricultura, agronomia, a fitoterapia, de acordo com o Ayurveda : Vrikshayurveda (“the science of life of trees“) . https://pt.wikipedia.org/wiki/Jyotisha

Parashara foi um Maharishi (grande sábio e conhecedor dos Mantras Sagrados) e autor de muitos textos hindus, destacando-se como principal compilador da astrologia védica (Jyotish) e criador do Livro Brihat Parashara Hora Shastra. É creditada a ele a autoria do primeiro Purana, o Vishnu Purana, até sua re-escrita através de seu filho Vyasa. (Wikipédia)

Outros Livros: Krishi-Parashara, Vrikshayurveda of Parāśara
Filhos: Viasa, Jaimini
Pais: Maharishi Shakti, Adrisyati
Netos: Shuka, Pandu, Dhritarashtra

Textos atribuídos à Parashara:
Revelador de versos do Ṛig Veda: RV 1.65-73 e parte do RV 9.97.
Parashara Smṛti (também chamado de Parashara Dharma Saṃhitā): um código de leis para Kali Yuga.[1]

Narrador de Viṣhṇu Purana, considerado o primeiro dos Purāṇas.[2]
Narrador de Bṛihat Parāśara Horāśāstra, também chamado de BPHS. Livro de fundação da astrologia védica.

Narrador de Vṛkṣāyurveda (“ciência da vida das árvores”), um dos primeiros textos de botânica.[3] Considerado o primeiro livro de botânica antiga pelos estudantes de medicina indiana tradicional Ayurveda.

Krishi Parasaram, um livro que lida com agricultura e sementes.



Outro símbolo do JYOTISH ou Astrologia Védica é Ganesha, filho de Parvathi, esposa de Shiva:
Ganesha simboliza a super inteligência, pois tem a cabeça enorme, como a de um elefante!

Também conhecido como o removedor dos obstáculos!

Orelhas grandes e boca pequena! Como que dizendo: melhor escutar do que falar besteria!

.........................................................................................................................

O QUE É NECESSÁRIO ME PASSAR PARA FAZER O SEU MAPA ASTRAL:

Nome:
Data de nascimento:
Cidade de nascimento:
Hora de nascimento (confirmar com sua mãe e na certidão de nascimento)
Sua formação educacional, profissional! Sua ocupação atual:

O seu melhor E-mail:

Se não souber a hora que nasceu basta me enviar a data de nascimento dos seus pais, familiares próximos, e as datas que conseguir lembrar, de eventos mais importantes que marcaram a sua vida!

...................................................................................................

Astrologia (Ciência e Arte milenar)

A astrologia védica usa o sistema sideral ou Zodíaco fixo, “baseado nas estrelas ou constelações”. Este sistema localiza o zodíaco com referência às constelações de estrelas fixas. O zodíaco sideral difere do zodíaco tropical ocidental que é baseado no Sol e nas estações do ano!

A diferença de um sistema para o outro é de 24 graus mais ou menos! Ou seja, para vc transformar o seu Mapa Astral Natal Ocidental Tropical num Mapa Astral Natal Védico vc vai precisar reduzir em – 24 graus a posição de cada astro e planeta para chegar na posição sideral deles no Zodíaco (Mapa Astral Védico)!

O zodíaco tropical não é calculado com referência aos grupos de estrelas fixas. Pelo contrário, o zodíaco tropical localiza seu ponto de partida (zero graus em Áries) a partir do ponto Vernal (equinócio de primavera), quando começa o ano novo astrológico, quando o Sol ingressa no primeiro grau do Signo de Áries. Este ponto fica aonde a eclíptica (caminho aparente do Sol ao redor da Terra) intercepta ou cruza o equador. Esta intersecção ocorre todos os anos no dia do equinócio da primavera no hemisfério norte e equinócio de outono aqui no hemisfério Sul!

Devido a um fenômeno conhecido como a precessão dos equinócios, o ponto do equinócio vernal está à deriva para o oeste com referência às constelações a uma taxa de cerca de 50 segundos de arco por ano. Então, o zodíaco tropical, que utiliza o ponto de equinócio vernal como ponto de partida (zero graus em Áries) também está indo para oeste com referência aos céus. Estima-se que os 2 zodíacos coincidiram no dia do equinócio vernal em 285 AD. Desde aquela época o zodíaco tropical se afastou para oeste do zodíaco sideral (baseado nas estrelas) para o ponto onde, no momento da escrita são agora cerca de 23 graus, 51 minutos de arco de distância (quase 1 signo que possui 30 graus). Esta diferença entre os 2 zodíacos é conhecido como o Ayanamsha. E por isto que a grande maioria das pessoas passa a pertencer ao signo anterior ao seu ocidental, especialmente aquelas pessoas que pertencem ao primeiro decanato do seu signo!

Ou seja, para você fazer o seu Mapa Astral Védico Sideral terá de reduzir a posição dos planetas em – 24° do Ocidental Tropical ou do Zodíaco Móvel para chegar no Védico!


KUNDALI – Mapa Astral Natal Védico


 

Claro que o sistema do Norte da Índia é muito mais fácil para nós ocidentais entender! Como eu não gosto de complicar a vida eu uso este sistema do Norte, pois combina com a nossa Astrologia Tropical Ocidental, onde as Casas da Carta Natal são contadas no sentido anti horário ou da direita para esquerda, como todos nós ocidentais já conhecemos! Na Astrologia Védica Sideral utilizam-se os 7 Planetas Tradicionais: Sol, Lua, Marte, Júpiter, Saturno, Mercúrio e Vênus e mais os 2 Planetas Sombras: Rahu (Cabeça do Dragão ou Nodo Lunar Norte), que tem muito a ver com Urano, e Ketu (Cauda do Dragão ou Nodo Lunar Sul), que tem muito a ver com Netuno! Mas, por opção de cada astrólogo ele pode acrescentar os Planetas Transpessoais ou Exteriores: Urano, Netuno e Plutão, como eu faço!

ASTROLOGIA OCIDENTAL TROPICAL

MAPA ASTRAL NATAL TROPICAL OCIDENTAL

Carta Natal Ocidental Tropical

Na Astrologia Ocidental Tropical utilizam-se os mesmos Planetas e ainda certos pontos (asterismos) e estrelas, como também as 12 Casas do Mapa Astral!

O Zodíaco começa no dia: 21 de março de cada ano quando o Sol ingressa no 1º grau do 1º Signo de Áries!

Mas, a forma do Mapa Astral é circular ou Mandálica, aqui no Ocidente!


 

DASHAS – Períodos da Vida regidos pelos Planetas


DASHAS – São os períodos da vida regidos pelos diferentes planetas ou grahas, desde o momento de nascimento, e obedecem a uma ordem bem definida, com grande precisão matemática e coerente! Normalmente se faz este estudo (previsão) por 120 anos desde o momento que a pessoa nasceu, pois se parte do princípio que o ser humano tem o potencial de viver 120 anos!

Mapa Astral Natal Védico do Brasil
(KUNDALI CHART) DASHAS OU PERÍODOS PLANETÁRIOS


 

Os Dashas (grandes períodos da vida regidos pelos planetas) são calculados a partir da posição da LUA (Chandra) na Carta Natal da pessoa, e por isto é tão importante confirmar a hora de nascimento com a mãe e pela Certidão de Nascimento, pois disto depende a precisão das previsões feitas para a vida da pessoa! A hora de nascimento também determina o Signo Ascendente!

Mahadashas: São os grandes períodos da vida regidos pelos Planetas (Grahas)!
A ordem dos Dashas (Períodos) segue esta sequência precisa: Ketu (Cauda do Dragão ou Nodo Lunar Sul da Luz), Vênus (Shukra) que dura 20 anos, Sol (Surya) que dura 6 anos, Lua (Chandra) que dura 10 anos, Marte (Mangal ou Kuja) que dura 7 anos, Rahu (Cabeça do Dragão ou Nodo Norte da Lua) que dura 18 anos, Júpiter (Guru) que dura 16 anos, Saturno (Shani), Mercúrio (Budha) que dura 17 anos!

Antardashas: São os sub períodos planetários que acontecem dentro dos grandes períodos da vida da pessoa e que nos dão previsões por alguns anos!

Pratyantardashas: São os Sub Sub Períodos da vida regidos pelos Planetas, mas dentro dos Antardashas ou Sub Períodos Planetários anteriores, e que duram alguns meses!

Chara Dashas: São os períodos da vida da pessoa, mas regidos pelos diferentes signos do zodíaco!

Cada período planetário mostra tendências bem especificas na vida de cada pessoa baseado sempre na Carta Natal Védica dela! Ou seja, nada pode ser generalizado na Ciência da Astrologia! Tudo deve sempre ser personalizado ou individualizado!

Estes Dashas mostram a programação de vida para cada pessoa, que ela mesma programou no plano espiritual antes dela aqui reencarnar! E quando fazemos o Mapa Astral Védico de uma pessoa estamos relembrando o que a própria pessoa programou, escolheu, pediu, planejou para ela nesta vida terrena, que eu comparo com uma viagem, que tem muitas paradas, conexões, cruzamentos, altos e baixos, desvios, acidentes, etc.! E os Dashas mostram antecipadamente o que a pessoa pediu para experimentar, vivenciar, aprender, etc.,nesta jornada terrena! Sendo que nada acontece por mero acaso ou coincidência! O Universo não funciona desta maneira desorganizada, bagunçada, aleatoriamente! Tudo funciona como um grande relógio cósmico e com uma precisão comparada a de um relógio suíço!

Tudo e todas as pessoas que conhecemos nesta vida já foi combinado, planejado, escolhido, acertado muito antes do nosso reencarne terreno! Ninguém cai de paraquedas em nossas vidas do nada ou por mero acaso ou coincidência, isto não existe! Tudo acontece de forma matematicamente calculada e programada e nos mínimos detalhes! E se não fosse assim o Universo seria uma anarquia ou bagunça completa! Basta observar como as Leis da Natureza são precisas, como na observação do desenrolar das estações do ano, o movimento da Lua ao redor da Terra, da Terra ao redor do Sol, e o movimento de rotação e de translação de todos os astros, planetas, asteroides, etc.! Se não existisse esta ordem no Universo os Planetas, Satélites, Estrelas, Asteroides, etc., estariam se chocando a todo momento no Universo, e seria o caos total!

Além dos DASHAS a Astrologia usa outras tantas ferramentas para se fazer as previsões:

Tithi Pravesh – Revolução ou Retorno Solar anual – Mapa Astral anual, do ano presente! A cada aniversário um novo Mapa Astral é gerado e que vai determinar as tendências da vida da pessoa para mais este ano de vida! (Média de 13 páginas de conteúdo).

Varshaphala – Mapa Astral Progredido – Pode ser feito em qualquer época do ano, à qualquer momento, para se fazer previsões por 1 ano pela frente, bem detalhado.

Gochara -Trânsitos Planetários – Para se fazer previsões muito acuradas, mês a mês, em qualquer época do ano e vale por 1 ano.



 

Jyotish – Ciência das Luzes Celestes

“ J Y O T I S H “ – Astrologia Védica Sideral, do Zodíaco Fixo ou Verdadeiro
(5000 anos de tradição e sabedoria milenar)

A Ciência da Luz Divina e dos Corpos Celestes Estelares

Estruturada por Maharishi Parashara Yogi ou Parashara Muni, filho de Shakti Muni e de Arundhati, e neto de Vasistha, e que foi o pai de Vyasa. Portanto, Parashara foi o avô das 2 grandes famílias guerreiras do famoso épico hindu Bahagvad Gita: Kauravas e Pandavas. A história de Krishna e Arjuna. O grande Rishi (sábio) Parashara também estudou e pesquisou as plantas medicinais, a Fitoterapia, de acordo com o Ayurveda :
Vrikshayurveda (“the science of life of trees“) .
https://pt.wikipedia.org/wiki/Jyotisha

A totalidade dos Vedas foi revivido, no mundo moderno atual, por SS Maharishi Mahesh Yogi, no Curso da Ciência Védica, em Nova Delhi – Índia , entre 1980 – 1981, curso este que tive a sorte e a felicidade de participar – no Indian Express Building.

(VEDA = SABEDORIA UNIVERSAL – TOTAL)

CURSO DE CIÊNCIA VÉDICA MAHARISHI (1980 – 1981)
Nova Delhi – Índia (Bharata)


Vedic Science Course New Delhi Índia (1980 – 1981)

    

Curso maravilhoso com mais de 3000 participantes de todo mundo! Lá tive o primeiro contato com o Ayurveda, Meditação, Yoga, Jyotish, Yagyas, Vastu, Astrologia e Numerologia Védica, etc.! De lá para cá não parei mais de estudar, de pesquisar, aprender e trabalhar! E quando se descobre algo tão valioso para as nossas vidas naturalmente sentimos o desejo de compartilhar e dividir com as outras pessoas!

 


Podemos ver acima que o JYOTISH (Astrologia Védica) pertence aos 6 VEDANGAS


...................................................................................................................................

Em 1981 – 1981 comecei a oferecer as primeiras palestras sobre o AYURVEDA no Brasil, especialmente na minha cidade natal Porto Alegre – RS, depois no Rio de Janeiro – RS, entre 1982 -1983! Portanto, eu sou o primeiro brasileiro a falar sobre o Ayurveda no Brasil!

 


Em 1989 vim para Goiânia – GO, com os 4 médicos indianos (Vaidyas) na implementação do ex – Hospital de Fitoterapia Ayurvédica, HMA – Hospital de Medicina Alternativa, atualmente denominado CREMIC, com apoio do governo brasileiro, projeto este idealizado pelo grande Mestre de MT – Meditação Transcendental SS Maharishi Mahesh Yogi, falecido em 2008!



Namastê!

Prof. Fernando Lo-Iácono

Site Oficial: www.Jyotish.com.br




Nenhum comentário: