Isso se dá porque na astrologia ocidental tropical, utiliza a posição aparente do zodíaco em relação ao sol inciando no equinócio da primavera, geralmente em 21 de março, quando o Sol ingressa no 1º grau do 1º Signo do Zodíaco, Áries, e que é usado para calcular todo as posição dos Planetas da Carta Natal na roda de 360º do Zodíaco. Mas, por conta da precessão dos equinócios, essa posição muda 1 grau a cada 72 anos. Esta diferença em graus de um sistema (tropical) para o sideral védico hindu já está em 24º, de um zodíaco para o outro, que na Astrologia Védica Sideral ou do Zodíaco Fixo se chama de Ayanamsha!
Já a astrologia védica (Jyotish) utiliza a posição do zodíaco em relação às estrelas fixas ou Nakshatras (mansões lunares), assim captura a precessão dos equinócios e então calcula a posição dos planetas em relação ao zodíaco que se move da forma como ele realmente se encontra no céu de verdade ou real.
Por isso os Jyotishis, dizem que a astrologia védica é a que considera a posição real dos planetas no céu. No entanto, ainda tem 3 métodos diferentes de calculo dentro da astrologia védica, mas o método Lahiri é o método mais usado, nos 3 casos as diferenças são mínimas, então não há muito o que se importar com isso.
Outro ponto que elas divergem um pouco, e talvez mais importante, é que na astrologia ocidental, o signo mais importante é o da posição do sol do indivíduo na carta natal, ou o signo do mês que a pessoa nasceu!
Já na astrologia védica o mais importante é o signo da lua, e os 27 nakshatras ou estrelas, de onde toda a Ciência da Astrologia começou. A explicação é bem simples, devido a lua estar mais próximo da terra, e ter muito maior influência nos fenômenos da terra, como a maré, a lua tem maior importância em definir um indivíduo do que o sol. E sabemos que a Lua representa a mente, a psique humana! O signo lunar passa a ser o mais importante, pois determina como as pessoas pensam!
Um terceiro ponto, bem interessante é que para a astrologia védica, durante a vida do indivíduo nesta Terra, as influências, o karma e os destinos que o indivíduo está sujeito é mostrado pelos grandes períodos da vida (Dashas) regidos pelos 7 planetas apenas (Sol (Surya), Lua (Chandra), Mercúrio (Budha), Vênus (Shukra), Marte (Mangal), Júpiter (Guru), Saturno (Shani)) e por Rahu (cabeça do dragão ou nodo lunar norte) e por Ketu (cauda do dragão ou nodo lunar sul) do seu mapa astral. Ou seja, na Astrologia Védica estes períodos da vida são na verdade a sua programação de vida, seu plano de vida, assim como um piloto de avião faz o seu plano de voo antes de decolar com o seu avião!
Tudo é planejado antes do reencarne desta alma aqui na Terra! Ou seja, somos nós mesmos que planejamos nos mínimos detalhes o nosso retorno à carne, à matéria, como a cidade, o país, a família, a profissão, a missão de vida, o destino, os karmas, o dharma ou propósito maior de vida, tudo enfim! Nós somos os donos do nosso destino, somos os pilotos da nave (corpo) desta breve viagem terrena! E a Carta Natal na Astrologia Védica nos permite relembrar, recordar a nossa própria programação de vida terrena! Ou seja, nós somos os únicos responsáveis pela nossa atual realidade de vida! Com este entendimento paramos de reclamar, pois ninguém mais tem nada a ver com as nossas escolhas e, por isto não se pode culpar ou responsabilizar ninguém de nada, a não ser cada um de nós! O que plantamos colhemos! O que semeamos no passado estamos colhendo no presente! Aliás, nossas vidas são feitas de escolhas, nem sempre muito adequadas! Muitas pessoas resolvem se desviar da sua programação e por isto sofrem!
Então, estes são os Dashas (períodos da vida regidos pelos planetas), que são os tempos (períodos) de influência de um planeta, ou os períodos da vida governados ou regidos pelos diferentes Planetas ou Grahas, que por sua vez é definido pelo nakshatra ou estrela da lua quando nascemos, onde tudo começa ou se inicia, a partir do instante que damos a primeira respiração ao nascer! E cada Nakshatra (estrela) definirá um Vimshotari Dasha ou grande período planetário, num total de 120 anos, que o indivíduo vai viver em sua vida! Ou seja, na Astrologia Védica, se parte do principio que o ser humano tem um potencial para viver 120 anos aqui nesta Terra!
Além disto temos Rahu e Ketu, a cabeça e a cauda do dragão, que também são utilizados na Astrologia Ocidental, que representam entre outras coisas o futuro (Rahu) e o passado (Ketu) das pessoas, que é muito utilizado na Astrologia Védica Sideral Jyotish!
Eu não vejo grandes diferenças na essência dos 2 sistemas astrológicos, pelo contrário, vejo muitos pontos em comum! Da mesma forma que eu consigo integrar a Astrologia e a Numerologia com a maior facilidade, pois são 2 Ciências coirmãs, e que até se complementam!
SINASTRIA OU COMPATIBILIDADE ASTRAL CONJUGAL OU SOCIAL
Leia tudo sobre Sinastria Astral Conjugal no meu Site Oficial:
https://jyotish.com.br/sinastria-astral-conjugal/
É o estudo minucioso da real e verdadeira compatibilidade astral conjugal entre duas ou mais pessoas! Só que tem pessoas que podem ser boas amigas, outras podem ser namoradas, outras podem ser sócias para trabalharem juntas, mas para noivar e casar a coisa é bem mais séria e complexa. Casamento significa morar juntas e para sempre, ou seja, é para constituir uma nova família, um novo lar e até ter filhos juntos e que esta relação dure e perdure pela vida toda! E aí as exigências de compatibilidade são bem maiores, pois deve existir compatibilidade espiritual, psicológica, emocional, comportamental, familiar, etc..! E o casal tem que ter os mesmos objetivos e metas de vida! Se um quer ir para um lado e o outro para outro lado, não vai dar certo nunca! A primeira coisa que vc deve perguntar ao seu namorado ou namorada é isto mesmo: quais são seus objetivos, suas metas, seus sonhos de vida? Se não combinarem neste aspecto pode esquecer e partir para outra relação! Ser amigo (a) é muito fácil, namorar é fácil, mas eu quero ver quando os dois passarem a dormir todos os dias juntos, na mesma cama, na mesma casa, como marido e mulher, enfrentando a rotina do dia a dia juntinhos!?! Aí sim que a coisa pega! E por isto eu até recomendo que antes que se casem façam a experiência prática de morarem juntos por um ano pelo menos! Aí SIM vão se conhecer de verdade, por dentro, e não apenas por fora! O estudo da compatibilidade astral conjugal é muito mais complexa e exige um estudo bem mais profundo e cuidadoso!
E por isto na Astrologia Védica Hindu analisamos 5 Mapas:
1) Mapa Astral Natal ou D - 1
2) Mapa Astral Lunar
3) Mapa Astral Solar
4) Mapa Astral Conjugal Navamsha ou Mapa D – 9
5) Mapa Astral Composto (um mapa astral natal dentro do outro)
Além disto, se faz o teste de pontuação entre os Signos Lunar e da Estrela da Lua (Nakshatra Lunar) do casal!
Sinastria Astral Conjugal
E a Astrologia Védica estuda muito bem a questão da compatibilidade astral conjugal antes do casal pensar em se relacionar para se evitar o estresse da separação, especialmente quando o casal tem um filho no meio da história, pois são os filhos que mais sofrem num processo de divórcio ou separação além das famílias envolvidas! Para evitar todo este sofrimento se recomenda fazer o que se chama aqui no ocidente SINASTRIA! Esta ferramente é muito útil para se evitar surpresas e sustos, pois a maioria das pessoas usam máscaras e escondem suas verdadeiras personalidades, o que é realmente preocupante para quem deseja ser feliz no casamento! Geralmente, só depois que o casal passar a morar juntos, sob o mesmo teto, que as personalidades se revelam, se mostram claramente! E aí as diferenças de personalidade começam a criar problemas no convívio íntimo do casal, pois o que estava ainda oculto de ambos agora não tem mais como esconder ou ocultar um do outro! Na fase da amizade e namoro, quando cada um ainda morava com seus pais, era muito fácil a relação, mas quando passam a enfrentar a rotina do dia a dia juntos, dormindo na mesma cama todas as noites, é que a coisa se complica!
A SINASTRIA antecipa estas surpresas bem antes do noivado e/ou casamento, pois o Mapa Astral Natal é um RAIO X da personalidade humana e nada fica escondido aos olhos do Astrólogo! As pessoas aparentam uma coisa, mas na intimidade podem ser bem diferentes! Ainda mais nos dias de hoje, das redes sociais, onde muitas pessoas usam os recursos do Photoshop para mudarem suas imagens para parecerem mais jovens ou mais bonitas do que a realidade! Eu pessoalmente acho isto o fim do mundo, pois não suporto mentiras, falsificações, manipulações, disfarces, etc.
VARGAS (Mapas Divisionais ou Harmônicos)
VARGAS ou MAPAS DIVISIONAIS ou MAPAS HARMÔNICOS: A Astrologia Védica consegue nos apresentar mais 16 Mapas e não apenas o Mapa Astral Natal, e cada um deles aborda um assunto ou área da vida em especial! É como se a partir da Carta Natal se gerasse mais outros Mapas relativos às Casas do Mapa Astral Natal! Ou seja, é gerado um Mapa Astral relativo à 1ª Casa ou Ascendente, outro M Astral relativo aos assuntos da Casa 2 ou dos valores (D-2 ou HORA), outro Mapa relativo aos assuntos da Casa 3 (D-3 Dreshkana) ou dos irmãos e familiares próximos, etc...!
Além disto temos os Mapas: Solar, Lunar, Navamsha D-9 ou conjugal, Sudharsham, onde os 3 Mapas aparecem juntos, compostos!
Temos a análise dos Trânsitos Planetários e/ou Gochara, onde o Signo da Lua de nascimento é colocado na posição de Ascendente! Pois, quando se faz os trânsitos a partir do Ascendente normal temos uma análise mais física corporal e quando se usa a Lua como Ascendente, temos uma análise mais mental, psicológica e emocional da vida atual da pessoa!
O MAPA ASTRAL VÉDICO realmente dá mais importância ao Signo Lunar do que o Solar, depois o Ascendente e seu regente!
Temos também os Planetas indicadores ou Karakas, como AK - Atma Karaka ou o Planeta indicador da alma das pessoas e o AmK - Amatya Karaka ou indicador da mente e da profissão da pessoa, entre outros, etc., que pertence ao sistema Jaimini!
YAGYAS - São os rituais ou cerimônias védicas milenares (Homas, Pujas) de transmutação kármica, onde podemos mudar os karmas, do negativo para o positivo, do sofrimento para a felicidade, da doença para a saúde, da miséria para a abundância, da escassez para a fartura, da estagnação para o progresso e sucesso, etc., onde os pandits védicos recitam os Mantras de harmonização dos planetas e seus dévatas ou divindades angelicais védicas! Cada planeta ou Graha tem o seu Mantra (som, vibração, frequência, energia) de harmonização e sua divindade (dévata) regente!
Ou seja, a Astrologia Védica nos oferece os remédios, o caminho da cura, os tratamentos de auto cura astrológicos! Sim, querer é poder e a verdadeira fé move até montanhas!
Eu trabalho em cooperação com os Astrólogos Védicos de N Delhi - Índia há muitos anos, sempre ajudando as pessoas de todo mundo, não só do Brasil, graças à Deus!
Eu pessoalmente utilizo os 2 sistemas astrológicos (ocidental tropical e o indiano sideral), pois os 2 oferecem informações valiosas importantíssimas sobre o ser humano e sua missão e propósito de vida (Dharma) nesta vida terrena!
E da mesma forma integro a Ciência da Numerologia à Ciência da Astrologia, pois como eu estudei na Índia entre 1980 - 1981, no Curso de Ciência Védica, elas são 2 ciências coirmãs inseparáveis, na verdade!
Pena que muitos profissionais ocidentais ainda não sabem disto, como integrar as 2 ciências milenares!
Eu acho que estamos na era de grande unificação do conhecimento e não mais na era antiga da separação, da fragmentação, da divisão, da desunião, que dava mais ênfase nas diferenças! Eu não consigo pensar daquela forma antiga!
Somos todos um!
Estes são os meus 2 maravilhosos e-books e o meu CD de Meditação Anti Estresse e Controle da Ansiedade que já estão disponíveis nos melhores SITES: Hotmart, Monetizze, Eduzz, Sympla e Amazon.com:
Nenhum comentário:
Postar um comentário