quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Yantras x Planetas

                                                                            Júpiter

                                                                               Ketu

                                                                     Kuja ou Mangal

                                                                            Buddha

                                                                           Chandra

                                                                              Rahu

                                                                    Saturno ou Shani

                                                                    Sol  Surya, Aditya

                                                                     Vênus ou Sukra

                                                                     Yantra de Guru

                                                                      Yantra de Ketu

                                                                   Yantra de Mangal

                                                                   Yantra de Buddha

                                                                   Yantra de Chandra

                                                                      Yantra de Rahu

                                                                     Yantra de Shani

                                                                     Yantra de Surya

                                                                      Yantra de Sukra

YANTRAS são figuras geométricas védicas milenares que sempre estão ligados às forças, energias da natureza cósmica universal, planetas e/ou divindades ( Dévatas ).

No JYOTISH ou Astrologia Védica se utiliza os YANTRAS, da mesma forma que os MANTRAS e GEMAS ou PEDRAS dos diferentes Grahas ou Planetas.

P. Ex.: Se no Mapa Astral Natal Védico ( Rashi Kundali ) a pessoa tem o Planeta Mercúrio mais fraco porque talvez ele estava retrógrado ou sofrendo a combustão de Surya ( Sol ), devido à conjunção entre eles ao nascer, esta pessoa pode fortalecer o seu Planeta Mercúrio, responsável pela comunicação, intelecto, raciocínio, lógica, etc. utilizando um tipo de amuleto aonde é desenhado o YANTRA de Buddha ou Mercúrio, com também a GEMA ou Pedra de Buddha, como tb os números, da numerologia védica, gravados neste mesmo amuleto protetor, que poderia ser feito em metal adequado ao Planeta envolvido!


Esquemas Geométricos para a Meditação (Yantra):
Um yantra é um esboço dos níveis e energias do universo - personalizado na forma de uma determinada divindade (devatâ) - e, logo, do corpo humano (que é a réplica microcósmica do macrocosmo). O yantra pode ser desenhado em papel, madeira, tecido ou qualquer outro material, ou até na areia, se não houver outra alternativa. Conhecem-se também modelos tridimensionais feitos de argila ou metal. O yantra tem função semelhante à da mandala ("círculo") usada no Tantrismo tibetano. A diferença é que a mandala tende a ser mais figurativa (isto é, inclui desenhos de seres e objetos) e se baseia num arranjo circular dos elementos constituintes. O típico yantra consiste numa orla quadrada que envolve círculos, pétalas de lótus, triângulos e, no centro, o "ponto seminal" (hindu). Cada componente tem uni simbolismo de variável complexidade. Assim, o triângulo que aponta para cima significa Shiva, o pólo masculino da realidade, ao passo que o triângulo que aponta para baixo significa Shakti, o pólo feminino. O ponto central é a matriz criativa do universo, o portal que se abre paria própria Realidade transcendente.
      Nos estágios mais elevados da prática tântrica, o yantra deve ser completamente interiorizado, ou seja o yoguin deve ser capaz de construir mentalmente o Seu complexo desenho geométrico por meio da visualização. O yantra pode ser criado do ponto interno para fora - segundo o processo da evolução macrocósmica - ou da circunferência exterior par, o centro - ­de acordo com o processo microcósmico de involução meditativa. Depois de construir interiormente o yantra em todos os seus detalhes, o yogin passa a decom­pô-lo novamente. Como a consciência dele identifica-se à estrutura do yantra, essa decomposição implica necessariamente a extinção dele enquanto sujeito da experiência. Em outras palavras, quando o yogin obtém êxito nessa pratica avançada, ele transcende a sua mente condicionada e é lançado no puro Ser -Cons­ciência - Felicidade, onde não existe a distinção entre sujeito e objeto. 

Leia mais aqui:
http://www.humaniversidade.com.br/mandalas.htm

Nenhum comentário: